18 de abril de 2007

Idosos e Velhos?

A ida à escola primária para continuar a aprendizagem intergeracional foi muito agradável e proveitosa. Os alunos aguardaram a nossa chegada com ansiedade, tendo incialmente nos apresentado frases e comentários que os alunos tinham feito sobre a interacção e colaboração que iniciaram com os adultos, falando do que é um idoso e um velho para eles!

Depois disso, crianças e adultos começaram a trabalhar juntos no portátil:
  1. Realizaram pesquisas na Internet
  2. Fizeram consultas sobre a maravilha em estudo
  3. Tomaram notas dos aspectos mais importantes sobre essa maravilha: ano de criação, história, localização geográfica, características da região onde se insere, entre outros...
  4. Em conjunto definiram também o índice ou modo como vão organizar o projecto de trabalho e como vão concretizá-lo, para depois poderem mostrar aos colegas o que aprenderam sobre a maravilha.

As crianças sempre muito próximas dos adultos, afeiçoaram-se a eles e no final entregaram um cravo a cada um!

Na próxima 2ª feira, dia 23 de Abril, a turma do 4º ano da Escola Paulo VI vem à ESEL, para prosseguirmos com os projectos de trabalho...

"A primeira vez que vi um idoso foi na visita de estudo com a professora São. Ao princípio pensei que ia ser muito aborrecido mas depois de conhecer os idosos até foi engraçado, poder pesquisar um dos monumentos das 7 maravilhas que os idosos mandaram para nós escolhermos."

"Um idoso para mim é uma pessoa como as outras, apesar de ter mais anos que as outras que eu conheço. É mais calma, anda mais devagar e tem mais dificuldades. A diferença é que um idoso é uma pessoa de 65 anos ou mais. E uma pessoa não é velha. É eu ter um carro novo e o meu amigo ter um carro velho. Isso é que é velho".

"Para mim um idoso é uma pessoa carinhosa, há muitas pessoas que dizem que os idosos são velhos mas não. Velhos são os trapos. Eu acho os idosos muito queridos ao contrário dos velhos que são chatos.
É assim que eu gosto das pessoas, amorosas mesmo idosas."

"Um idoso para mim é uma pessoa normal, mas só mais velha. Os idosos são sossegados, calmos e também amorosos. Ao contrário dos outros que são velhos. Que são chatos, rabujentos, mandões. Os idosos são calmos, brincalhões... São muito divertidos."

"Um idoso para mim é uma pessoa como as outras, apesar de ter mais anos que as outras."

"A primeira vez que vi um idoso foi quando nasci que era o meu avô e a minha avó da parte da minha mãe, mas da parte do meu pai só conheci o meu avô.
Um velho para mim é um idoso, mas há gente que diz que não há velhos. Velhos são os trapos."

Sem comentários: