18 de dezembro de 2009
14 de dezembro de 2009
Natal da minha Infância
No Domingo estivémos num almoço de Natal com todos os amigos do Teclar, Prof. São e a nossa querida Professora Joana. Foi uma tarde muito divertida e agradável para a qual a Mª da Cruz (nossa reporter fotográfica), já fez um P.Point.Mas... como a Prof. São me pediu para eu escrever algo sobre os meus Natais Africanos e como sei que nem todos vão ao BLOG: Nós com África (Projecto da Escola da Cruz da Areia), vou transcrever aqui para os amigos do Teclar, o que fiz para o outro Blog...
O mês de Dezembro, é o mais quente do Ano, ao contário daqui (sempre com mais de 30º) e eu nem sabia o que era o "frio do Natal" e muito menos a neve, pois só havia duas Estações no Ano.
Como não tínhamos lareiras, as crianças colocavam "um sapatinho" debaixo da chaminé da cozinha, pois os nossos pais diziam-nos que o Menino Jesus, vinha durante a noite e descia pela chaminé para colocar um presentinho (não eram muitos, mas ficávamos muito felizes). Habitualmente era alguma roupa nova para usarmos no dia 25 na Missa do Natal.
Não se falava do "Pai Natal", já que este é uma invenção dos homens e que não faz parte da nossa tradição de Católicos (do nascimento de Jesus, não do pai Natal)...
Reuníamo-nos em família (quem a lá tivesse), pois muitas pessoas estavam sós e então juntavam-se com os amigos, pois éramos todos muito unidos, vivendo como se fossemos uma Família.
Agora ao recordar estes momentos, lembro-me de que os meus pais tinham um grande amigo, que até me ensinou a dançar, a quem eu chamava "Tio" (pois eu não conhecia os meus tios de sangue)."
FELIZ NATAL PARA TODOS VÓS

13 de dezembro de 2009
LANÇAMENTO DO CD DOS PEQUENINOS
Ontem, na ESECS, assisti ao lançamento de um CD, dos Pequeninos da Escola da Cruz da Areia, cujo titulo é:
"CONSTRUÇÕES NA AREIA"
10 de dezembro de 2009
APRESENTAÇÃO DO CD da ESCOLA DA CRUZ DA AREIA

Vamos lá apresentar um CD que todos os meninos da nossa escola fizeram.
A Professora e nós só o vamos ver, no Sábado, depois de o comprarmos.
Chama-se Construções na Areia e só podemos dizer que as nossa histórias são sobre animais.
Os nossos amigos Crescidos do Teclar e a Joana também estão convidados!
Beijinhos
9 de dezembro de 2009
UMA VISITA INESPERADA!!!
É verdade, eu e a ÍLIA fomos fazer uma visitinha aos nosso Amiguinhos da Cruz d'Areia.Chegámos à Escola cerca do meio dia e depois de entrarmos e subirmos as escadas que nos conduziam à sala de aula, onde durante dois anos trabalhámos com os "Nossos" Meninos, encontrámos a Professora SÃO e as futuras Professoras, preparando material para enviarem aos meninos da Guiné.
Depois de uma troca de palavras com a Professora São e estagiárias esperámos que os nossos amiguinhos se acalmassem, para de seguida entramos e os cumprimentarmos.
As duas entrámos entoando a canção "A TODOS UM BOM NATAL" e todos eles nos acompanharam com muito entusiasmo e alegria! Foi pouco o tempo que estivemos juntos, mas foi o tempo suficiente para perguntarem por todos os" crescidos", e enviarem beijinhos de muitas saudades.
Foi bom recordar todos os momentos que passámos com todos os AMIGOS, naquela sala!
Desejo a todos um SANTO NATAL e um FELIZ ANO NOVO.
7 de dezembro de 2009
TRADIÇÃO DO MADEIRO DE NATAL
Este Madeiro mantem - se aceso ainda durante o DIA DE NATAL!
AS JANEIRAS
As Janeiras são uma tradição muito antiga que ainda hoje se mantem no Norte de Portugal e nas Beiras. Durante o mês de Janeiro formam - se grupos de pessoas que percorrem as ruas, indo de casa em casa, cantando e tocando pandeiretas, tambores, ferrinhos, acordeão desejandos aos vizinhos e amigos um BOM E FELIZ ANO NOVO.Depois de algumas "cantorias," os donos da casa convidavam a entrar e ofereciam filhozes, chouriço, doces, e por vezes algum dinheiro. Na minha infância também cantava as JANEIRAS vou escrever algumas que ainda me lembram.
Ainda agora aqui cheguei
Já pus o pé nas escadas
Logo o meu coração disse
Aqui mora gente honrada.
Levante - se lá senhora
Desse banquinho de prata
Venha - nos dar as JANEIRAS
Que está um frio que mata.
Boas Festas Boas Festas
Boas Festas vimos dar
À porta desta senhora
Bem nos pode perdoar.
Viva lá senhora MARIA
Raminho de salsa crua
Quando atravessa a rua
Parece mesmo uma perua.
3 de dezembro de 2009
Uma visita saborosa na 6ª feira!
Porquê, perguntam vocês?
A correr a correr tenho de vos vir contar que na 6ª feira passada fiz uma visita aos Pequenos do 2ºD (da Escola da Cruz D'Areia da turma da Professora São Coelho)!!!
Foi muito, muito bom voltar à sala dos Pequenos, reencontrar todos, dar beijos e mais beijos, saber o que têm feito, o que têm aprendido, voltar a sentir a harmonia na sala de aula, o silêncio, a alegria, a cumplicidade, a aprendizagem, a partilha, o respeito e tudo o que alguns de vocês também viveram e sentiram naquela sala!!
Mas...
A nostalgia e um sentimento de vazio também me acompanharam... afinal fui sozinha!
E quando entrei depois dos beijos e abraços, alguns dos Pequenos olhavam para a porta na expectativa que vocês entrassem a seguir!! É verdade!
E o João Henrique disse: "Eu estou muito contente...! Vamos ver os nossos amigos Crescidos..!"
"Oh... João... Pois, hoje eu venho sozinha, os Crescidos têm muitas saudades de todos mas não vieram..." - e continuei a explicar.
Ainda bem que temos os blogues, como diz a Professora São Coelho para podermos continuar a comunicar, a partilhar as alegrias e a contar as novidades, da sala do 2º D e dos Pequenos mais Crescidos, como foi a notícia sobre o sonho do António!!
Muitos beijinhos para todos com saudades!!
Joana
(em breve volto ao nosso blog para comentar muitas das mensagens e dar-vos mais notícias, com mais algum tempo!!)
2 de dezembro de 2009
POEMA " OS Presentes do Menino Jesus"
A noite é de neve, fria,
brilham mais as estrelinhas,
mas já pelos céus descia
o Deus-Menino e sorria
a todas as criancinhas.
.......................
Menino Jesus, contente,
vai descer às chaminés.
E caminha docemente,
ninguém o vê, nem pressente,
dormem todos os bébés.
.......................
Que lindas coisas doiradas,
que presentes tão bonitos,
que nem os sonham as fadas!
Abre as mãozinhas nevadas
e dá tudo aos pequenitos
.......................
Não cabem nos sapatinhos
os brinquedos, óh Jesus!
São pequenos os pèzinhos
Mas deixa bolas, carrinhos,
tudo o que é lindo e reluz!
........................
Amanhã, de manhãzinha
que alegres risos, contentes!
irá cada criancinha,
correndo ansiosa, à cozinha,
buscar os lindos presentes.
(poema retirado do livro da 1ª classe)
Este era o poema que eu recitava de casa em casa,de amigos e familiares, quando era criancinha....
lena serrador
ENCANTOS DE POMBAL
Embora não seja natural de Pombal, esta antiga Vila, hoje CIDADE, diz - me muito na minha vida! Sim, muito... mesmo muito!!! Pois quando deixei a minha Guarda e vim trabalhar como Professora, para o distrito de Leiria, foi em Pombal que eu e minha mãe chegámos à Estação do Caminho deFerro, para me dirigir a Vermoil, onde iniciei a minha vida profissional, e onde ia todos os meses receber o ordenado, como nesse tempo se dizia. E lá me encontrva com as colegas aos fins de semana, e era em Pombal que tomava o combóio para ir, por vezes, até Lisboa ver meus familiares. Então hoje, como fui até lá fazer uma visitinha, fiz algumas fotos e elaborei este vídeo que dedico à minha amiga e colega HELENA SERRADOR
Recordações de Momentos Felizes vividos no TECLAR--- Natal de 2007
Recordando momentos felizes vividos com o António no Natal do Teclar em 2007...
Na verdade o António era um Menino Bonito e está um Lindo Rapaz....
Beijinhos amiga crescida m. helena
Recordando o ANTÓNIO...
Parabéns ao António pela realização do "SEU SONHO"...
Beijinhos da amiga crescida que tem muitas saudades de todos os momentos que vivemos juntos..
Lena Serrador
Notícias do nosso querido amigo António Rolla...
Vai daí , e porque o Natal não é só em Dezembro, por artes e obra dos senhores seus pais, o Tony realizou não só um mas os dois desejos.A 14 de Novembro foi ao Coliseu de Lisboa e vejam com os vossos olhos o que aconteceu. Ainda dizem que o Aladino e a sua lâmpada mágica não existem.Existem pois. É só querermos muito e termos por perto pessoas que gostem muito,muito de nós!!!
Aproveito a oportunidade para mandar um beijinho grande de todos nós para todos vós, com saudades e amizade.
Continuem a dar notícias!
Beijinho
São Coelho
O Sol morre todos os dias...mas renasce logo a seguir...

Não nos deixemos morrer lentamente...
Vivamos intensamente e diariamente!
Sigamos o exemplo do SOL
m.helena
Poema: Morre lentamente
Quem não lê,
Quem não ouve música,
Quem destrói o seu amor-próprio,
Quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem se transforma escravo do hábito,
Repetindo todos os dias o mesmo trajecto,
Quem não muda as marcas no supermercado,
não arrisca vestir uma cor nova,
não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem evita uma paixão,
Quem prefere O "preto no branco"
E os "pontos nos is" a um turbilhão de emoções indomáveis,
Justamente as que resgatam brilho nos olhos,
Sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho,
Quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho,
Quem não se permite,
Uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da Chuva incessante,
Desistindo de um projecto antes de iniciá-lo,
não perguntando sobre um assunto que desconhece
E não respondendo quando lhe indagam o que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves,
Recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior do que o
Simples acto de respirar.
Estejamos vivos, então!»
Pablo Neruda
30 de novembro de 2009
ESTANDARTE DO MENINO JESUS
Desde sempre, que na minha casa, na época Natalícia, se falava no nascimento do MENINO 29 de novembro de 2009
Poema
Ponho os olhos em mim, como se olhasse um estranho,
E choro de me ver tão outro, tão mudado…
Sem desvendar a causa, o íntimo cuidado
Que sofro do meu mal — o mal de que provenho.
Já não sou aquele Eu do tempo que é passado,
Pastor das ilusões perdi o meu rebanho,
Não sei do meu amor, saúde não na tenho,
E a vida sem saúde é um sofrer dobrado.
A minh’alma rasgou-ma o trágico Desgosto
Nas silvas do abandono, à hora do sol-posto,
Quando o azul começa a diluir-se em astros…
E à beira do caminho, até lá muito longe,
Como um mendigo só, como um sombrio monge,
Anda o meu coração em busca dos seus rastros…
Poeta Alentejano José Duro
À saida do Fluviário de Mora
Quando saímos do fluviário deparamo-nos com a elegância e a altivez dos cisnes ...
São mesmo uma beleza...
Fotos helena serrador
"Lagoazinha de Mora?"
Integrada do Parque Ecológico do Gameiro localiza-se a Ribeira da Raia, afluente do rio Sorraia percentente à bacia hidrográfica do Tejo e integrada no projecto de aproveitamento hidro-agricola do Vale do Sorraia.
O Açude do Gameiro, localiza-se no percurso inicial da referida ribeira a 6 Km de Mora e a 3 Km do Cabeção, num local muito aprazível próximo do fluviário e dispondo de um belo parque de campismo.
A sua albufeira tem uma superfície de 7 hectares, aproximadamente, um comprimento de 800 metros e uma altura de 20 metros.ALDEIA DE NATAL EM LEIRIA
No Jardim Luís de Camões, em Leiria, foi inaugurada ontem, a ALDEIA DE NATAL que, durante vários dias, será a alegria de toda a criançada! Hoje, apesar do dia frio e chuvoso que esteve, visitei a ALDEIA DE NATAL . Em frente ao Edifício do antigo BANCO DE PORTUGAL, podemos apreciar um Presépio muito interessante. No Jardim Luís de Camões, há várias barracas de Solidariedade, a Casa do Pai Natal, o Marco do Correio para a pequenada colocar as cartas com os seus pedidos ao Pai Natal, tendas com várias diversões, e até uma Pista de Gelo. Quem desejar, ainda pode dar uma voltinha de Combóio ou de Tractor "puxado por Renas"!
Uma verdadeira animação na cidade do LIS!
28 de novembro de 2009
25 de novembro de 2009
Exposição/Venda a favor do Seminário -Leiria
Fui ao Convento de Santa Clara 24 de novembro de 2009
Vale de Santarém e Convento de Santa Clara
Outubro 2009, santarém
Fotos helena serrador
Música Verdes são os Campos
Todos cantam Zeca Afonso
AINDA O OUTONO!!!
Áureos tons da Natureza...Paleta das Mãos de DEUS...
Tanto Amor, tanta Beleza,
Prenchendo os olhos meus...
Tirado da NET - Autor desconhecido
Convento de S. Francisco ----- Santarém
Fotos --- helena serrador Outubro 2009
Video -- helena serrador
Música Gregoriana
23 de novembro de 2009
Exposição de Arte Moderna e Contemporânea em Lisboa





Este fim de semana visitei esta exposição que achei muito interessante embora, por vezes, não compreenda muitas destas técnicas modernas....No entanto, gosto muito de apreciar a evolução da Arte.
helena serrador








.gif)
.gif)
.gif)


