10 de dezembro de 2009

APRESENTAÇÃO DO CD da ESCOLA DA CRUZ DA AREIA



Sábado dia 12 de Dezembro vamos fazer uma festa na Escola das estagiárias Carla, Marília e Marta e dos Crescidos, pelas 15.00h.
Vamos lá apresentar um CD que todos os meninos da nossa escola fizeram.
Nós fizémos as histórias, os desenhos e os jogos, e a Tia Teresa da Maria Guarda fez o CD para o computador.
A Maria já viu o CD e diz que está muito fixe.
A Professora e nós só o vamos ver, no Sábado, depois de o comprarmos.
Chama-se Construções na Areia e só podemos dizer que as nossa histórias são sobre animais.
Toda a nossa família e amigos podem ir!
Os nossos amigos Crescidos do Teclar e a Joana também estão convidados!
ATÉ SÁBADO!
Beijinhos
2D

VISITA DA ÍLIA E MARIA DA CRUZ À CRUZ DA AREIA



Gostámos muito da vossa visita. Voltem sempre!!!
Beijinhos para todos e votos de UM FELIZ NATAL!

9 de dezembro de 2009

UMA VISITA INESPERADA!!!

É verdade, eu e a ÍLIA fomos fazer uma visitinha aos nosso Amiguinhos da Cruz d'Areia.
Chegámos à Escola cerca do meio dia e depois de entrarmos e subirmos as escadas que nos conduziam à sala de aula, onde durante dois anos trabalhámos com os "Nossos" Meninos, encontrámos a Professora SÃO e as futuras Professoras, preparando material para enviarem aos meninos da Guiné.
Depois de uma troca de palavras com a Professora São e estagiárias esperámos que os nossos amiguinhos se acalmassem, para de seguida entramos e os cumprimentarmos.
As duas entrámos entoando a canção "A TODOS UM BOM NATAL" e todos eles nos acompanharam com muito entusiasmo e alegria! Foi pouco o tempo que estivemos juntos, mas foi o tempo suficiente para perguntarem por todos os" crescidos", e enviarem beijinhos de muitas saudades.
Foi bom recordar todos os momentos que passámos com todos os AMIGOS, naquela sala!

Desejo a todos um SANTO NATAL e um FELIZ ANO NOVO.

7 de dezembro de 2009

TRADIÇÃO DO MADEIRO DE NATAL

Em muitas Aldeias portuguesas, ainda é tradição, na véspera do Natal, dia 24 de Dezembro, colocarem um madeiro enorme no largo da Igreja, onde toda a população se reune para cantar canções ao MENINO JESUS e o calor da fogueira aquecer o MENINO!
Este Madeiro mantem - se aceso ainda durante o DIA DE NATAL!

AS JANEIRAS

As Janeiras são uma tradição muito antiga que ainda hoje se mantem no Norte de Portugal e nas Beiras. Durante o mês de Janeiro formam - se grupos de pessoas que percorrem as ruas, indo de casa em casa, cantando e tocando pandeiretas, tambores, ferrinhos, acordeão desejandos aos vizinhos e amigos um BOM E FELIZ ANO NOVO.
Depois de algumas "cantorias," os donos da casa convidavam a entrar e ofereciam filhozes, chouriço, doces, e por vezes algum dinheiro. Na minha infância também cantava as JANEIRAS vou escrever algumas que ainda me lembram.


Ainda agora aqui cheguei
Já pus o pé nas escadas
Logo o meu coração disse
Aqui mora gente honrada.



Levante - se lá senhora
Desse banquinho de prata
Venha - nos dar as JANEIRAS
Que está um frio que mata.


Boas Festas Boas Festas
Boas Festas vimos dar
À porta desta senhora
Bem nos pode perdoar.


Viva lá senhora MARIA
Raminho de salsa crua
Quando atravessa a rua
Parece mesmo uma perua.

3 de dezembro de 2009

Uma visita saborosa na 6ª feira!

Mas com algum vazio e nostalgia!!!

Porquê, perguntam vocês?

A correr a correr tenho de vos vir contar que na 6ª feira passada fiz uma visita aos Pequenos do 2ºD (da Escola da Cruz D'Areia da turma da Professora São Coelho)!!!

Foi muito, muito bom voltar à sala dos Pequenos, reencontrar todos, dar beijos e mais beijos, saber o que têm feito, o que têm aprendido, voltar a sentir a harmonia na sala de aula, o silêncio, a alegria, a cumplicidade, a aprendizagem, a partilha, o respeito e tudo o que alguns de vocês também viveram e sentiram naquela sala!!

Mas...
A nostalgia e um sentimento de vazio também me acompanharam... afinal fui sozinha!
E quando entrei depois dos beijos e abraços, alguns dos Pequenos olhavam para a porta na expectativa que vocês entrassem a seguir!! É verdade!
E o João Henrique disse: "Eu estou muito contente...! Vamos ver os nossos amigos Crescidos..!"
"Oh... João... Pois, hoje eu venho sozinha, os Crescidos têm muitas saudades de todos mas não vieram..." - e continuei a explicar.

Ainda bem que temos os blogues, como diz a Professora São Coelho para podermos continuar a comunicar, a partilhar as alegrias e a contar as novidades, da sala do 2º D e dos Pequenos mais Crescidos, como foi a notícia sobre o sonho do António!!

Muitos beijinhos para todos com saudades!!
Joana

(em breve volto ao nosso blog para comentar muitas das mensagens e dar-vos mais notícias, com mais algum tempo!!)

2 de dezembro de 2009


POEMA " OS Presentes do Menino Jesus"

.......................

A noite é de neve, fria,
brilham mais as estrelinhas,
mas já pelos céus descia
o Deus-Menino e sorria
a todas as criancinhas.

.......................

Menino Jesus, contente,
vai descer às chaminés.
E caminha docemente,
ninguém o vê, nem pressente,
dormem todos os bébés.

.......................

Que lindas coisas doiradas,
que presentes tão bonitos,
que nem os sonham as fadas!
Abre as mãozinhas nevadas
e dá tudo aos pequenitos

.......................

Não cabem nos sapatinhos
os brinquedos, óh Jesus!
São pequenos os pèzinhos
Mas deixa bolas, carrinhos,
tudo o que é lindo e reluz!

........................

Amanhã, de manhãzinha
que alegres risos, contentes!
irá cada criancinha,
correndo ansiosa, à cozinha,
buscar os lindos presentes.

(poema retirado do livro da 1ª classe)

Este era o poema que eu recitava de casa em casa,de amigos e familiares, quando era criancinha....

lena serrador

ENCANTOS DE POMBAL

Embora não seja natural de Pombal, esta antiga Vila, hoje CIDADE, diz - me muito na minha vida! Sim, muito... mesmo muito!!! Pois quando deixei a minha Guarda e vim trabalhar como Professora, para o distrito de Leiria, foi em Pombal que eu e minha mãe chegámos à Estação do Caminho deFerro, para me dirigir a Vermoil, onde iniciei a minha vida profissional, e onde ia todos os meses receber o ordenado, como nesse tempo se dizia. E lá me encontrva com as colegas aos fins de semana, e era em Pombal que tomava o combóio para ir, por vezes, até Lisboa ver meus familiares. Então hoje, como fui até lá fazer uma visitinha, fiz algumas fotos e elaborei este vídeo que dedico à minha amiga e colega HELENA SERRADOR

Recordações de Momentos Felizes vividos no TECLAR--- Natal de 2007



Recordando momentos felizes vividos com o António no Natal do Teclar em 2007...
Na verdade o António era um Menino Bonito e está um Lindo Rapaz....

Beijinhos amiga crescida m. helena

Recordando o ANTÓNIO...




Parabéns ao António pela realização do "SEU SONHO"...

Beijinhos da amiga crescida que tem muitas saudades de todos os momentos que vivemos juntos..

Lena Serrador

Notícias do nosso querido amigo António Rolla...

Alguns de vocês já devem ter visto a notícia no nosso Blogue da Turma Tecletras. Mas não resisto, pela amizade que nos une e a ternura que sei que sentem pelo António, em a publicar de novo, aqui:
Contou-me uma avezita, sem segredo, que o nosso amigo António tinha dois desejos: ir a Lisboa ao Concerto do João Pedro Pais e falar com ele .
Vai daí , e porque o Natal não é só em Dezembro, por artes e obra dos senhores seus pais, o Tony realizou não só um mas os dois desejos.A 14 de Novembro foi ao Coliseu de Lisboa e vejam com os vossos olhos o que aconteceu. Ainda dizem que o Aladino e a sua lâmpada mágica não existem.Existem pois. É só querermos muito e termos por perto pessoas que gostem muito,muito de nós!!!
Um abraço à Família Rolla.



Aproveito a oportunidade para mandar um beijinho grande de todos nós para todos vós, com saudades e amizade.
Continuem a dar notícias!
Beijinho
São Coelho

O Sol morre todos os dias...mas renasce logo a seguir...




Não nos deixemos morrer lentamente...
Vivamos intensamente e diariamente!

Sigamos o exemplo do SOL


m.helena

Poema: Morre lentamente

"Morre lentamente quem não viaja,
Quem não lê,
Quem não ouve música,
Quem destrói o seu amor-próprio,
Quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem se transforma escravo do hábito,
Repetindo todos os dias o mesmo trajecto,
Quem não muda as marcas no supermercado,
não arrisca vestir uma cor nova,
não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem evita uma paixão,
Quem prefere O "preto no branco"
E os "pontos nos is" a um turbilhão de emoções indomáveis,
Justamente as que resgatam brilho nos olhos,
Sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho,
Quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho,
Quem não se permite,
Uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da Chuva incessante,
Desistindo de um projecto antes de iniciá-lo,
não perguntando sobre um assunto que desconhece
E não respondendo quando lhe indagam o que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves,
Recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior do que o
Simples acto de respirar.
Estejamos vivos, então!»

Pablo Neruda

30 de novembro de 2009

ESTANDARTE DO MENINO JESUS

Desde sempre, que na minha casa, na época Natalícia, se falava no nascimento do MENINO
JESUS no dia 25 de DEZEMBRO. Não havia árvore de Natal nem Pai Natal. Faziamos o Presépio com musgo que iamos buscar ao pinhal, enfeitávamos com as imagens tradicionais: o Menino Jesus deitado nas palhinhas, Nossa Senhora, S. José, a Vaquinha e o Burrinho, para aquecerem o Menino, os Reis Magos levando os presentes, o Pastor com as suas Ovelhinhas guardadas pelo Cão, a Igreja e o seu Padre, a Banda da Música, o Moinho, a Lavadeira, os Músicos e muito mais... Ainda faziamos a fogueira com uns pauzinhos e para fingir que estava acesa, " amarfanhavamos" papel de seda encarnado e colocávamos em cima dos pauzinhos... Enfim, era uma verdadeira festa! Para fingirmos os caminhos colocávamos farinha e ainda o papel de alumínio servia de lago, onde nadavam patinhos!
Depois de o Presépio estar pronto, era tempo de esperarmos pelo dia 25 para recebermos o MENINO JESUS, que nos trazia os tão desejados e poucos presentes! Hoje em dia, a maioria das famílias não faz Presépio em casa e dizem que é o Pai Natal que traz os presentes, e não o MENINO JESUS.
Mas este ano, graças a DEUS, alguém se lembrou em seguir o exemplo da vizinha Esapanha, e pedir para as famílias católicas colocarem nas varandas, ou janelas, um ESTANDARTE DO MENINO JESUS, em vez do tão cansativo Pai Natal, a subir pelas janelas!
Em várias cidades do País, já há muitos MENINOS JESUS nas varandas, ou janelas, lembrando que o dia 25 de DEZEMBRO é o aniversário do filho de Maria e José!

29 de novembro de 2009

Poema

Em Busca



Ponho os olhos em mim, como se olhasse um estranho,

E choro de me ver tão outro, tão mudado…

Sem desvendar a causa, o íntimo cuidado

Que sofro do meu mal — o mal de que provenho.



Já não sou aquele Eu do tempo que é passado,

Pastor das ilusões perdi o meu rebanho,

Não sei do meu amor, saúde não na tenho,

E a vida sem saúde é um sofrer dobrado.



A minh’alma rasgou-ma o trágico Desgosto

Nas silvas do abandono, à hora do sol-posto,

Quando o azul começa a diluir-se em astros…



E à beira do caminho, até lá muito longe,

Como um mendigo só, como um sombrio monge,

Anda o meu coração em busca dos seus rastros…



Poeta Alentejano José Duro

À saida do Fluviário de Mora





Quando saímos do fluviário deparamo-nos com a elegância e a altivez dos cisnes ...

São mesmo uma beleza...

Fotos helena serrador

Um peixe no Fluviário de Mora



São muitos os peixes e muito bonitos!

Este foi o único possível de fotografar...

m. helena m. s.

Lagoa de MORA.... sombras

"Lagoazinha de Mora?"

Integrada do Parque Ecológico do Gameiro localiza-se a Ribeira da Raia, afluente do rio Sorraia percentente à bacia hidrográfica do Tejo e integrada no projecto de aproveitamento hidro-agricola do Vale do Sorraia.

O Açude do Gameiro, localiza-se no percurso inicial da referida ribeira a 6 Km de Mora e a 3 Km do Cabeção, num local muito aprazível próximo do fluviário e dispondo de um belo parque de campismo.
A sua albufeira tem uma superfície de 7 hectares, aproximadamente, um comprimento de 800 metros e uma altura de 20 metros.


Local aprazível para um convívio de amigos



ALDEIA DE NATAL EM LEIRIA

No Jardim Luís de Camões, em Leiria, foi inaugurada ontem, a ALDEIA DE NATAL que, durante vários dias, será a alegria de toda a criançada! Hoje, apesar do dia frio e chuvoso que esteve, visitei a ALDEIA DE NATAL . Em frente ao Edifício do antigo BANCO DE PORTUGAL, podemos apreciar um Presépio muito interessante. No Jardim Luís de Camões, há várias barracas de Solidariedade, a Casa do Pai Natal, o Marco do Correio para a pequenada colocar as cartas com os seus pedidos ao Pai Natal, tendas com várias diversões, e até uma Pista de Gelo. Quem desejar, ainda pode dar uma voltinha de Combóio ou de Tractor "puxado por Renas"!

Uma verdadeira animação na cidade do LIS!

Sobreiros em Mora


Fotografias realizadas em outubro 2009

helena serrador

Lagoazinha em MORA (junto ao Fluviário)



Fotografia tirada por helena serrador em outubro 2009

28 de novembro de 2009

Scraps
Recados animados
Scraps
Recados animados

XI CORAÇÂO AOS TECLARISTAS!

Scraps
Recados animados

25 de novembro de 2009

Exposição/Venda a favor do Seminário -Leiria

Fui ao Convento de Santa Clara
Uma exposição visitar
Tem lindas peças e raras...
Vamos "todos" ajudar...
Exposição aberta ao público das 10H00 ás 12H00 e das 13H30 ás 17H00 até meados de Dezembro, no Convento de Santa Clara (junto ao Colégio da Cruz da Areia ).
A exposição reverta a favor das Obras do nosso Seminário Diocesano que como sabeis está a ser todo remodelado (com o fim de estar apto também, a encontros Diocesanos) e está a ficar "lindo" e "acolhedor"...
Tempo de Natal, é uma ocasião propícia para a nossa "oferta" e... uma prenda diferente comprar...
Elisa e João Pinto

24 de novembro de 2009

Vale de Santarém e Convento de Santa Clara



Outubro 2009, santarém
Fotos helena serrador

Música Verdes são os Campos
Todos cantam Zeca Afonso

AINDA O OUTONO!!!

Áureos tons da Natureza...
Paleta das Mãos de DEUS...
Tanto Amor, tanta Beleza,
Prenchendo os olhos meus...

Tirado da NET - Autor desconhecido


Convento de S. Francisco ----- Santarém



Fotos --- helena serrador Outubro 2009

Video -- helena serrador

Música Gregoriana



Fotos -- helena serrador

Video -- helena serrador

Música - Faixa 9 praia café


20 de novembro 2009

23 de novembro de 2009

CAMÕES

Os bons vi sempre passar
no mundo grandes tormentos;
e, para mais me espantar,
os maus vi sempre nadar
em mar de contentamentos.

Cuidando alcançar assim
o bem tão mal ordenado,
fui mau; mas fui castigado.
Assim que para mim
anda o mundo consertado.

Imagem da Internet


Exposição de Arte Moderna e Contemporânea em Lisboa








Este fim de semana visitei esta exposição que achei muito interessante embora, por vezes, não compreenda muitas destas técnicas modernas....No entanto, gosto muito de apreciar a evolução da Arte.

helena serrador

22 de novembro de 2009

OS TRÊS SEGREDOS DE LEIRIA!!!

A RUA DIREITA É TORTA
OS SINOS NÃO ESTÃO NA SÉ
O RIO CORRE PARA O NORTE
EM LEIRIA TUDO ASSIM É!!!


Autor desconhecido

A RUA DIREITA


OS SINOS DA SÉ


O RIO LIZ



Um dia vou construir um Castelo!!!!....

Fernando Pessoa (Lisboa, 13 de junho de 1888 - Lisboa, 30 de novembro de 1935)



Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...


Fernando Pessoa