
Desde sempre, que na minha casa, na época Natalícia, se falava no nascimento do MENINO
JESUS no dia 25 de DEZEMBRO. Não havia árvore de Natal nem Pai Natal. Faziamos o Presépio com musgo que iamos buscar ao pinhal, enfeitávamos com as imagens tradicionais: o Menino Jesus deitado nas palhinhas, Nossa Senhora, S. José, a Vaquinha e o Burrinho, para aquecerem o Menino, os Reis Magos levando os presentes, o Pastor com as suas Ovelhinhas guardadas pelo Cão, a Igreja e o seu Padre, a Banda da Música, o Moinho, a Lavadeira, os Músicos e muito mais... Ainda faziamos a fogueira com uns pauzinhos e para fingir que estava acesa, " amarfanhavamos" papel de seda encarnado e colocávamos em cima dos pauzinhos... Enfim, era uma verdadeira festa! Para fingirmos os caminhos colocávamos farinha e ainda o papel de alumínio servia de lago, onde nadavam patinhos!
Depois de o Presépio estar pronto, era tempo de esperarmos pelo dia 25 para recebermos o MENINO JESUS, que nos trazia os tão desejados e poucos presentes! Hoje em dia, a maioria das famílias não faz Presépio em casa e dizem que é o Pai Natal que traz os presentes, e não o MENINO JESUS.
Mas este ano, graças a DEUS, alguém se lembrou em seguir o exemplo da vizinha Esapanha, e pedir para as famílias católicas colocarem nas varandas, ou janelas, um ESTANDARTE DO MENINO JESUS, em vez do tão cansativo Pai Natal, a subir pelas janelas!
Em várias cidades do País, já há muitos MENINOS JESUS nas varandas, ou janelas, lembrando que o dia 25 de DEZEMBRO é o aniversário do filho de Maria e José!