11 de fevereiro de 2010
10 de fevereiro de 2010
9 de fevereiro de 2010
Todo o tempo do mundo PARA TI...
Esta canção eu acho MARAVILHOSA....assim, como a história que lhe está associada... mas não sei se é verídica ....diz-se....
Espero que gostem...como eu...
Se quiserem saber a história que se diz, posso contar....
beijinho lena
8 de fevereiro de 2010
Não há estrelas no CÉU....está um frio de rachar....
Está um frio de rachar e,...chove, chove, chove.....
5 de fevereiro de 2010
Rota dos Túneís!
http://rotadostuneis.wordpress.com/rota-dos-tuneis/
4 de fevereiro de 2010
Jardins do Museu de Serralves--- visita organizada pelo Conservatório de Música de Leiria
--------------------------
Fotos --- Helena Serrador
Música --- Il Divo ...
Y Believe... y believe..
3 de fevereiro de 2010
2 de fevereiro de 2010
HOMENAGEM A ROSA LOBATO FARIA

1 de fevereiro de 2010
Mensagem
Vi agora no blog "Experiências no projecto teclar" a sua fotografia e do Zé Ricardo. Procurei o e-mail do Zé Carlos, bem como o seu, claro no blog e não encontrei. Azelhice minha.
Bem!Um beijo do colega direi que na fotografia está muito bem mas valha a verdade a pessoa em si é bem melhor é bela. Um porte sereno e angelical que é fruto de uma dama senhoril.
30 de janeiro de 2010
Parabéns ZÉ RICARDO Muitos Anos de VIDA cheios de FELICIDADE

Um dia muito ALEGRE, na companhia de toda a sua FAMÍLIA, é o que lhe deseja a sua colega de trabalho do TECLAR (2009).
Recordando esses velhos tempos envio-lhe uma foto tirada aquando da realização do nosso trabalho sobre o 25 de Abril, com a nossa professora Joana.
Um dia Feliz e que muitos outros se repitam.
Colega e amiga lena serrador
28 de janeiro de 2010
LUTAR PELO HAITI
Rostos sem corpos,corpos sem rosto.
Lágrimas, dôr, fome, medo!
A Terra tremeu.
A morte surgiu!
Negra, fria, insensível.
As crianças choram,
Os pais gritam.
Feridas na alma e no corpo.
Mãos estendidas, olhos abertos,
Pernas que não se veêm nem se sentem.
Silêncio.
A vida parou ali.
Não há Sol, não há Luz.
E o amor, esse sentimento divino, onde está?
Quem agarra aquelas mãos?
Quem ampara aqueles corpos?
Quem mata a sede àqueles homens?
Quem acarinha aquelas crianças?
A Terra tremeu.
A Terra treme.
Pedras, terra, sangue...
Uns correm, outros choram.
Alguns deixaram de viver.
Debaixo da terra alguém estende a mão, tem vida,
tem esperança.
O Homem, que julga tudo poder, não vence a natureza.
O Homem, que destrói o que criou não pára a terra.
Mas o homem, pode estender a mão, matar a sede,
aliviar a dôr, rezar pelos mortos, e voltar à vida.
Alice Governo
(28/01/10)
27 de janeiro de 2010
25 de janeiro de 2010
A ADLEI HOMENAGEOU O SR. MARTINS DA PAPELARIA
Antes de publicar este vídeo, no nosso blogue, tive dúvidas se seria bom fazê-lo. Pensei, pensei.. mas tenho quase a certeza, que os leirienses, e mesmo os que não são, mas vivam, assim como eu, há muitos anos em Leiria, gostariam de saber que o SR. MARTINS, antigo propietário da "PAPELARIA MARTINS," foi Homenageado pela ADLEI. A cerimónia decorreu na BIBLIOTECA AFONSO LOPES VIEIRA, no passado dia 23 pelas 17h.Havia muita gente... e para que possam apreciar um pouco dessa homenagem lembrei - me de publicar o vídeo.
24 de janeiro de 2010
23 de janeiro de 2010
22 de janeiro de 2010
VISEU, SENHORA DA BEIRA
Eternamente bonita,
Fidalga e sempre romeira,
De uma beleza infinita!
Numa das mãos um rosário,
Na outra o fuso a bailar;
Ao longe a voz do Hilário
Cantando um fado ao luar.
Viseu linda cidade museu,
Onde Grão Vasco nasceu,
Um génio de pintor nato.
Alvor, do lusitano valor
Desse general pastor
Que se chamou Viriato
Ai como gosto de vê-la,
Branca de neve e até
Sulcando a Serra da Estrela
De tamanquinha no pé.
Imagem da Internet
18 de janeiro de 2010
Excerto de " Canto Heróico" Teixeira de Pascoaes
Ó procissão de lágrimas, dos ais
Diante de mim passando, eternamente,
A caminho dos antros sepulcrais!
Dor sem fim, sem princípio, dor presente,
Martirizando as almas; e, sobre elas,
O sorriso de Deus indiferente!
(...........................................................)
Teixeira de Pascoaes
1877 --- 1952
17 de janeiro de 2010
Mensagem de Solariedade para as Crianças de Haiti

16 de janeiro de 2010
UM AVÔ
Meu avô de alma jovem,Inda hoje me comovem
As histórias que contavas.
Punhas nelas tanta vida,
Tanta força colorida,
Que tu mesmo as encarnavas.
Nos contos de bons gigantes.
No Brasil dos bandeirantes.
Na Grécia cheia de glória.
Só não contaste as façanhas
Que tiveste. As lutas ganhas
E as perdidas com vitória.
E meu grego ou brasileiro
Foi mais esteta e pioneiro
Do que tu quando sonhaste.
Meu velho avô de alma jovem!
Mais que as outras me comovem
As histórias que calaste.
Poeta brasileira, Stella Leonardos
Imagem da Internet
15 de janeiro de 2010
14 de janeiro de 2010
13 de janeiro de 2010
ANTIGA REAL FÁBRICA DO GELO
Esta fábrica, segundo informações, foi construída em 1745 e terá custado 40 ou 45 cruzados, o que para a época era muito dinheiro.
Para fabricarem o gelo enchiam tanques com água e esperavam que o frio da noite congelasse a água.
Depois de o gelo estar feito era guardao em locais próprios, distribuído e utilizado.
A Fábrica foi restaurada e hoje recebe muitas visitas.
Em baixo podem ver a entrada da Fábrica e os tanques do gelo.
Pela informação que tenho todos devemos fazer uma visita.
12 de janeiro de 2010
10 de janeiro de 2010
8 de janeiro de 2010
PARABÉNS JOANINHA!!!
A todos os colegas que frequentaram o Projecto Teclar no ano de 2005 até 2009, quero pedir desculpa por ter feito este vídeo no nome de todos. Tenho a certeza que não vão ficar aborrecidos comigo, pois penso que vão gostar da ideia... Espero bem que assim seja, pois a nossa MESTRA merce todo o nosso carinho e amizade.
7 de janeiro de 2010
NENHUM DIA É IGUAL AO OUTRO

6 de janeiro de 2010
Poema de ANO NOVO --- Dedicado a Todo o GRUPO do TECLAR

Para você,
Desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.
Pra você,
Desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.
Pra você, neste novo ano,
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
Que sua família esteja mais unida,
Que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas.
Mas nada seria suficiente....
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos GRANDES e que eles possam te mover a cada minuto,
Ao rumo da sua felicidade!!!
De Carlos Drumond de Andrade
4 de janeiro de 2010
UMA FRASE DE NEWTON
O GÉNIO DA GRAVIDADE
Hoje celebra - se o aniversário de Isaac Newton, pois nasceu a 4 de Janeiro de 1642.Seu pai morreu dois meses antes de ele nascer e aos três anos foi viver com a avó.
Estudou na Universidade de Cambridge.
Newton explicou o funcionamento do universo através da Matemática, formulou as leis do movimento e da gravitação. Essas leis explicam como os objectos se movem quando uma força age sobre eles.
Isaac Newton morreu em 1727.
Informação NET
3 de janeiro de 2010
Balada da Neve ----- Augusto Gil --- 1873 - 1929
como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.
É talvez a ventania:
mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia
dos pinheiros do caminho...
Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento com certeza.
Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria...
Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!
Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traça
na brancura do caminho...
Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança...
E descalcinhos, doridos...
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!...
Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!...
E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
e cai no meu coração.
HAPPY NEW YEAR --- DEARS
Com esta foto tirada em NEW YORK, 31 de Dezembro 2009, na 53 street com a 7ª Av,--- desejo a TODOS --- Professores do Projecto Teclar, Joana e São, Pequenos Amigos da Escola da Cruz da Areia e Colegas Amigos ---------
" Happy New Year, Dears "-------
Amiga lena m. s.
1 de janeiro de 2010
30 de dezembro de 2009
BOM ANO DE 2010
Votos de um bom ano de 2010, para todos os colegas do Teclar, para a nossa querida professora Joana, para os nossos amiguinhos da Eb1/JI da Cruz D' Areia, e professora São.
Um grande abraço para todos.
Graciete
28 de dezembro de 2009
LENDA DO BOLO - REI

Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.
Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo Rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal e Dia de Reis. Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra, o aroma e o incenso.
23 de dezembro de 2009
Poema de NATAL

Dia de Natal
Hoje é dia de era bom.
É dia de passar a mão pelo rosto das crianças,
de falar e de ouvir com mavioso tom,
de abraçar toda a gente e de oferecer lembranças.
É dia de pensar nos outros— coitadinhos— nos que padecem,
de lhes darmos coragem para poderem continuar a aceitar a sua miséria,
de perdoar aos nossos inimigos, mesmo aos que não merecem,
de meditar sobre a nossa existência, tão efémera e tão séria.
Comove tanta fraternidade universal.
É só abrir o rádio e logo um coro de anjos,
como se de anjos fosse,
numa toada doce,
de violas e banjos,
Entoa gravemente um hino ao Criador.
Poema retirado da Net
22 de dezembro de 2009
POEMA

BOAS FESTAS
BOM NATAL e que o NOVO ANO de 2010 a cada um traga o que mais desejar de melhor para todos os que amam.
Um abraço amigo
Manuel
PS. passo a transcrever um pequeno poema da Alice:
NATAL
Natal!
Palavra divina que traduz amor e esperança.
Magia vivida a cada instante na vida.
Natal!
Amor, ódio, solidão e guerra.
Quantos o não têm?
Quantos o não vivem.
Natal!
Criança feliz que corre em volta do pinheiro
E busca tudo o que sonhou.
Natal!
Quem és tu?
Quem te conhece?
Quem te vive?
Ninguém.
Tu és desconhecido para todos,
E até para mim.
Natal!...
Vem...
(Alice Governo)
Dez/2009
20 de dezembro de 2009
PRESÉPIO VIVO NO JARDIM DE LEIRIA
Apesar da abundante chuva que caíu na Sexta - feira, pude assistir, no Jardim Luís de Camões, à representação de um Presépio Vivo, por Crianças, de um Agrupamento de Escolas de Leiria.
E a mim, toda a gente me esqueceu???

Mulheres atarefadas
Tratam do bacalhau,
Do peru, das rabanadas.
-- Não esqueças o colorau,
O azeite e o bolo-rei!
- Está bem, eu sei!
- E as garrafas de vinho?
- Já vão a caminho!
- Oh mãe, estou pr'a ver
Que prendas vou ter.
Que prendas terei?
- Não sei, não sei...
Num qualquer lado,
Esquecido, abandonado,
O Deus-Menino
Murmura baixinho:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?
Senta-se a família
À volta da mesa.
Não há sinal da cruz,
Nem oração ou reza.
Tilintam copos e talheres.
Crianças, homens e mulheres
Em eufórico ambiente.
Lá fora tão frio,
Cá dentro tão quente!
Algures esquecido,
Ouve-se Jesus dorido:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?
Rasgam-se embrulhos,
Admiram-se as prendas,
Aumentam os barulhos
Com mais oferendas.
Amontoam-se sacos e papeis
Sem regras nem leis.
E Cristo Menino
A fazer beicinho:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?
(Poema retirado da net)
Para a Joana com muito carinho e amizade da sua aluna
lena serrador
19 de dezembro de 2009
Lenda da Árvore de Natal

LENDA DA ÁRVORE DE NATAL
Quando o Menino Jesus nasceu, todas as pessoas e animais e até as
árvores sentiram uma imensa alegria.
Do lado de fora do estábulo onde o Menino dormia, estavam três árvores: uma palmeira, uma oliveira, e um pinheirinho.
Todos os dias as pessoas passavam e deixavam presentes ao Menino.
- Nós também lhe devíamos dar prendas! – disseram as árvores.
- Eu vou dar-lhe a minha folha mais larga - disse a palmeira - quando vier o tempo do calor ele pode abanar-se com ela e sentir-se mais fresco.
Então disse a oliveira:
- E eu vou dar-lhe óleo. Perfumados óleos poderão ser feitos a partir do
meu sangue.
- Mas que lhe poderei dar eu?
- Perguntou ansioso o pequeno pinheiro.
- Tu? Os teus ramos são agudos e picam - disseram as outras duas árvores .-Tu não tens nada para lhe dar!
O pequeno pinheiro estava triste. Pensou muito, muito, em qualquer coisa
que pudesse oferecer ao Menino que dormia, qualquer coisa de que o
Menino pudesse gostar.
Mas não tinha nada para lhe dar.
Então um anjo, que tinha ouvido a conversa, sentiu pena da arvorezinha que não tinha nada para dar ao Menino.
As estrelas estavam a brilhar no céu. Um anjo, muito de mansinho, trouxe-as uma a uma, cá para baixo, desde a mais pequenina à mais brilhante e colocou - as nos ramos pontiagudos do pinheiro. Dentro do estábulo, o Menino acordou., olhou para as três árvores do lago de lá da gruta, contra a escuridão do céu...De repente, as folhas escuras do pinheiro brilharam, resplandecentes,
porque nelas, as estrelas descansavam como se fossem as próprias folhas.
Que lindo estava o pequeno pinheiro, que não tinha nada a oferecer ao
Menino!...
E o Menino Jesus levantou as mãozinhas, tal como fazem os bebés, e sorriu para as estrelas e para aquela árvore que lhe iluminara a escuridão da noite.
E desde então o pinheiro ficou a ser, para todo o sempre, “Árvore de NATAL"
(História tradicional Inglesa)
Obs- Esta lenda foi retirada da Net pela Maria da Cruz, para me fazer um favor!...Eu estava muito atrapalhada porque na minha Escola, no jantar de Natal gostavam que apresentássemos um poema, uma lenda ou uma receita antiga de acordo com a época Natalícia...fiquei muito aflita mas, a M da Cruz salvou-me logo a situação...e, então ontem à noite, lá fiz eu um brilharete com o que a minha dedicada colega me preparou...
Assim Joana, os louros são da M da Cruz...também acho a lenda o Máximo...
Beijinhos Natalícios às duas...
lena serrador





























