16 de abril de 2010

SANTUÁRIO DE Nª SRª DA ENCARNAÇÃO

O Santuário de Nª SRª DA ENCARNAÇÃO, em Leiria, situa - se no alto de um monte arborizado, precedido de uma escadaria monumental do séc. XVII. O pequeno templo tem 21 arcos, o frontão do alpendre central ostenta uma escultura quinhentista de S. Gabriel e na porta principal encontra - se uma escultura, em faiança, da Padroeira. Numa das dependências do Santuário existe uma colecção de pinturas representando diversos milagres atribuídos a Nª SRª da Encarnação. No interior podemos admirar azulejos seiscentistas e um conjunto de telas de meados do séc. XVI, com cenas da vida mariana.

A festa, da Padroeia de Leiria, realiza - se todos os anos no dia 15 de Agosto.

Informação tirada da net.

Recados para Orkut


Os melhores
recados de Fim Semana
eu encontro em:

www.recadosanimados.com/gifsbomfimsemana.html

15 de abril de 2010

FOZ DO ARELHO

Num lindo dia de Primavera......


Bonitos azulejos com flores em relevo...
..
Belas flores silvestres.....luzerna

Encosta florida

Pôr do Sol


Vou contar uma histórinha!


- Maria da Touca!!!
- A Senhora chama?
- Acende o lume
Vai fazer a cama...
-Não posso lá ir,
estou ocupada
a fazer biscoitos
e mais marmelada
Pró Senhor Capitão
que vem nesta armada
com a barba de molho
e a calça queimada...

Imagem da Internet

Entretanto...

Imagem Internet

Feira da louça de barro - Matosinhos


14 de abril de 2010

Zona Pedonal .... BuRgOs




ÁrVoReS MuTiLaDaS...






Agora estão mutiladas mas, em finais de Maio, estarão LiNdAs....

AvEnIdA PeDoNaL EM BuRgOs





Estas FoToS tirei-AS especialmente para oferecer à minha Amiga Maria da Cruz, que adora árvores bem podadas e os desenhos caprichosos que ELAS formam,... nos CÉUS....

Com um beijinho, esperando que goste...

lenita

13 de abril de 2010

O MEU SONHO

Eu cá tenho um sonho
E a mim não me ilude
É um símbolo de virtude
As mãos no fogo eu ponho
E eu não me imponho
Eu sou o Zé João
E tenho um astro que flameja dentro do meu coração
Ser poeta quero eu ser
O meu sonho é escrever
Senhora da Consolação

Autor- José Botelho
Imagem da Internet

12 de abril de 2010

"RODILHA"


"RODILHA"


" RODILHA"!!!

Quem visitar o Mercado de Santana, em Leiria, numa das entradas encontrará esta "Obra de Arte," que representa uma "RODILHA."Era usada pelas mulheres que a punham na cabeça e, em cima da qual, colocavam o cântaro quando iam à fonte buscar água. Era feita com tiras de tecido entrelaçadas umas nas outras e, segundo informação, feitas pelas próprias que as usavam.

Árvores VESTIDAS de BRANCO... EM TEMPO DE PÁSCOA




LINDÍSSIMAS estas árvores cheias de florinhas brancas...

Agora sim podemos dizer ---- CHEGOU a PRIMAVERA....

CAMPOS vestidos de PRIMAVERA com florinhas rústicas muito singelas...

LEIRIA vista do CASTELO num dia de chuva.....



11 de abril de 2010

Hoje é Domingo de Pascoela.

EXPERIÊNCIA NO PICASA!


Hoje estive a fazer experiências no Picasa e depois de tanto experimentar e consultar, consegui fazer esta colagem de fotos, o que para mim foi mais uma VITÓRIA!
Continuarei a experimentar... vamos ver o que virá a seguir!!!

8 de abril de 2010

Notícias e novidades :)

Espero que todos tenham passado uma Excelente Páscoa! :)

E que estejam bem, aproveitando da melhor forma os belos dias de sol que se têm sentido!
Pelo menos não foi por falta de pedidos e desejos, mesmo partilhados aqui no blog ou por falta de variedade de flores que por aqui chamaram a Primavera!

Mas não são só flores, é também poesia, muitas e muitas fotografias animadas em forma de slideshow, curiosidades, factos históricos e religiosos, locais a visitar, divulgação de espaços e monumentos lusos, mensagens de amizade e carinho, música... e muita PARTILHA E APRENDIZAGEM INTERGERACIONAL.
















É assim mesmo, continuem a construir e a dinamizar esta grande comunidade virtual que criámos, para além da amizade, que nos permite aprender, participar, partilhar conhecimentos e vivências, saberes, hábitos, costumes, tradições...!

Eu convosco partilho alguns artigos que possam interessar aos Crescidos, do site TIO [cliquem nos títulos dos artigos para poderem ler]:

O que é ser-se velho?

Sénior? Velho? Ou Idoso?


Velho aos 52 anos?

Neste artigo, por exemplo, refere-se que
"Para os portugueses a juventude termina aos 29 e a velhice começa aos 51. Apenas 19% dos portugueses referiram terem-se sentido descriminados devido à sua idade, contra 47% dos finlandeses."

Fonte: Kent University



7 de abril de 2010

Flores primaveris

6 de abril de 2010

LINDAS GLICÍNIAS

Lindas glicínias enfeitam prédio degradado situado perto da Fonte Grande ou Fonte das Carrancas, em Leiria.

1 de abril de 2010

QUINTA - FEIRA SANTA


A Quinta - Feira Santa ou Quinta feira de Endoenças é a quinta - feira imediatamente anterior à Sexta - feira da Paixão, da Semana Santa.
Este dia marca o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal na celebração que lembra a Última Ceia de Nosso Senhor com os Doze Apóstolos.
A Igreja Católica celebra a Missa dos Santos Óleos usados no Sacramento do Batismo, do Crisma e Unção dos Enfermos. Adquire especial relevância o "LAVA - PÉS,"realizado pelo sacerdote em memória do gesto de Cristo para com os seus Apóstolos antes da Última Ceia.
Noutros tempos, na minha cidade, neste dia, era hábito visitar as Igrejas que estavam maravilhosamente enfeitadas com muitas flores, pois a partir de amanhã os Santos eram tapados, não havia flores e tudo Renascia no DOMINGO DE PÁSCOA.
TEXTO E IMAGEM TIRADOS DA NET.

31 de março de 2010

HOTEL DE TURISMO DA GUARDA


Esta foto é uma oferta especial para a minha amiga e colega Lenita Serrador, para "matar"saudades dos dias que passou na minha Terra Natal, e que segundo informação esteve instalada no HOTEL TURISMO. Não publiquei esta foto, no slide, porque já estava guardada noutra pasta.

POEMA DE ANTÓNIO GEDEÃO

Limpo o suor e fujo ao Sol ardente,

Outros, outros como eu, além e agora,

Estremecem de frio e em roupas se agasalham.

Enquanto o Sol assoma, aqui, no horizonte,

E as aves cantam e as flores em cores se exaltam,

Além, no mesmo instante, o mesmo Sol se esconde,

As aves emudecem e as flores cerram as pétalas.

Enquanto eu me levanto e aqui começo o dia,

Outros, no mesmo instante, exactamente o acabam.

Eu trabalho, eles dormem; eu durmo, eles trabalham.

Sempre no mesmo instante.

Aqui é Primavera. Além é Verão.

Mais além é Outono. Além, Inverno.

E nos relógios igualmente certos,

Aqui e agora,

O meu marca meio-dia e o de além meia-noite.

Olho o céu e contemplo as estrelas que fulgem.

Busco as constelações, balbucio os seus nomes.

Nasci a olhá-las, conheço-as uma a uma.

São sempre as mesmas, aqui, agora e sempre.

..........................................
ANTÓNIO GEDEÃO

Páscoa Feliz para TODOS os AMIGOS








Uma Páscoa Muito Feliz para TODOS os AMIGOS

Abraço da helena serrador

30 de março de 2010

COBERTOR DE PAPA

Este era o cobertor usado pelos pastores da Serra da Estrela e usado para proteger o frio na cama durante o Inverno.
Era feito em tear manual com lã churra de ovelha. Havia muitas aldeias que fabricavam estes cobertores, mas hoje apenas existe uma em Maçaínhas, perto da Guarda, e que ainda trabalha com tear manual. Segundo informação do sr. José Pires Freire a quem a fábrica pertence, só fazem cobertores de papa por encomenda e para manter a TRADIÇÃO.
Assim, se passarem pela Guarda, não deixem de visitar o sr. Pires e comprar um cobertor para substituirem pelo moderno EDREDÃO!!!

UMA ANTIGUIDADE!

Na minha visita á Guarda, no Sábado passado, fiz algumas fotos no Centro Histórico e qual não é o meu espanto, numa bonita vivenda antiga, abandonada e bem escondidinha, deparei com esta beleza de azulejo numa das paredes da casa.
Não consegui alhear- me a esta verdadeira maravilha e fiz a foto para poder mostrar a beleza que tem o nosso PORTUGAL e que por vezes está tão abandonada!!!

25 de março de 2010

Páscoa


Gifs Animados



Mensagens Para Orkut

Mensagens Para Orkut



Uma Feliz Páscoa para todos os colegas e professora.