15 de junho de 2010
Recados dos Pequenos
Hoje estive na escola da Cruz D'Areia, e por isso estive com os Nossos Pequenos do 2ºD, que me "saltaram para cima" e encheram de abraços, muitos beijos e muitas notícias e novidades!
Mas o mais importante foi todos os recados que eles me deram para vos entregar, o que tenho de fazer rapidamente para não me esquecer!
Os recadinhos dos Pequenos do 2ºD para os Crescidos do Teclar foram estes:
o Bruno mandou beijinhos e abraços para o Dias, a Adelaide e a Helena
o João Henrique mandou cumprimentos ao Sr Dias e para todos os Crescidos do Teclar
O Diogo Silva mandou um abraço para o Zé Ricardo e para a Ília
a Maria Guarda quis mandar beijinhos para a Maria da Cruz
o Guilherme lembrou a Margarida e a Eugénia e mandou beijinhos
a Maria Soledade mandou beijinhos para todos os Crescidos do grupo dela (Eugénia, Margarida e João Quinta)
Para o João Quinta vai um abraço do José Pedro
Claro que a Ana Carolina mandou muitos beijinhos para o Sr. Ilídio e perguntou por ele!
o João Miguel mandou beijinhos para a Elisa
a Maria João enviou beijinhos para a Graciete e para todos os Crescidos
a Ana Sofia mandou muitos beijinhos para todos, mas em especial para o grupo: Zé Carlos, Jorge e Maria José
o Diogo André disse que queria enviar um abraço para o grupo dele que era o grupo do Jorge
o Diogo Costa enviou um abraço a todos os Crescidos do grupo
a Alexandra mandou beijinhos ao João Pinto
o António disse que era um abraço para todos os Crescidos, em especial para os do seu grupo, que eram do grupo do João Pinto
e o Rafael lembrou-se de mandar beijinhos também para a Graça do seu grupo
Espero não me ter esquecido de nenhum dos recados!!
Quer dizer, houve mais notícias!! Muitos dos Pequenos estiveram a contar-me que notas tiveram... os satisfaz bem, os satisfaz muito bem, os satisfaz menos, os satisfaz bem menos...
Os que melhoraram a Língua Portuguesa e os que estão melhor na Matemática... e Muito mais!
Até brinquei com o "Iô-iô" do João Henrique, com a Ana Carolina e a Maria João.
O António disse-me que no fim-de-semana foi a Mértola com a mana, a Ana Sofia, que até tinha um colar com a lua e o sol que tinha comprado no passeio! O António também me pediu para dizer-vos a todos que esteve no museu dos romanos.
As novidades e notícias foram muitas e boas!!
Os Pequenos estão bem crescidos!!
Agora vocês Crescidos também têm de contar as vossas novidades aos Pequenos!
beijinhos para todos
Joana
12 de junho de 2010
13 de JUNHO DIA DE SANTO ANTÓNIO
NA NOITE DE SANTO ANTÓNIOVAMOS TODOS FESTEJAR
COM BELA SARDINHA ASSADA
E A "PINGA" ACOMPANHAR.
Foto feita por mim numa montra de uma loja de LEIRIA.
9 de junho de 2010
"DESCALÇA VAI PARA A FONTE"...
Leonor pela verdura;
Vai fermosa, e não segura.
Leva na cabeça o pote,
O testo nas mãos de prata,
Cinta de fina escarlata,
Sainho de chamelote;
Traz a vasquinha de cote,
Mais branca que a neve pura.
Vai fermosa e não segura.
Descobre a touca a garganta,
Cabelos de ouro entrançado
Fita de cor de encarnado,
Tão linda que o mundo espanta.
Chove nela graça tanta,
Que dá graça à fermosura.
Vai fermosa e não segura.
LUÍS VAZ DE CAMÕES
8 de junho de 2010
AMIZADE!

Sempre atrasada como sempre
Só para desejar a todos uma santa noite
Sonhando com os anjos, eternamente.
Passeio a Cós de elementos do 6O+
Cós é uma das antigas povoações do Couto de Mosteiro de Alcobaça. Foi aí que se fixou uma comunidade de religiosas cistercienses e no Sec. XV aquele convento tornou-se um dos mais ricos mosteiros femininos da Ordem de Cister Portuguesa.
A Decoração dos tectos da Igreja e da Sacristia constitui um caso único entre as Abadias cistercienses de Portugal e Espanha.
As paredes têm azulejos azuis e brancos - Juncal -(último quartel do séc. XVII).
Partimos pelas 9H00 da ESECSL em Leiria, com destino a casa de Aldeia da colega Adélia onde deixámos os "farnéis" e haveres. Depois seguimos a pé até ao Convento (cerca de l/1,5 Km?!)onde nos esperava uma senhora para abrir o mesmo e nos dar umas explicações.
Após a visita ainda fomos tomar um café. O almoço que foi um verdadeiro "banquete".
Depois... como havia de fazer a digestão,nada melhor do que cantar e dançar, por elementos da nossa Tuna a que outros logo se juntaram.
Pouco depois das 15H, fomos visitar o Hotel das Termas já bem perto de Alcobaça, que está um "espanto". Recuperado, com SPA, digno de ser visto também.
Foi um dia bem passado sem dúvida e de muita "partilha".
Aqui deixo um Photostory para recordar a viagem
Elisa Pinto
7 de junho de 2010
PORTUGAL EM XANGAI
Em Xangai houve rancho, bombos e cabeçudos
O rancho e o grupo de bombos portugueses que participaram na Expo 2010, em Xangai, na China, garantem que nunca lhes tiraram tantas fotografias por minuto como neste certame.
segunda-feira, 7 de Junho de 2010
A Arruada Minhota de Viana do Castelo e o Rancho Folclórico Lavradeiras da Meadela foram convidados para fazer a animação de rua no Dia de Portugal, que se assinalou a 6 de Junho no calendário da exposição mundial a decorrer na China.A Expo 2010 ultrapassou no sábado a barreira dos 10 milhões de visitantes (tantos quantos os habitantes de Portugal), quase todos asiáticos, e tem como objectivo ser a exposição mais visitada de sempre.«Não esperava este ambiente. É indescritível», referiu José Trigueiro, responsável pelo grupo de folclore, enquanto apresentava danças perto do pavilhão de Portugal. Apesar de a colectividade já ter viajado pelos quatro cantos do mundo, nunca foi acolhida por tanta gente, sublinhou. «Há imensa gente que quer dançar connosco e tirar milhares de fotos e filmes», descreveu José Trigueiro.O sol cada vez mais abrasador das tardes de Xangai não faz mudar de ideias os visitantes, que ora querem danças, ora ouvem os bombos da Arruada Minhota e vão ao encontro deles, a correr, de máquina fotográfica em punho.«Estão permanentemente a solicitar fotografias», descreveu Rui Nascimento, um dos responsáveis pela arruada, onde veste o disfarce de «cabeçudo», lado a lado com outros sete, entre os quais Jorge Ferreira.«Foi a primeira vez que fui cabeçudo e logo em Xangai», contou. «Numa das vezes, já nem caminhar podíamos porque eles queriam vir ter connosco e bloqueavam-nos o caminho», referiu Rui Nascimento. «De tal forma que nos sentimos bichos raros», acrescentou Jorge Ferreira.A Arruada Minhota trabalha com 43 crianças e jovens, dos oito aos 21 anos, internados em unidades de acolhimento.
6 de junho de 2010
Sensibilidade

5 de junho de 2010
JACARANDÁS EM LEIRIA
Hoje,ao passar junto à SÉ,em LEIRIA, reparei que o Castelo se "deliciava" a presenciar estas maravilhas da Natureza!
Não resisti! Ainda bem que a minha máquina digital me acompanhava para eu poder registar estas belezas!
3 de junho de 2010
RTP - A ALMA E A GENTE
GENTE
A semana passada, com a Professora de História e algumas colegas da ACADEMIA visitámos a CASA MUSEU CONDES DE CASTRO GUIMARÃES em CASCAIS e tenho que dizer que adorei. Passados dois dias, na RTP2,no programa "A ALMA E A GENTE"o DR. HERMANO SARAIVA fez uma visita a esse MARAVILHOSO MUSEU. Não vi o programa, mas quando soube fui procurar o vídeo na NET e lembrei-me de o publicar no nosso blogue, para uns recordarem e os que não conhecem ficarem com vontade de o visitar.
Para verem o vídeo basta clicar em:
RTP-A ALMA E A GENTE
1 de junho de 2010
Fotógrafos do meu tempo

31 de maio de 2010
30 de maio de 2010
Museu de PAULA REGO ---A Casa das Histórias
Está linda a arquitectura da Casa das Histórias, do Arquitecto Eduardo Souto Moura; tem uma linda envolvência--- gostei imenso......achei-o muito inovador e moderno
lena serrador
29 de maio de 2010
ARTE SACRA
Adoro ARTE SACRA!
Por esta razão, lembrei - me de fazer este pequeno vídeo com algumas das minhas fotos, Santos de Igrejas de Portugal e Espanha.
27 de maio de 2010
25 de maio de 2010
UMA VISITA IMPORTANTE EM LEIRIA!!!
Nos dias 21, 22 e 23, Leiria esteve em FESTA, pois como já disse a nossa colega e amiga Elisa, celebrámos a FESTA DA FÉ, com a visita de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.Tive o prazer de assistir à Festa no dia 21 e 22 e posso dizer que adorei! Assisti no dia 21 à chegada de Nª SRª, à Procissão da Velas e às cerimónias na SÉ CATEDRAL. No dia 22 fui à celebração da Santa Missa e à audição de Coros na SÉ. Tive imensa pena, no Domingo, DIA 23, não estar à despedida de Nª SRª.
Ao nosso BISPO e toda a ORGANIZAÇÃO dou os meus parabéns.
Noticias da Festa da Fé
Iniciativa do nosso Bispo D. António Marto com a finalidade de "mostrar" à cidade uma Igreja em movimento, espiritual, dinâmica, social, caritativa, mas também alegre!
Quem esteve no Jardim Luís de Camões, no Largo Paulo VI, ou junto à Rodoviária e o Rio Lis, pôde certamente presenciar o movimento, as Tendas das Vigararias da Diocese (com as suas criatividades), as Barraquinhas com petiscos, um palco montado para a animação Cultural, (à noite) as crianças e jovens da Catequese no Sábado e as centenas de Escuteiros em actividades no Domingo.
Houve também conferências várias, Teatro, Cânticos de Louvor a Nossa Senhora por Grupos Corais na Sé, Oração do Terço e Adoração ao Santíssimo na Igreja do Espirito Santo.
Em todos os locais o movimento era uma constante.
Na Sexta no acolhimento e Procissão das Velas à Imagem Peregrina de Nossa Srª de Fátima estiveram dezenas de pessoas. Mas no Domingo à tarde, na Procissão e Festa do Adeus da imagem de Nossa Senhora, após a Celebração da Eucaristia, estiveram centenas de pessoas. Era "um mar de gente"...
Foi uma Festa que engrandeceu a nossa cidade e que mostrou realmente o(s) rosto desta Igreja que somos todos nós, movimentos e serviços do Povo de Deus.
Parabéns também aos Organizadores.
Elisa Pinto
(Em baixo, um Photostory para verem como estava tudo bem organidado).
24 de maio de 2010
Pensamento de LOURDES CASTRO
---"O que me atrai: a sombra não ocupar espaço e guardar a sua presença mesmo desligada do corpo que a projectou"---
Lourdes Castro
20 de maio de 2010
FLORES colhidas nos JARDINS de SERRALVES
FOTOS tiradas a 19 de Maio 2010
Estas Flores são oferecidas ao Colega Zé Carlos, pois foi quem me chamou a atenção para A SUA beleza...
......................................................................
18 de maio de 2010
DESFILE ETNOGRÁFICO EM LEIRIA
No mês de Maio é hábito realizar - se em Leiria o Desfile Etnográfico e, este ano, foi no Domingo passado. É muito interessante este desfile, pois retrata bem a vida de outros tempos nas nossas Aldeias. Havia a lavadeira, a tecedeira, o oleiro, o barbeiro, o pescador, a ordideira, a padeira, as bordadeiras ... e até improvisaram uma vinha . Depois havia as senhoras que vendiam no mercado os produtos que cultivavam na terra.Representaram a descamisada, a debulha do milho e o artesanato. Havia ainda barraquinhas com bons petiscos de sardinha assada, chouriça, morcelas e, claro a saborosa broa. A terminar, um saboroso "café d'avó"acompanhada de uma bela filhós! Para mim foi uma tarde muito agradável, pois além de estar entre amigos, tive o prazer de encontrar ex- alunos que já não via há anos.
10 de maio de 2010
"ESTRANHA FORMA DE VIDA"
JOANA VASCONCELOS, certamente que se inspirou neste Fado da nossa AMÁLIA para eleborar e dar o título a este maravilhoso trabalho que publico a seguir.
"CORAÇÃO INDEPENDENTE"
"CORAÇÃO INDEPENDENTE"

Cãozinho na entrada do Museu Guggenheim em Bilbao
E, aqui está o lindo cãozinho todo vestido com lindos amores-perfeitos multicolores, dando as BOA VINDAS aos visitantes do MUSEU...
5 de maio de 2010
4 de maio de 2010
A Baía de SANTANDER numa linda manhã de Abril 2010
É linda esta baía em forma de concha... Aliás, a cidade é muito bonita, muito elegante, muto cuidada e cheia de Flores.... é maravilhosa a praça por cima da baía, onde se vêem crianças, idosos e imensos turistas a apanhar SOL e MAR...
2 de maio de 2010
PARABÉNS MÃES



A todas AS MÃES um grande beijinho e que tenham a Felicidade de vêr os seus Filhos Felizes --- é a maior GRAÇA que Deus nos pode dar a todas.
Beijinho da lenita
28 de abril de 2010
Em Leiria começam as Comemorações dos 100 Anos da República!

27 de abril de 2010
Moínho do Caldeirão
Encontrei na net mais esta imagem relacionada com os moínhos.Situa-se lá para Oliveira de Azemeis, não possuo mais dados, mas achei-o giro...
Espero que gostem!
Imagem da Internet
24 de abril de 2010
BELO MOINHO!!!
Passeando com uma amiga, perto de Alcobaça, descobrimos esta beleza de moinho numa Aldeia cujo nome é LAGOA DO CÃO.Achei graça ao nome da Aldeia, mas a beleza deste velho moinho, cujo o fogo destruíu há uns anos para salvarem as casas dos habitantes, foi o que mais me encantou.
Nos meus passeios, sempre que encontro moinhos e tenho possibilidades, tenho que fazer foto!
Para a minha amiga Margarida fica este presentinho.
22 de abril de 2010
ERVA CIDREIRA!!!

20 de abril de 2010
19 de abril de 2010
O GRUPO TECLAR NA BATALHA
Ontem, dia 18 de Abril, além de ser o dia dos Monumentos e Sítios, foi um dia especial para o Grupo do Teclar uma vez que tivemos o prazer de convivermos com a nossa querida Professora Joana. Encontrámo - nos junto ao Mosteiro da Batalha e, de seguida, como não podia deixar de ser, visitámos o Mosteiro. Publico este vídeo e algumas das fotos que tive o prazer de fazer a tão importante Obra de Arte.

















