15 de junho de 2010

Recados dos Pequenos

Olá a todos!

Hoje estive na escola da Cruz D'Areia, e por isso estive com os Nossos Pequenos do 2ºD, que me "saltaram para cima" e encheram de abraços, muitos beijos e muitas notícias e novidades!
Mas o mais importante foi todos os recados que eles me deram para vos entregar, o que tenho de fazer rapidamente para não me esquecer!

Os recadinhos dos Pequenos do 2ºD para os Crescidos do Teclar foram estes:

o Bruno mandou beijinhos e abraços para o Dias, a Adelaide e a Helena
o João Henrique mandou cumprimentos ao Sr Dias e para todos os Crescidos do Teclar
O Diogo Silva mandou um abraço para o Zé Ricardo e para a Ília
a Maria Guarda quis mandar beijinhos para a Maria da Cruz
o Guilherme lembrou a Margarida e a Eugénia e mandou beijinhos
a Maria Soledade mandou beijinhos para todos os Crescidos do grupo dela (Eugénia, Margarida e João Quinta)
Para o João Quinta vai um abraço do José Pedro
Claro que a Ana Carolina mandou muitos beijinhos para o Sr. Ilídio e perguntou por ele!
o João Miguel mandou beijinhos para a Elisa
a Maria João enviou beijinhos para a Graciete e para todos os Crescidos
a Ana Sofia mandou muitos beijinhos para todos, mas em especial para o grupo: Zé Carlos, Jorge e Maria José
o Diogo André disse que queria enviar um abraço para o grupo dele que era o grupo do Jorge
o Diogo Costa enviou um abraço a todos os Crescidos do grupo
a Alexandra mandou beijinhos ao João Pinto
o António disse que era um abraço para todos os Crescidos, em especial para os do seu grupo, que eram do grupo do João Pinto
e o Rafael lembrou-se de mandar beijinhos também para a Graça do seu grupo


Espero não me ter esquecido de nenhum dos recados!!

Quer dizer, houve mais notícias!! Muitos dos Pequenos estiveram a contar-me que notas tiveram... os satisfaz bem, os satisfaz muito bem, os satisfaz menos, os satisfaz bem menos...
Os que melhoraram a Língua Portuguesa e os que estão melhor na Matemática... e Muito mais!

Até brinquei com o "Iô-iô" do João Henrique, com a Ana Carolina e a Maria João.
O António disse-me que no fim-de-semana foi a Mértola com a mana, a Ana Sofia, que até tinha um colar com a lua e o sol que tinha comprado no passeio! O António também me pediu para dizer-vos a todos que esteve no museu dos romanos.

As novidades e notícias foram muitas e boas!!
Os Pequenos estão bem crescidos!!


Agora vocês Crescidos também têm de contar as vossas novidades aos Pequenos!

beijinhos para todos
Joana

12 de junho de 2010

13 de JUNHO DIA DE SANTO ANTÓNIO

NA NOITE DE SANTO ANTÓNIO
VAMOS TODOS FESTEJAR
COM BELA SARDINHA ASSADA
E A "PINGA" ACOMPANHAR.


Foto feita por mim numa montra de uma loja de LEIRIA.

11 de junho de 2010

Vai um chásinho?

Sirvam-se à vontade, não façam cerimónias!

Imagem da Internet

9 de junho de 2010

"DESCALÇA VAI PARA A FONTE"...

Descalça vai para a fonte
Leonor pela verdura;
Vai fermosa, e não segura.

Leva na cabeça o pote,
O testo nas mãos de prata,
Cinta de fina escarlata,
Sainho de chamelote;
Traz a vasquinha de cote,
Mais branca que a neve pura.
Vai fermosa e não segura.

Descobre a touca a garganta,
Cabelos de ouro entrançado
Fita de cor de encarnado,
Tão linda que o mundo espanta.
Chove nela graça tanta,
Que dá graça à fermosura.
Vai fermosa e não segura.

LUÍS VAZ DE CAMÕES

RECORDAR CAMÕES



10 DE JUNHO,DIA DE CAMÕES,DIA DE PORTUGAL E DAS COMUNIDADES.

8 de junho de 2010

AMIZADE!


Ainda agora aqui cheguei
Sempre atrasada como sempre
Só para desejar a todos uma santa noite
Sonhando com os anjos, eternamente.

Imagem Internet

Passeio a Cós de elementos do 6O+

Ontem dia 7 de Junho, o Grupo de Ginástica do Programa 60+, aberto a todos que quisessem comparecer, foi visitar o CONVENTO DE SANTA MARIA DE CÓS - em Cós - Alcobaça.
Cós é uma das antigas povoações do Couto de Mosteiro de Alcobaça. Foi aí que se fixou uma comunidade de religiosas cistercienses e no Sec. XV aquele convento tornou-se um dos mais ricos mosteiros femininos da Ordem de Cister Portuguesa.
A Decoração dos tectos da Igreja e da Sacristia constitui um caso único entre as Abadias cistercienses de Portugal e Espanha.
As paredes têm azulejos azuis e brancos - Juncal -(último quartel do séc. XVII).

Partimos pelas 9H00 da ESECSL em Leiria, com destino a casa de Aldeia da colega Adélia onde deixámos os "farnéis" e haveres. Depois seguimos a pé até ao Convento (cerca de l/1,5 Km?!)onde nos esperava uma senhora para abrir o mesmo e nos dar umas explicações.
Após a visita ainda fomos tomar um café. O almoço que foi um verdadeiro "banquete".
Depois... como havia de fazer a digestão,nada melhor do que cantar e dançar, por elementos da nossa Tuna a que outros logo se juntaram.

Pouco depois das 15H, fomos visitar o Hotel das Termas já bem perto de Alcobaça, que está um "espanto". Recuperado, com SPA, digno de ser visto também.
Foi um dia bem passado sem dúvida e de muita "partilha".
Aqui deixo um Photostory para recordar a viagem

Elisa Pinto

7 de junho de 2010

PORTUGAL EM XANGAI



Em Xangai houve rancho, bombos e cabeçudos
O rancho e o grupo de bombos portugueses que participaram na Expo 2010, em Xangai, na China, garantem que nunca lhes tiraram tantas fotografias por minuto como neste certame.
segunda-feira, 7 de Junho de 2010
A Arruada Minhota de Viana do Castelo e o Rancho Folclórico Lavradeiras da Meadela foram convidados para fazer a animação de rua no Dia de Portugal, que se assinalou a 6 de Junho no calendário da exposição mundial a decorrer na China.A Expo 2010 ultrapassou no sábado a barreira dos 10 milhões de visitantes (tantos quantos os habitantes de Portugal), quase todos asiáticos, e tem como objectivo ser a exposição mais visitada de sempre.«Não esperava este ambiente. É indescritível», referiu José Trigueiro, responsável pelo grupo de folclore, enquanto apresentava danças perto do pavilhão de Portugal. Apesar de a colectividade já ter viajado pelos quatro cantos do mundo, nunca foi acolhida por tanta gente, sublinhou. «Há imensa gente que quer dançar connosco e tirar milhares de fotos e filmes», descreveu José Trigueiro.O sol cada vez mais abrasador das tardes de Xangai não faz mudar de ideias os visitantes, que ora querem danças, ora ouvem os bombos da Arruada Minhota e vão ao encontro deles, a correr, de máquina fotográfica em punho.«Estão permanentemente a solicitar fotografias», descreveu Rui Nascimento, um dos responsáveis pela arruada, onde veste o disfarce de «cabeçudo», lado a lado com outros sete, entre os quais Jorge Ferreira.«Foi a primeira vez que fui cabeçudo e logo em Xangai», contou. «Numa das vezes, já nem caminhar podíamos porque eles queriam vir ter connosco e bloqueavam-nos o caminho», referiu Rui Nascimento. «De tal forma que nos sentimos bichos raros», acrescentou Jorge Ferreira.A Arruada Minhota trabalha com 43 crianças e jovens, dos oito aos 21 anos, internados em unidades de acolhimento.
Informação do blogue: "Café Portugal"- prazeres de viagens e de passeios

Hidrângias


Esta flor é para juntar às do colega Zé Ricardo e assim se forma um ramalhete!!
Imagem da Internet

6 de junho de 2010

Sensibilidade

Ás vezes penso em flores, num qualquer jardim,
Faço-o apenas por um momento,
Mas ás vezes o bastante,
Para uma foto ficar assim.

Foi assim que eu as vi, naquele muro,
E sua imagem bela vem-me do alto,
Sonho com flores num país obscuro,
No qual é constante o meu sobressalto.




5 de junho de 2010

JACARANDÁS EM LEIRIA

JACARANDÁS EM LEIRIA on PhotoPeach



Hoje,ao passar junto à SÉ,em LEIRIA, reparei que o Castelo se "deliciava" a presenciar estas maravilhas da Natureza!
Não resisti! Ainda bem que a minha máquina digital me acompanhava para eu poder registar estas belezas!

3 de junho de 2010

RTP - A ALMA E A GENTE

RTP - A ALMA E A
GENTE


A semana passada, com a Professora de História e algumas colegas da ACADEMIA visitámos a CASA MUSEU CONDES DE CASTRO GUIMARÃES em CASCAIS e tenho que dizer que adorei. Passados dois dias, na RTP2,no programa "A ALMA E A GENTE"o DR. HERMANO SARAIVA fez uma visita a esse MARAVILHOSO MUSEU. Não vi o programa, mas quando soube fui procurar o vídeo na NET e lembrei-me de o publicar no nosso blogue, para uns recordarem e os que não conhecem ficarem com vontade de o visitar.

Para verem o vídeo basta clicar em:

RTP-A ALMA E A GENTE

Recordar a bela voz de SARA TAVARES

1 de junho de 2010

Fotógrafos do meu tempo

Como tudo se está a actualizar!
No meu tempo era assim.
Estas máquinas a fotografar
No nosso bonito jardim



No lindo jardim de outrora
Que foi grande estúdio para trabalhar,
Já não existem estes artistas
Pois seu tempo é apenas o recordar.
.

ISRAEL VIAJAR ALARGA NOSSOS HORIZONTES

israel on PhotoPeach

Faial e Pico

Faial e Pico on PhotoPeach

31 de maio de 2010

Partes Laterais do Museu Paula Rego




A envolvência do MUSEU está muito agradável, cheia de Zonas verdes e árvores...

30 de maio de 2010

Museu de PAULA REGO ---A Casa das Histórias




Está linda a arquitectura da Casa das Histórias, do Arquitecto Eduardo Souto Moura; tem uma linda envolvência--- gostei imenso......achei-o muito inovador e moderno
lena serrador

29 de maio de 2010

ARTE SACRA

Adoro ARTE SACRA!

Por esta razão, lembrei - me de fazer este pequeno vídeo com algumas das minhas fotos, Santos de Igrejas de Portugal e Espanha.

28 de maio de 2010

Mais um miminho!


Para os colegas do Teclar.
UM abraço e até breve

Margarida

27 de maio de 2010

visita ao mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha on PhotoPeach

Mosteiro de Alcobaça no photopeach

Mosteiro de Alcobaça on PhotoPeach

25 de maio de 2010

UMA VISITA IMPORTANTE EM LEIRIA!!!

Nos dias 21, 22 e 23, Leiria esteve em FESTA, pois como já disse a nossa colega e amiga Elisa, celebrámos a FESTA DA FÉ, com a visita de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.Tive o prazer de assistir à Festa no dia 21 e 22 e posso dizer que adorei! Assisti no dia 21 à chegada de Nª SRª, à Procissão da Velas e às cerimónias na SÉ CATEDRAL. No dia 22 fui à celebração da Santa Missa e à audição de Coros na SÉ. Tive imensa pena, no Domingo, DIA 23, não estar à despedida de Nª SRª.

Ao nosso BISPO e toda a ORGANIZAÇÃO dou os meus parabéns.

Noticias da Festa da Fé

Com o título " FESTA DA FÉ- ROSTO(s) DA IGREJA DIOCESANA", teve lugar em LEIRIA, de 21 a 23 de Maio, este grande acontecimento inédito na Diocese e em Portugal.

Iniciativa do nosso Bispo D. António Marto com a finalidade de "mostrar" à cidade uma Igreja em movimento, espiritual, dinâmica, social, caritativa, mas também alegre!

Quem esteve no Jardim Luís de Camões, no Largo Paulo VI, ou junto à Rodoviária e o Rio Lis, pôde certamente presenciar o movimento, as Tendas das Vigararias da Diocese (com as suas criatividades), as Barraquinhas com petiscos, um palco montado para a animação Cultural, (à noite) as crianças e jovens da Catequese no Sábado e as centenas de Escuteiros em actividades no Domingo.

Houve também conferências várias, Teatro, Cânticos de Louvor a Nossa Senhora por Grupos Corais na Sé, Oração do Terço e Adoração ao Santíssimo na Igreja do Espirito Santo.
Em todos os locais o movimento era uma constante.

Na Sexta no acolhimento e Procissão das Velas à Imagem Peregrina de Nossa Srª de Fátima estiveram dezenas de pessoas. Mas no Domingo à tarde, na Procissão e Festa do Adeus da imagem de Nossa Senhora, após a Celebração da Eucaristia, estiveram centenas de pessoas. Era "um mar de gente"...

Foi uma Festa que engrandeceu a nossa cidade e que mostrou realmente o(s) rosto desta Igreja que somos todos nós, movimentos e serviços do Povo de Deus.

Parabéns também aos Organizadores.
Elisa Pinto

(Em baixo, um Photostory para verem como estava tudo bem organidado).


24 de maio de 2010

Pensamento de LOURDES CASTRO





---"O que me atrai: a sombra não ocupar espaço e guardar a sua presença mesmo desligada do corpo que a projectou"---

Lourdes Castro

Exposição de Lourdes de Castro --- SOMBRAS--- Museu de Serralves

20 de maio de 2010

FOTOS captadas no PARQUE de SERRALVES (19 maio 2010 )



MUITOS e MUITOS VERDES no PARQUE de SERRALVES --19 MaioI 2010






Fotos tiradas a 19 de Maio de 2010 por helena serrador

Passeio CULTURAL realizado pela ESEL

FLORES colhidas nos JARDINS de SERRALVES





FOTOS tiradas a 19 de Maio 2010

Estas Flores são oferecidas ao Colega Zé Carlos, pois foi quem me chamou a atenção para A SUA beleza...


......................................................................

18 de maio de 2010

DESFILE ETNOGRÁFICO EM LEIRIA

No mês de Maio é hábito realizar - se em Leiria o Desfile Etnográfico e, este ano, foi no Domingo passado. É muito interessante este desfile, pois retrata bem a vida de outros tempos nas nossas Aldeias. Havia a lavadeira, a tecedeira, o oleiro, o barbeiro, o pescador, a ordideira, a padeira, as bordadeiras ... e até improvisaram uma vinha . Depois havia as senhoras que vendiam no mercado os produtos que cultivavam na terra.Representaram a descamisada, a debulha do milho e o artesanato. Havia ainda barraquinhas com bons petiscos de sardinha assada, chouriça, morcelas e, claro a saborosa broa. A terminar, um saboroso "café d'avó"acompanhada de uma bela filhós! Para mim foi uma tarde muito agradável, pois além de estar entre amigos, tive o prazer de encontrar ex- alunos que já não via há anos.

VIVÊNCIAS DA ALDEIA NO DESFILE ETNOGRÁFICO

IMPROVISARAM UMA VINHA


OS BOLOS TÍPICOS DAS FESTAS DE LEIRIA


OS RANCHOS DESFILANDO


ARTE XÁVEGA


OS NOIVOS


OS TOCADORES DE CONCERTINA


10 de maio de 2010

"ESTRANHA FORMA DE VIDA"



JOANA VASCONCELOS, certamente que se inspirou neste Fado da nossa AMÁLIA para eleborar e dar o título a este maravilhoso trabalho que publico a seguir.

"CORAÇÃO INDEPENDENTE"

"CORAÇÃO INDEPENDENTE"


"CORAÇÃO INDEPENDENTE" foi o título que a nossa Grande Artista Portuguesa, JOANA VASCONCELOS, deu a esta Maravilhosa Obra de Arte que ontem me encantou no CCB, quando visitei a sua belíssima exposição.

Cãozinho na entrada do Museu Guggenheim em Bilbao





E, aqui está o lindo cãozinho todo vestido com lindos amores-perfeitos multicolores, dando as BOA VINDAS aos visitantes do MUSEU...

5 de maio de 2010

ESPLANADA com um Jardim cheio de flores multicolores, sobre a BAÍA de SAN SEBASTIAN






As crianças divertiam-se neste Carroucel tão original!!!::::

ESPLANADA / JARDIM sobre a Baía

4 de maio de 2010

A Baía de SANTANDER numa linda manhã de Abril 2010





É linda esta baía em forma de concha... Aliás, a cidade é muito bonita, muito elegante, muto cuidada e cheia de Flores.... é maravilhosa a praça por cima da baía, onde se vêem crianças, idosos e imensos turistas a apanhar SOL e MAR...

2 de maio de 2010


PARABÉNS MÃES






A todas AS MÃES um grande beijinho e que tenham a Felicidade de vêr os seus Filhos Felizes --- é a maior GRAÇA que Deus nos pode dar a todas.



Beijinho da lenita

28 de abril de 2010

Em Leiria começam as Comemorações dos 100 Anos da República!


Através das notícias da LUSA, enviadas pela minha filha, fiquei a saber que amanhã, no Arquivo Distrital, decorrerá o regresso do "1º Primeiro Bica no Arquivo".
Vai estar presente o "chef" José Marques da Cruz que falará sobre as Ementas da República.
Será servido um bufete republicano preparado pelos alunos da Escola Profissional de Leiria e Alcobaça com o apoio do Semanário "Região de Leiria."
Imagem copiada da NET.

27 de abril de 2010

Moínho do Caldeirão

Encontrei na net mais esta imagem relacionada com os moínhos.
Situa-se lá para Oliveira de Azemeis, não possuo mais dados, mas achei-o giro...
Espero que gostem!

Imagem da Internet

24 de abril de 2010

BELO MOINHO!!!

Passeando com uma amiga, perto de Alcobaça, descobrimos esta beleza de moinho numa Aldeia cujo nome é LAGOA DO CÃO.
Achei graça ao nome da Aldeia, mas a beleza deste velho moinho, cujo o fogo destruíu há uns anos para salvarem as casas dos habitantes, foi o que mais me encantou.
Nos meus passeios, sempre que encontro moinhos e tenho possibilidades, tenho que fazer foto!
Para a minha amiga Margarida fica este presentinho.

Que lindo moínho!


22 de abril de 2010

ERVA CIDREIRA!!!


É COM ESTA ERVINHA CIDREIRA
QUE ME VOU DELICIAR
EM TOMAR ALGUNS CHAZINHOS
QUE EU IREI PREPARAR.
FOI - ME ELA OFERECIDA
PELO MEU AMIGO JORGE
POR ISSO QUERO DIZER- LHE
QUE FIQUEI AGRADECIDA!!!

Viagem a Israel

DIA DA TERRA

Desde 1970, que se celebra neste dia o "DIA DA TERRA"
Imagem do google

20 de abril de 2010

Mini- Excursão a Moçambique

Por Elisa

19 de abril de 2010

O GRUPO TECLAR NA BATALHA

Ontem, dia 18 de Abril, além de ser o dia dos Monumentos e Sítios, foi um dia especial para o Grupo do Teclar uma vez que tivemos o prazer de convivermos com a nossa querida Professora Joana. Encontrámo - nos junto ao Mosteiro da Batalha e, de seguida, como não podia deixar de ser, visitámos o Mosteiro. Publico este vídeo e algumas das fotos que tive o prazer de fazer a tão importante Obra de Arte.

O NOSSO MSOTEIRO DA BATALHA


ENCANTADORES CLAUSTROS