
27 de setembro de 2010
ReNoVo ----- Miguel Torga
O poeta descobre no seu rosto.
A cada novo olhar, nova paisagem,
A cada novo fruto, novo gosto.
Se outra porta infernal nos dá passagem,
Se é outro vinho, feito de outro mosto
O que nos embriaga de coragem,
Troquemos por sol-nado o que é sol posto!
Condição deste mundo é ser do mundo.
É ser do tempo, e ser no tempo fundo
Como um poço que rega na janela
O cravo roxo que perfuma o céu.
É ter nos braços novos a donzela
Filha doutra donzela que morreu.
Miguel Torga
21 de setembro de 2010
QUADRAS DE ANTÓNIO ALEIXO

No passado mês de Julho, no Convento de S.José em Lagoa, fomos visitar a já Tradicional Doçaria Conventual.
Para além dos deliciosos doces, de bons espectáculos, de uma exposição de pinturas de artistas Algarvios, poderíamos encontrar também, uns quadradinhos de papés "soltos" com o rosto do Poeta Algarvio António Aleixo e cada um com uma quadra diferente.
Como achei interessante, aqui vão algumas das suas quadras populares bem conhecidas:
"O mundo só pode ser
Melhor do que até aqui,
-Quando consigas fazer
Mais p´los outros que por ti!"
"Entre leigos ou letrados,
Fala só de vez em quando,
Que nós, às vezes, calados,
Dizemos mais que falando."
"Quando os homens se convençam
Que à força na da se faz,
Serão felizes os que pensam
Num mundo de amor e paz."
"Embora os meus olhos sejam
Os mais pequenos do mundo,
O que importa é que eles vejam
O que os homens são no fundo."
"Quem prende a água que corre
É por si próprio enganado:
O ribeirinho não morre,
Vai correr por outro lado."
"Para não fazeres ofensas
E teres dias felizes,
Não digas tudo o que pensas,
Mas pensa tudo o que dizes."
Elisa Pinto
16 de setembro de 2010
DESPEDIDA de VERÃO ....
Despedida de Verão
Galé, Agosto 2010
FOTOS --- helena serrador
----------------------------------------
15 de setembro de 2010
120 Anos de AGATHA CRISITIE
AGATHA CRISTIE, como é mundialmente conhecida, chamava - se AGATA MAY CLARISSA MALLOWAU.Nasceu em Torquay, 15 de Setembro de 1890 e faleceu em Wallingford, 12 de Janeiro de 1976.
Foi uma romancista policial britânica e autora de mais de oitenta livros.
Ficou conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, tendo outros títulos e criou os famosos personagens, Mercule Poirot, Miss Marple, Tommy, entre outros.
Das muitas obras escritas saliento
"O INIMIGO SECRETO"
"O MISTÉRIO DO TREM AZUL"
"O HOMEM DO FATO CASTANHO"
Imagem e informação tiradas da net.
10 de setembro de 2010
4 CAPITIAS DA EUROPA CENTRAL
Umas longas férias de Verão...
Aqui vão umas fotos tiradas naquelas que são consideradas as "Capitias Imperiais"...
Budapeste,Viena de Áustria,Praga:
7 de setembro de 2010
PRESENTE!!!
O Ano Lectivo está a começar e há uns anos, por esta altura, estavamos desejosos de voltar ao trabalho!Todos sabemos dos bons tempos que passámos juntos, e espero que os recordem, assim como eu, de vez em quando, revejo as fotos das aulas, dos nossos lanches, dos encontros que temos com a nossa Professora Joana, e dos meninos que connosco trabalharam e com quem eu tanto aprendi!
Mas a vida é assim!!! tudo tem um fim !!! e as nossas aulas terminaram com a Professora Joana, mas a amizade, para mim, ficará sempre!
E perguntarão... mas que tem a ver esta foto com este assunto?
É que este desejo foi feito pelo meu neto João que tem sete anos de idade, e lembrei - me de o publicar para que possam apreciar o que para mim é uma verdadeira "OBRA DE ARTE"... o PAI e a MÃE.
Um abraço a todos os colegas e um beijinho para a JOANA
Maria da Cruz
2 de setembro de 2010
LUAR .... Miguel Torga
É de puro luar este poema.
É deste irmão quimérico dos sóis,
Branco e fechado como um teorema
E a ter corpo na voz dos rouxinóis.
(.................................)
Miguel Torga
O fim de um dia de Praia...
O Sol a despedir-se, quási noite, mas as pessoas continuavam a saborear a temperatura maravilhosa e o bem estar que se sente no final de um dia bem passado!
Já de regresso, de umas férias bem passadas, venho enviar-vos a todos um beijinho e dizer-vos " Até Breve Amigos "
Colega amiga helena serrador
28 de agosto de 2010
DESCRECER
Quando ainda que todos os dias amanheciam e eram meus.
Havia uma espuma e um mar em cada coisa
percorríamos o sol.
plantávamos flores, para oferecer
ao notáriodo 4º ano.
Crescíamos e riamos deitados no chão
da escada, imundos e nus.
Gostava de plantar flores nas janelas.
Do livro- As Tormentas
Imagem da Internet
desculpem; agora é que vai o pensamento!
Passou a imagem sem por o texto.
"Aprender é ganhar consciência de quanto
se sabe para querer saber ainda mais.
Mais e mais toda a vida."
by Joana Viana
26 de agosto de 2010
O Pôr do Sol na Galé
Ainda da minha praia, venho enviar-vos, com muita AMIZADE e muitas saudades da nossa vida académica um grande beijinho.
Colega amiga helena serrador
Amizade

25 de agosto de 2010
14 de agosto de 2010
AGOSTO-Mês das Romarias!

Se for dar uma escapadela por estes lados, aqui tem mais uma festa tradicional a não perder...
Imagem da Internet
10 de agosto de 2010
9 de agosto de 2010
Era uma vez ... em tempos muito antigos, estava uma menina a pastorear o seu rebanho de algumas cabras...
Lenda da Pastorinha do Arrabal
Leiria Era um dia de canícula pesada, um daqueles dias em que a própria camisa é roupa demais para se trazer vestida. A menina pastora tinha sede. Como não tinha ali água para se dessedentar, nem havia fonte próxima, a pequenina pastora chorava.e ninguém lhe acudia.
Eis que uma fada muito branca, se aproximou da pastorinha que chorava e lhe perguntou:
“Que tens tu, pastorinha, para chorares tanto?”
“Choro porque tenho sede, muita sede, e aqui não há água para beber.”
“E porque não vais a tua casa beber água?”
“Não vou a minha casa beber água porque o meu pai bate-me, como já me tem batido de outras vezes por eu ir a casa. Ele não quer que eu deixe o gado sozinho.”
“Então vai a casa – lhe diz a fada – e leva as cabrinhas à tua frente. Lá bebes água e voltas ao pascigo.”
“O meu pai só quer que eu saia com o gado de manhãzinha, que traga a merenda e que regresse pouco antes do lusco–fusco. E, se assim não fizer, o meu pai bate-me.”
“Então, olha! Lhe disse a fada. Levanta aquela pedra, que ali está, e lá encontrarás água para beber.”
A pastorinha que tinha muita sede e que chorava por não ter água para beber, foi levantar a pedra, e lá encontrou água fresca, pura e cristalina, bebeu até ficar saciada, deixou de chorar, e, já sorridente, olhou, com alegria, as suas cabrinhas a pastar sob o sol tórrido daquele dia de Verão, voltando o seu olhar agradecido para a boa fada que lhe matara a sede, já não a viu.
Nunca mais a viu, mas também nunca mais a esqueceu.
30 de julho de 2010
Boas Férias ao grupo Teclar.
Olhando as crianças brincandocomecei a pensar
Talvez quando eu era criança
Adulta eu queria ficar...
E mil lembranças
Voltam em minha mente
De quando eu era pequenina
Uma criança somente...
Muitas recordações...
Dias felizes...As emoções
E até das tristezas
Que um dia tive...
Será que o adulto eu analisei?
Será que eu acreditei?
Que tudo seria melhor quando eu crescesse?
E adulta eu fiquei!!!!
E hoje eu quero confessar
Que a infãncia me fascina...
E que eu daria tudo...
Pra ficar outra vez pequenina!
Autora Célia Piovesan
Imagem da Internet
21 de julho de 2010
COMEMORAÇÕES DOS 100 ANOS DA REPÚBLICA
Como é do conhecimento de todos, este ano comemoram-se 100 anos da REPÚBLICA 1910- 2010 e Leiria também prestou a sua homenagem com um Roteiro Encenado Republicano. Percorremos algumas Ruas da cidade tendo terminado na CÂMARA, onde fomos recebidos pelo SR. Presidente da Câmara, DR. RAUL CASTRO. Depois de um lanchinho, viemos para a escadaria onde aguardámos a Charanga da G.N.R. que depois das Honras Militares desfilou pelas ruas da cidade. Fizeram parte dos figurantes:
Ana Rita Caseiro, Carlos Bartolomeu, Fernando Oliveira, Lelo Costa, Pedro Marques.
Músicos da SAMP
(Saxofone Alto) - Ana Rita e Sérgio Ventura
Ideia e textos - DR. ACÁCIO SOUSA
Foi a segunda vez que se fez este ROTEIRO e, no dia 29 de Outubro, haverá um JANTAR REPUBLICANO no Arquivo Distrital.
19 de julho de 2010
15 de julho de 2010
9 de julho de 2010
8 de julho de 2010
6 de julho de 2010
"PENSANDO"!!!
Nesta manhã bem quente de Julho, ao abrir a janela do meu quarto, encontrei este amigo sentado em cima de um automóvel!Admirei-o e achei que estava muito "pensativo..."
Fiquei com vontade de fazer uma foto e de seguida perguntei a mim mesma:
- Qual será a razão de tanto pensamento?
Certamente também pensando na "crise" que a todos nos atormenta!!!
5 de julho de 2010
"CEGO VINDES DE AMOR"!!! LENDA
Suspeitando que o Rei tivesse ido para AMOR (povoação) visitar uma das suas secretas amadas, a Rainha resolveu ir ao seu encontro com alguns dos seus criados. Ao longo do caminho, foi colocando, em buracos protegidos do temporal, luzes feitas com cascas de caracol cheias de azeite e um cordão aceso para sinalizar o mesmo.
Pelo caminho, ia a Rainha nessa azáfama quando encontrou o REI que, ao vê- la toda molhada naquele local, e àquela hora tardia, exclamou:
"QUE FAZEIS AQUI SENHORA MINHA?!"
A Rainha respondeu:
"Estava preocupada pela Vossa demora e pela Vossa vida e resolvi vir ao Vosso encontro senhor."
O Rei, ao ver as luzes colocadas no caminho, ficou muito perturbado e exclamou:
"Até que eu cego vi..."
Retorquiu a Rainha:
"Cego vindes de AMOR meu senhor."
Assim terá surgido o nome do lugar de Cegovindes - Cegovim - e hoje SEGODIM
4 de julho de 2010
1 de julho de 2010
TIVE "INVEJA" DA LENITA E DO RICARDO!!!
Há já uns dias que não visitava o nosso blogue, pois estive de férias em Albufeira.Embora houvesse pc, era difícil a consulta pois havia imensas pessoas e todos desejavam consultar o seu correio.De qualquer modo, há pouco, quando abri o nosso blogue, fiquei verdadeiramente emocionada e não resisti à tentação de mais uma vez mostrar a saudade que sinto daquele maravilhoso Projecto Teclar, criado pela nossa querida Professora Joana.
Sinto saudades das aulas, da Joana, do grupo maravilhoso que formámos, dos lanchinhos que de vez em quando faziamos, da convivência com a Professora São e os seus Meninos, enfim!!! só sei dizer que quando abri o blogue e via as fotos e mensagens da Lenita e do Ricardo, senti um "arrepio" e não tenho vergonha de dizer que uma lágriminha saltou dos meus olhos!!!
E já lá vai um ano desde que a nossa querida Joana nos deixou!!!
Todos sabemos que continuaremos unidos através deste blogue e de muitos encontros que continuaremos a realizar!
Para a Joana, Professora São e todos os colegas deste nosso Projecto Teclar, desejo umas óptimas férias e até a um próximo encontro.
30 de junho de 2010
A nossa Prof Joana ..... e a nossa parceira de trabalho São Coelho
Aqui estão as nossas Professoras com quem vivemos este Projecto Teclar inesquecível para TODOS
BEIJINHOS A TODO O GRUPO
AMIGA lena serrador
29 de junho de 2010
Recordando apenas ...

26 de junho de 2010
22 de junho de 2010
20 de junho de 2010
Sensibilidades


19 de junho de 2010
18 de junho de 2010
MORREU JOSÉ SARAMAGO

17 de junho de 2010
16 de junho de 2010
David Mourão Ferreira
LADAINHHA DOS PÓSTUMOS NATAIS
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que se veja à mesa o meu lugar vazio
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que hão-de me lembrar de modo menos nítido
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que só uma voz me evoque a sós consigo
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que já não viva ninguém conhecido
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que nem vivo esteja um verso deste livro
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que terei de novo o Nada a sós comigo
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que nem o Natal terá qualquer sentido
Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que o Nada retome a cor do Infinito
15 de junho de 2010
ANO LECTIVO NO FINAL!
Recados dos Pequenos
Hoje estive na escola da Cruz D'Areia, e por isso estive com os Nossos Pequenos do 2ºD, que me "saltaram para cima" e encheram de abraços, muitos beijos e muitas notícias e novidades!
Mas o mais importante foi todos os recados que eles me deram para vos entregar, o que tenho de fazer rapidamente para não me esquecer!
Os recadinhos dos Pequenos do 2ºD para os Crescidos do Teclar foram estes:
o Bruno mandou beijinhos e abraços para o Dias, a Adelaide e a Helena
o João Henrique mandou cumprimentos ao Sr Dias e para todos os Crescidos do Teclar
O Diogo Silva mandou um abraço para o Zé Ricardo e para a Ília
a Maria Guarda quis mandar beijinhos para a Maria da Cruz
o Guilherme lembrou a Margarida e a Eugénia e mandou beijinhos
a Maria Soledade mandou beijinhos para todos os Crescidos do grupo dela (Eugénia, Margarida e João Quinta)
Para o João Quinta vai um abraço do José Pedro
Claro que a Ana Carolina mandou muitos beijinhos para o Sr. Ilídio e perguntou por ele!
o João Miguel mandou beijinhos para a Elisa
a Maria João enviou beijinhos para a Graciete e para todos os Crescidos
a Ana Sofia mandou muitos beijinhos para todos, mas em especial para o grupo: Zé Carlos, Jorge e Maria José
o Diogo André disse que queria enviar um abraço para o grupo dele que era o grupo do Jorge
o Diogo Costa enviou um abraço a todos os Crescidos do grupo
a Alexandra mandou beijinhos ao João Pinto
o António disse que era um abraço para todos os Crescidos, em especial para os do seu grupo, que eram do grupo do João Pinto
e o Rafael lembrou-se de mandar beijinhos também para a Graça do seu grupo
Espero não me ter esquecido de nenhum dos recados!!
Quer dizer, houve mais notícias!! Muitos dos Pequenos estiveram a contar-me que notas tiveram... os satisfaz bem, os satisfaz muito bem, os satisfaz menos, os satisfaz bem menos...
Os que melhoraram a Língua Portuguesa e os que estão melhor na Matemática... e Muito mais!
Até brinquei com o "Iô-iô" do João Henrique, com a Ana Carolina e a Maria João.
O António disse-me que no fim-de-semana foi a Mértola com a mana, a Ana Sofia, que até tinha um colar com a lua e o sol que tinha comprado no passeio! O António também me pediu para dizer-vos a todos que esteve no museu dos romanos.
As novidades e notícias foram muitas e boas!!
Os Pequenos estão bem crescidos!!
Agora vocês Crescidos também têm de contar as vossas novidades aos Pequenos!
beijinhos para todos
Joana
12 de junho de 2010
13 de JUNHO DIA DE SANTO ANTÓNIO
NA NOITE DE SANTO ANTÓNIOVAMOS TODOS FESTEJAR
COM BELA SARDINHA ASSADA
E A "PINGA" ACOMPANHAR.
Foto feita por mim numa montra de uma loja de LEIRIA.
















.gif)