4 de outubro de 2010

"MEDO"...

MEDO

Medo de ser velha…
Do que fui e do que sou…
De estar sem ninguém sem pão
De amar e não ser amada…
Mas…
Se chegar a velha quero
Que me limpem o rosto enrugado
Que me dêem colo como dei aos meus filhos…
Se chegar a velha…
Estendam – me a mão,
Não fujam de mim, pois ainda sei amar…
Mas como não quero ser velha,
Quero chegar ao fim como aos vinte anos,
Mais jovem de quando dei o primeiro beijo…
Mais menina do que no tempo da escola…
Mais feliz porque cheguei a velha!



Leiria 1 de Outubro 2010




ALICE GOVERNO

Foto de Maria da Cruz

2 de outubro de 2010

CICLO DA VIDA

OS AVÓS

O tempo de contar histórias
é o tempo que fica na memória
e quantas vezes foram os avós
que inventaram um conto para nós.

Com principes e fadas à mistura,
numa mescla de sonho e aventura,
com bruxas e gigantes de temer,
numa mescla de dor e de prazer.

Pela atenção, conselhos e carinhos
que nos deram com grande afeição
quando um dia sem força, já velhinhos,

partirem rumo aos céus nossos avós,
é natural que chore o coração
e que com eles vá parte de nós.


(Professor Fernando Cardoso)

Imagem da internet

1 de outubro de 2010




30 de setembro de 2010

UMA "PEQUENA" MARAVILHA....

Recordando Fernando Pessoa

Sim sei bem
Que nunca serei alguém..
Sei que sobra
Que nunca saberei de mim.
Sim, mas agora,
Enquanto dura esta hora,
Este luar, estes ramos,
Esta paz em que estamos,
Deixem-me crer
O que nunca poderei ser.

Fernando Pessoa
Imagem da Internet


29 de setembro de 2010

27 de setembro de 2010

BOA NOITE!


ReNoVo ----- Miguel Torga

Outra vida começa, e outra imagem
O poeta descobre no seu rosto.
A cada novo olhar, nova paisagem,
A cada novo fruto, novo gosto.

Se outra porta infernal nos dá passagem,
Se é outro vinho, feito de outro mosto
O que nos embriaga de coragem,
Troquemos por sol-nado o que é sol posto!

Condição deste mundo é ser do mundo.
É ser do tempo, e ser no tempo fundo
Como um poço que rega na janela

O cravo roxo que perfuma o céu.
É ter nos braços novos a donzela
Filha doutra donzela que morreu.

Miguel Torga

LEIRIA --- margens do Rio LIS



FOTO ----- helena serrador

21 de setembro de 2010

QUADRAS DE ANTÓNIO ALEIXO


No passado mês de Julho, no Convento de S.José em Lagoa, fomos visitar a já Tradicional Doçaria Conventual.

Para além dos deliciosos doces, de bons espectáculos, de uma exposição de pinturas de artistas Algarvios, poderíamos encontrar também, uns quadradinhos de papés "soltos" com o rosto do Poeta Algarvio António Aleixo e cada um com uma quadra diferente.
Como achei interessante, aqui vão algumas das suas quadras populares bem conhecidas:

"O mundo só pode ser
Melhor do que até aqui,
-Quando consigas fazer
Mais p´los outros que por ti!"

"Entre leigos ou letrados,
Fala só de vez em quando,
Que nós, às vezes, calados,
Dizemos mais que falando."

"Quando os homens se convençam
Que à força na da se faz,
Serão felizes os que pensam
Num mundo de amor e paz."

"Embora os meus olhos sejam
Os mais pequenos do mundo,
O que importa é que eles vejam
O que os homens são no fundo."

"Quem prende a água que corre
É por si próprio enganado:
O ribeirinho não morre,
Vai correr por outro lado."

"Para não fazeres ofensas
E teres dias felizes,
Não digas tudo o que pensas,
Mas pensa tudo o que dizes."

Elisa Pinto

16 de setembro de 2010

DESPEDIDA de VERÃO ....







Despedida de Verão

Galé, Agosto 2010

FOTOS --- helena serrador
----------------------------------------

15 de setembro de 2010

120 Anos de AGATHA CRISITIE

AGATHA CRISTIE, como é mundialmente conhecida, chamava - se AGATA MAY CLARISSA MALLOWAU.
Nasceu em Torquay, 15 de Setembro de 1890 e faleceu em Wallingford, 12 de Janeiro de 1976.
Foi uma romancista policial britânica e autora de mais de oitenta livros.
Ficou conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, tendo outros títulos e criou os famosos personagens, Mercule Poirot, Miss Marple, Tommy, entre outros.
Das muitas obras escritas saliento

"O INIMIGO SECRETO"

"O MISTÉRIO DO TREM AZUL"

"O HOMEM DO FATO CASTANHO"

Imagem e informação tiradas da net.

10 de setembro de 2010

4 CAPITIAS DA EUROPA CENTRAL

Como há muito que não damos notícias....
Umas longas férias de Verão...
Aqui vão umas fotos tiradas naquelas que são consideradas as "Capitias Imperiais"...
Budapeste,Viena de Áustria,Praga:





7 de setembro de 2010

PRESENTE!!!

O Ano Lectivo está a começar e há uns anos, por esta altura, estavamos desejosos de voltar ao trabalho!
Todos sabemos dos bons tempos que passámos juntos, e espero que os recordem, assim como eu, de vez em quando, revejo as fotos das aulas, dos nossos lanches, dos encontros que temos com a nossa Professora Joana, e dos meninos que connosco trabalharam e com quem eu tanto aprendi!
Mas a vida é assim!!! tudo tem um fim !!! e as nossas aulas terminaram com a Professora Joana, mas a amizade, para mim, ficará sempre!
E perguntarão... mas que tem a ver esta foto com este assunto?
É que este desejo foi feito pelo meu neto João que tem sete anos de idade, e lembrei - me de o publicar para que possam apreciar o que para mim é uma verdadeira "OBRA DE ARTE"... o PAI e a MÃE.

Um abraço a todos os colegas e um beijinho para a JOANA

Maria da Cruz

2 de setembro de 2010

LUAR .... Miguel Torga




É de puro luar este poema.
É deste irmão quimérico dos sóis,
Branco e fechado como um teorema
E a ter corpo na voz dos rouxinóis.


(.................................)

Miguel Torga

O fim de um dia de Praia...





O Sol a despedir-se, quási noite, mas as pessoas continuavam a saborear a temperatura maravilhosa e o bem estar que se sente no final de um dia bem passado!

Já de regresso, de umas férias bem passadas, venho enviar-vos a todos um beijinho e dizer-vos " Até Breve Amigos "

Colega amiga helena serrador

28 de agosto de 2010

DESCRECER

Quando ainda que todos os dias
amanheciam e eram meus.
Havia uma espuma e um mar em cada coisa
percorríamos o sol.
Na erva fazíamos um pequeno mundo imenso,
plantávamos flores, para oferecer
ao notáriodo 4º ano.
Crescíamos e riamos deitados no chão
da escada, imundos e nus.
Gostava de plantar flores nas janelas.

Do livro- As Tormentas
Imagem da Internet

desculpem; agora é que vai o pensamento!

Este meu pc, mais nervoso que eu.
Passou a imagem sem por o texto.

"Aprender é ganhar consciência de quanto
se sabe para querer saber ainda mais.
Mais e mais toda a vida."

by Joana Viana

Pensamento


26 de agosto de 2010

O Pôr do Sol na Galé






Ainda da minha praia, venho enviar-vos, com muita AMIZADE e muitas saudades da nossa vida académica um grande beijinho.

Colega amiga helena serrador

Amizade


Ser amigo não é coisa de um dia!
São actos, palavras e atitudes que
se solidificam no tempo e não se
apagam mais.
Imagem da Internet

25 de agosto de 2010

14 de agosto de 2010

AGOSTO-Mês das Romarias!



Se for dar uma escapadela por estes lados, aqui tem mais uma festa tradicional a não perder...

Imagem da Internet

10 de agosto de 2010

9 de agosto de 2010

Lenda da Pastorinha do Arrabal
Era uma vez ... em tempos muito antigos, estava uma menina a pastorear o seu rebanho de algumas cabras...


Lenda da Pastorinha do Arrabal

Leiria Era um dia de canícula pesada, um daqueles dias em que a própria camisa é roupa demais para se trazer vestida. A menina pastora tinha sede. Como não tinha ali água para se dessedentar, nem havia fonte próxima, a pequenina pastora chorava.e ninguém lhe acudia.

Eis que uma fada muito branca, se aproximou da pastorinha que chorava e lhe perguntou:

“Que tens tu, pastorinha, para chorares tanto?”
“Choro porque tenho sede, muita sede, e aqui não há água para beber.”
“E porque não vais a tua casa beber água?”
“Não vou a minha casa beber água porque o meu pai bate-me, como já me tem batido de outras vezes por eu ir a casa. Ele não quer que eu deixe o gado sozinho.”
“Então vai a casa – lhe diz a fada – e leva as cabrinhas à tua frente. Lá bebes água e voltas ao pascigo.”
“O meu pai só quer que eu saia com o gado de manhãzinha, que traga a merenda e que regresse pouco antes do lusco–fusco. E, se assim não fizer, o meu pai bate-me.”
“Então, olha! Lhe disse a fada. Levanta aquela pedra, que ali está, e lá encontrarás água para beber.”

A pastorinha que tinha muita sede e que chorava por não ter água para beber, foi levantar a pedra, e lá encontrou água fresca, pura e cristalina, bebeu até ficar saciada, deixou de chorar, e, já sorridente, olhou, com alegria, as suas cabrinhas a pastar sob o sol tórrido daquele dia de Verão, voltando o seu olhar agradecido para a boa fada que lhe matara a sede, já não a viu.

Nunca mais a viu, mas também nunca mais a esqueceu.

30 de julho de 2010

Boas Férias ao grupo Teclar.

Olhando as crianças brincando
comecei a pensar
Talvez quando eu era criança
Adulta eu queria ficar...

E mil lembranças
Voltam em minha mente
De quando eu era pequenina
Uma criança somente...

Muitas recordações...
Dias felizes...As emoções
E até das tristezas
Que um dia tive...

Será que o adulto eu analisei?
Será que eu acreditei?
Que tudo seria melhor quando eu crescesse?
E adulta eu fiquei!!!!

E hoje eu quero confessar
Que a infãncia me fascina...
E que eu daria tudo...
Pra ficar outra vez pequenina!

Autora Célia Piovesan
Imagem da Internet


21 de julho de 2010

COMEMORAÇÕES DOS 100 ANOS DA REPÚBLICA

Como é do conhecimento de todos, este ano comemoram-se 100 anos da REPÚBLICA 1910- 2010 e Leiria também prestou a sua homenagem com um Roteiro Encenado Republicano. Percorremos algumas Ruas da cidade tendo terminado na CÂMARA, onde fomos recebidos pelo SR. Presidente da Câmara, DR. RAUL CASTRO. Depois de um lanchinho, viemos para a escadaria onde aguardámos a Charanga da G.N.R. que depois das Honras Militares desfilou pelas ruas da cidade. Fizeram parte dos figurantes:

Ana Rita Caseiro, Carlos Bartolomeu, Fernando Oliveira, Lelo Costa, Pedro Marques.

Músicos da SAMP

(Saxofone Alto) - Ana Rita e Sérgio Ventura

Ideia e textos - DR. ACÁCIO SOUSA

Foi a segunda vez que se fez este ROTEIRO e, no dia 29 de Outubro, haverá um JANTAR REPUBLICANO no Arquivo Distrital.

19 de julho de 2010

CASTELO DE POMBAL


ATAR - MOR DA IGREJA MATRIZ DE POMBAL


CORO DA IGREJA MATRIZ DE POMBAL


POLUIÇÃO DO RIO ARUNCA EM POMBAL


JARDIM DE POMBAL

Belo pormenor do Jardim de Pombal com o seu Coreto, esperando a chegada da BANDA!!!

15 de julho de 2010

Quadros2

ver apresentação

9 de julho de 2010

REDONDO- 2009

8 de julho de 2010

BRINQUEDOS...

 
Posted by Picasa

6 de julho de 2010

"PENSANDO"!!!

Nesta manhã bem quente de Julho, ao abrir a janela do meu quarto, encontrei este amigo sentado em cima de um automóvel!
Admirei-o e achei que estava muito "pensativo..."

Fiquei com vontade de fazer uma foto e de seguida perguntei a mim mesma:

- Qual será a razão de tanto pensamento?

Certamente também pensando na "crise" que a todos nos atormenta!!!

5 de julho de 2010

Mais uma BOA RECORDAÇÃO...



NESTA ALTURA O JOÃO QUINTA COMIA SEM PROBLEMAS....

ORA REPAREM BEM...

"CEGO VINDES DE AMOR"!!! LENDA

O lugar do Segodim deve o seu nome a uma lenda que conta que em certa noite de intenso temporal estava D. Isabel muito preocupada, na sua residência em MONTE REAL, pela demora do REI D. DINIS a regressar a casa.
Suspeitando que o Rei tivesse ido para AMOR (povoação) visitar uma das suas secretas amadas, a Rainha resolveu ir ao seu encontro com alguns dos seus criados. Ao longo do caminho, foi colocando, em buracos protegidos do temporal, luzes feitas com cascas de caracol cheias de azeite e um cordão aceso para sinalizar o mesmo.
Pelo caminho, ia a Rainha nessa azáfama quando encontrou o REI que, ao vê- la toda molhada naquele local, e àquela hora tardia, exclamou:

"QUE FAZEIS AQUI SENHORA MINHA?!"

A Rainha respondeu:

"Estava preocupada pela Vossa demora e pela Vossa vida e resolvi vir ao Vosso encontro senhor."

O Rei, ao ver as luzes colocadas no caminho, ficou muito perturbado e exclamou:

"Até que eu cego vi..."

Retorquiu a Rainha:

"Cego vindes de AMOR meu senhor."

Assim terá surgido o nome do lugar de Cegovindes - Cegovim - e hoje SEGODIM

4 de julho de 2010

Os meus registos

1 de julho de 2010

TIVE "INVEJA" DA LENITA E DO RICARDO!!!

Há já uns dias que não visitava o nosso blogue, pois estive de férias em Albufeira.Embora houvesse pc, era difícil a consulta pois havia imensas pessoas e todos desejavam consultar o seu correio.
De qualquer modo, há pouco, quando abri o nosso blogue, fiquei verdadeiramente emocionada e não resisti à tentação de mais uma vez mostrar a saudade que sinto daquele maravilhoso Projecto Teclar, criado pela nossa querida Professora Joana.
Sinto saudades das aulas, da Joana, do grupo maravilhoso que formámos, dos lanchinhos que de vez em quando faziamos, da convivência com a Professora São e os seus Meninos, enfim!!! só sei dizer que quando abri o blogue e via as fotos e mensagens da Lenita e do Ricardo, senti um "arrepio" e não tenho vergonha de dizer que uma lágriminha saltou dos meus olhos!!!
E já lá vai um ano desde que a nossa querida Joana nos deixou!!!
Todos sabemos que continuaremos unidos através deste blogue e de muitos encontros que continuaremos a realizar!
Para a Joana, Professora São e todos os colegas deste nosso Projecto Teclar, desejo umas óptimas férias e até a um próximo encontro.

30 de junho de 2010

A nossa Prof Joana ..... e a nossa parceira de trabalho São Coelho




Aqui estão as nossas Professoras com quem vivemos este Projecto Teclar inesquecível para TODOS


BEIJINHOS A TODO O GRUPO

AMIGA lena serrador

Recordando o sofrimento vivido nos Teatrinhos.......



Minutos de sofrimento......mas, depois vinha a alegria do trabalho cumprido.....

29 de junho de 2010

Recordando apenas ...


Não me deixa a memória esquecer de nada
Se a partilha é feita com amigos
Lembro o gosto das iguarias partilhadas;
o abafado, a ginja e os ...sorrisos.



26 de junho de 2010

Amores Perfeitos

Flor de paixão,
do sentimento,
da saúdade,
do lamento

Flor que aquece,
entorpece,
adormece.
Flores que falam
ao coração
que trazem de volta,
uma grande paixão.


Imagem da Internet