Se uma criança vive criticada
aprende a condenar.
Se uma criança vive com hostilidade
aprende a brigar.
Se uma criança vive envergonhada
aprende a sentir-se culpada.
Se uma criança vive com tolerãncia
aprende a confiar.
Se uma criança viva valorizada
aprende a valorizar.
Se uma criança vive com igualdade
aprende a ser justa.
Se uma criança vive com segurança
aprende a ter fé.
Se uma criança vive com compreensão
aprende a acreditar em si própria.
Se uma criança vive com amizade e carinho
aprende a encontrar o amor no mundo.
Texto e imagem da Internet
22 de outubro de 2010
As crianças aprendem o que vivem
21 de outubro de 2010
O OUTONO CHEGOU!
A andorinha partiu.O Sol mais cedo se deitou.
A chuva miudinha caíu,
Então o Outono chegou.
A videira triste está a chorar,
ela sem uvas ficou.
Cheira a vinho novo no lagar.
Então o Outono chegou.
As temperaturas desceram.
O vento assobiou.
As aulas já começaram.
Então o Outono chegou.
Oa lagartos hibernaram.
A árvore despida ficou.
As folhas soltas dançaram,
Então o Outono chegou.
Texto e imagem da Internet
15 de outubro de 2010
10 de outubro de 2010
Passeio numa charrette em SiNtRa
Lindos Cavalos; não acham???....
Lindos, lindos, lindos...apetece mesmo dar uma voltinha, levada por eles...
9 de outubro de 2010
OUTONO a estação das frutas
Com a chegada do Outono, as temperaturas começam a esfriar, as folhas a cairem, mas nesta época do ano é também o tempo das frutas e um bem para a nossa saúde.4 de outubro de 2010
"MEDO"...
MEDOMedo de ser velha…
Do que fui e do que sou…
De estar sem ninguém sem pão
De amar e não ser amada…
Mas…
Se chegar a velha quero
Que me limpem o rosto enrugado
Que me dêem colo como dei aos meus filhos…
Se chegar a velha…
Estendam – me a mão,
Não fujam de mim, pois ainda sei amar…
Mas como não quero ser velha,
Quero chegar ao fim como aos vinte anos,
Mais jovem de quando dei o primeiro beijo…
Mais menina do que no tempo da escola…
Mais feliz porque cheguei a velha!
Leiria 1 de Outubro 2010
ALICE GOVERNO
2 de outubro de 2010
CICLO DA VIDA
OS AVÓSO tempo de contar histórias
é o tempo que fica na memória
e quantas vezes foram os avós
que inventaram um conto para nós.
Com principes e fadas à mistura,
numa mescla de sonho e aventura,
com bruxas e gigantes de temer,
numa mescla de dor e de prazer.
Pela atenção, conselhos e carinhos
que nos deram com grande afeição
quando um dia sem força, já velhinhos,
partirem rumo aos céus nossos avós,
é natural que chore o coração
e que com eles vá parte de nós.
(Professor Fernando Cardoso)
Imagem da internet
1 de outubro de 2010
30 de setembro de 2010
29 de setembro de 2010
27 de setembro de 2010
ReNoVo ----- Miguel Torga
O poeta descobre no seu rosto.
A cada novo olhar, nova paisagem,
A cada novo fruto, novo gosto.
Se outra porta infernal nos dá passagem,
Se é outro vinho, feito de outro mosto
O que nos embriaga de coragem,
Troquemos por sol-nado o que é sol posto!
Condição deste mundo é ser do mundo.
É ser do tempo, e ser no tempo fundo
Como um poço que rega na janela
O cravo roxo que perfuma o céu.
É ter nos braços novos a donzela
Filha doutra donzela que morreu.
Miguel Torga
21 de setembro de 2010
QUADRAS DE ANTÓNIO ALEIXO

No passado mês de Julho, no Convento de S.José em Lagoa, fomos visitar a já Tradicional Doçaria Conventual.
Para além dos deliciosos doces, de bons espectáculos, de uma exposição de pinturas de artistas Algarvios, poderíamos encontrar também, uns quadradinhos de papés "soltos" com o rosto do Poeta Algarvio António Aleixo e cada um com uma quadra diferente.
Como achei interessante, aqui vão algumas das suas quadras populares bem conhecidas:
"O mundo só pode ser
Melhor do que até aqui,
-Quando consigas fazer
Mais p´los outros que por ti!"
"Entre leigos ou letrados,
Fala só de vez em quando,
Que nós, às vezes, calados,
Dizemos mais que falando."
"Quando os homens se convençam
Que à força na da se faz,
Serão felizes os que pensam
Num mundo de amor e paz."
"Embora os meus olhos sejam
Os mais pequenos do mundo,
O que importa é que eles vejam
O que os homens são no fundo."
"Quem prende a água que corre
É por si próprio enganado:
O ribeirinho não morre,
Vai correr por outro lado."
"Para não fazeres ofensas
E teres dias felizes,
Não digas tudo o que pensas,
Mas pensa tudo o que dizes."
Elisa Pinto
16 de setembro de 2010
DESPEDIDA de VERÃO ....
Despedida de Verão
Galé, Agosto 2010
FOTOS --- helena serrador
----------------------------------------
15 de setembro de 2010
120 Anos de AGATHA CRISITIE
AGATHA CRISTIE, como é mundialmente conhecida, chamava - se AGATA MAY CLARISSA MALLOWAU.Nasceu em Torquay, 15 de Setembro de 1890 e faleceu em Wallingford, 12 de Janeiro de 1976.
Foi uma romancista policial britânica e autora de mais de oitenta livros.
Ficou conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, tendo outros títulos e criou os famosos personagens, Mercule Poirot, Miss Marple, Tommy, entre outros.
Das muitas obras escritas saliento
"O INIMIGO SECRETO"
"O MISTÉRIO DO TREM AZUL"
"O HOMEM DO FATO CASTANHO"
Imagem e informação tiradas da net.
10 de setembro de 2010
4 CAPITIAS DA EUROPA CENTRAL
Umas longas férias de Verão...
Aqui vão umas fotos tiradas naquelas que são consideradas as "Capitias Imperiais"...
Budapeste,Viena de Áustria,Praga:
7 de setembro de 2010
PRESENTE!!!
O Ano Lectivo está a começar e há uns anos, por esta altura, estavamos desejosos de voltar ao trabalho!Todos sabemos dos bons tempos que passámos juntos, e espero que os recordem, assim como eu, de vez em quando, revejo as fotos das aulas, dos nossos lanches, dos encontros que temos com a nossa Professora Joana, e dos meninos que connosco trabalharam e com quem eu tanto aprendi!
Mas a vida é assim!!! tudo tem um fim !!! e as nossas aulas terminaram com a Professora Joana, mas a amizade, para mim, ficará sempre!
E perguntarão... mas que tem a ver esta foto com este assunto?
É que este desejo foi feito pelo meu neto João que tem sete anos de idade, e lembrei - me de o publicar para que possam apreciar o que para mim é uma verdadeira "OBRA DE ARTE"... o PAI e a MÃE.
Um abraço a todos os colegas e um beijinho para a JOANA
Maria da Cruz
2 de setembro de 2010
LUAR .... Miguel Torga
É de puro luar este poema.
É deste irmão quimérico dos sóis,
Branco e fechado como um teorema
E a ter corpo na voz dos rouxinóis.
(.................................)
Miguel Torga
O fim de um dia de Praia...
O Sol a despedir-se, quási noite, mas as pessoas continuavam a saborear a temperatura maravilhosa e o bem estar que se sente no final de um dia bem passado!
Já de regresso, de umas férias bem passadas, venho enviar-vos a todos um beijinho e dizer-vos " Até Breve Amigos "
Colega amiga helena serrador
28 de agosto de 2010
DESCRECER
Quando ainda que todos os dias amanheciam e eram meus.
Havia uma espuma e um mar em cada coisa
percorríamos o sol.
plantávamos flores, para oferecer
ao notáriodo 4º ano.
Crescíamos e riamos deitados no chão
da escada, imundos e nus.
Gostava de plantar flores nas janelas.
Do livro- As Tormentas
Imagem da Internet
desculpem; agora é que vai o pensamento!
Passou a imagem sem por o texto.
"Aprender é ganhar consciência de quanto
se sabe para querer saber ainda mais.
Mais e mais toda a vida."
by Joana Viana
26 de agosto de 2010
O Pôr do Sol na Galé
Ainda da minha praia, venho enviar-vos, com muita AMIZADE e muitas saudades da nossa vida académica um grande beijinho.
Colega amiga helena serrador
Amizade

25 de agosto de 2010
14 de agosto de 2010
AGOSTO-Mês das Romarias!

Se for dar uma escapadela por estes lados, aqui tem mais uma festa tradicional a não perder...
Imagem da Internet
10 de agosto de 2010
9 de agosto de 2010
Era uma vez ... em tempos muito antigos, estava uma menina a pastorear o seu rebanho de algumas cabras...
Lenda da Pastorinha do Arrabal
Leiria Era um dia de canícula pesada, um daqueles dias em que a própria camisa é roupa demais para se trazer vestida. A menina pastora tinha sede. Como não tinha ali água para se dessedentar, nem havia fonte próxima, a pequenina pastora chorava.e ninguém lhe acudia.
Eis que uma fada muito branca, se aproximou da pastorinha que chorava e lhe perguntou:
“Que tens tu, pastorinha, para chorares tanto?”
“Choro porque tenho sede, muita sede, e aqui não há água para beber.”
“E porque não vais a tua casa beber água?”
“Não vou a minha casa beber água porque o meu pai bate-me, como já me tem batido de outras vezes por eu ir a casa. Ele não quer que eu deixe o gado sozinho.”
“Então vai a casa – lhe diz a fada – e leva as cabrinhas à tua frente. Lá bebes água e voltas ao pascigo.”
“O meu pai só quer que eu saia com o gado de manhãzinha, que traga a merenda e que regresse pouco antes do lusco–fusco. E, se assim não fizer, o meu pai bate-me.”
“Então, olha! Lhe disse a fada. Levanta aquela pedra, que ali está, e lá encontrarás água para beber.”
A pastorinha que tinha muita sede e que chorava por não ter água para beber, foi levantar a pedra, e lá encontrou água fresca, pura e cristalina, bebeu até ficar saciada, deixou de chorar, e, já sorridente, olhou, com alegria, as suas cabrinhas a pastar sob o sol tórrido daquele dia de Verão, voltando o seu olhar agradecido para a boa fada que lhe matara a sede, já não a viu.
Nunca mais a viu, mas também nunca mais a esqueceu.
30 de julho de 2010
Boas Férias ao grupo Teclar.
Olhando as crianças brincandocomecei a pensar
Talvez quando eu era criança
Adulta eu queria ficar...
E mil lembranças
Voltam em minha mente
De quando eu era pequenina
Uma criança somente...
Muitas recordações...
Dias felizes...As emoções
E até das tristezas
Que um dia tive...
Será que o adulto eu analisei?
Será que eu acreditei?
Que tudo seria melhor quando eu crescesse?
E adulta eu fiquei!!!!
E hoje eu quero confessar
Que a infãncia me fascina...
E que eu daria tudo...
Pra ficar outra vez pequenina!
Autora Célia Piovesan
Imagem da Internet
21 de julho de 2010
COMEMORAÇÕES DOS 100 ANOS DA REPÚBLICA
Como é do conhecimento de todos, este ano comemoram-se 100 anos da REPÚBLICA 1910- 2010 e Leiria também prestou a sua homenagem com um Roteiro Encenado Republicano. Percorremos algumas Ruas da cidade tendo terminado na CÂMARA, onde fomos recebidos pelo SR. Presidente da Câmara, DR. RAUL CASTRO. Depois de um lanchinho, viemos para a escadaria onde aguardámos a Charanga da G.N.R. que depois das Honras Militares desfilou pelas ruas da cidade. Fizeram parte dos figurantes:
Ana Rita Caseiro, Carlos Bartolomeu, Fernando Oliveira, Lelo Costa, Pedro Marques.
Músicos da SAMP
(Saxofone Alto) - Ana Rita e Sérgio Ventura
Ideia e textos - DR. ACÁCIO SOUSA
Foi a segunda vez que se fez este ROTEIRO e, no dia 29 de Outubro, haverá um JANTAR REPUBLICANO no Arquivo Distrital.
















