18 de novembro de 2010
17 de novembro de 2010
Lenda do Rio Lis e Lena
No mesmo dia que nasceu o Lena;
Mas com muita Paixão, com muita Pena
De seu berço não ser na mesma Terra.
Andando, andando alegres, murmurantes,
Na mesma direcção ambos corriam;
Neles bebendo, as aves chilreantes
Cantavam esse amor que ambos sentiam
Um dia já espigados, já crescidos
Contrataram casar, de amor perdidos
Num Domingo, em Leiria de mansinho...
Mas Lena, assim a modo envergonhada
Do povo, foi casar toda enfeitada
Com o Lis mais abaixo um bocadinho.
Marques da Cruz ---1888--1958
E, como estou na fase das LENDAS e, aprecio imenso "A" do LIS e do LENA ... não resisti a publicá-la...
O porquê do verão de S. Martinho
O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro.
Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.
O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.
O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.
Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.
Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.
------------------------------------------------------------------
Obs: Embora com uns dias de atraso venho reavivar nas nossas memórias " A lenda do Verão de S. Martinho"
16 de novembro de 2010
Natalia Juskiewicz - Um violino no fado.wmv
Natalia Juskiewicz é uma violinista polaca que reside em Portugal há vários anos. Titular de um diploma superior em estudos clássicos de violino, pela Academia de Poznan, uma das escolas mais conceituadas do mundo, iniciou a sua carreira musical como interprete solista e, também, integrando orquestras e formações polacas de prestígio internacional.
Durante umas férias, apaixonou-se por Portugal gostou da cultura, adpatando-se bem à língua portuguesa, e tem participado em vários espectáculos, a solo ou fazendo parte de inúmeras orquestras e grupos musicais.
15 de novembro de 2010
O Interior da Nossa Senhora da Lapa
--------
Lindo o interior da Nossa Senhora da Lapa com o seu altar todo em talha dourada!
Como sabemos há em todo o Portugal, quer no Norte, quer no Centro, no Alentejo ou Algarve lindas, mas lindas Igrejinhas, recheadas de talha dourada ... é maravilhoso o nosso peqeno País.
Casa florida na LaPA
Esta é uma linda casa de granito, muito bonita, cuidadosamente enfeitada com Flores muito singelas roxas!
DÁ gosto apreciar estas casas maravilhosas na SERRA!!!:::
Escolhi esta casa para publicar na gravura, com a mesma côr das Flores que a Margarida pôs, para ficar tudo ainda mais bonito e condizente!!!.............
Fotografei esta casa , na Lapa, em Setembro, 2010
14 de novembro de 2010
Lampreia do Rio Minho
A lampreia do rio Minho, está em destaque durante os meses de Fevereiro e Março no Alto Minho.Muitos restaurantes vão ter à sua mesa este ciclóstomo.
Os pratos serão confeccionados de várias maneiras(o arroz, bordalesa, assada entre outros). A imagem mostra uma à bordalesa à maneira!
Este ciclóstomo vai arriba Lima, arriba Minho, arriba Cávado.
E é destes rios que a lampreia é tirada para ser preparada nos restaurantes do Minho.
Para quem é apreciador deste prato, a lampreia é uma iguaria requintada!
Imagem da Internet
13 de novembro de 2010
Aos amigos do Teclar para não esquecermos o nosso blogue!!!

Flor que não dura
Mais do que a sombra dum momento
Tua frescura
Persiste no meu pensamento
Não te perdi
No que sou eu,
Só nunca mais, ó flor te vi
Onde não sou senão a terra e o céu.
Fernando Pessoa
11 de novembro de 2010
Cidade de leiria
Lenda das tres portas da sé
9 de novembro de 2010
Notícias da TURMA D
Os parceiros do Projecto EDUCULT, que desta feita encontrámos em Godollo - Hungria, em Outubro, continuam a recordar-vos com muita alegria e enviam saudações (especialmente os Turcos).
Recados entregues e promessas cumpridas!
7 de novembro de 2010
Pequenos passos, GRANDES GESTOS.
Ontem, em Leiria, houve uma caminhada contra o cancro da mama.Começou no Parque de Santo Agostinho, onde se fizeram as inscrições e o aquecimento, para de seguida iniciar a caminhada...
Embora pudessem ter comparecido mais pessoas, havia muita gente que se associou ao acontecimento, prestando a sua homenagem a todas as mulheres que combatem... ou combateram... e sofreram... com esta terrível doença...
Eu também entrei na caminhada e gostei...
Todos devemos fazer a prevenção do cancro da mama.
5 de novembro de 2010
Comemorações do centenário da República
Na primeira parte deste espectáculo será interpretado um Te Deum da autoria de Inácio Aires de Azevedo, o mais distinto compositor e músico amador de Leiria da centúria de oitocentos, ourives de profissão. Figura com uma forte intervenção social, Aires de Azevedo, foi em 1882 Presidente do Município de Leiria e a 7 de Outubro de 1910, o seu filho, Inácio Veríssimo de Azevedo, fervoroso entusiasta do movimento republicano, foi o primeiro Presidente da Comissão Municipal Republicana da nossa cidade.
23 de outubro de 2010
22 de outubro de 2010
As crianças aprendem o que vivem
Se uma criança vive criticada
aprende a condenar.
Se uma criança vive com hostilidade
aprende a brigar.
Se uma criança vive envergonhada
aprende a sentir-se culpada.
Se uma criança vive com tolerãncia
aprende a confiar.
Se uma criança viva valorizada
aprende a valorizar.
Se uma criança vive com igualdade
aprende a ser justa.
Se uma criança vive com segurança
aprende a ter fé.
Se uma criança vive com compreensão
aprende a acreditar em si própria.
Se uma criança vive com amizade e carinho
aprende a encontrar o amor no mundo.
Texto e imagem da Internet
21 de outubro de 2010
O OUTONO CHEGOU!
A andorinha partiu.O Sol mais cedo se deitou.
A chuva miudinha caíu,
Então o Outono chegou.
A videira triste está a chorar,
ela sem uvas ficou.
Cheira a vinho novo no lagar.
Então o Outono chegou.
As temperaturas desceram.
O vento assobiou.
As aulas já começaram.
Então o Outono chegou.
Oa lagartos hibernaram.
A árvore despida ficou.
As folhas soltas dançaram,
Então o Outono chegou.
Texto e imagem da Internet
15 de outubro de 2010
10 de outubro de 2010
Passeio numa charrette em SiNtRa
Lindos Cavalos; não acham???....
Lindos, lindos, lindos...apetece mesmo dar uma voltinha, levada por eles...
9 de outubro de 2010
OUTONO a estação das frutas
Com a chegada do Outono, as temperaturas começam a esfriar, as folhas a cairem, mas nesta época do ano é também o tempo das frutas e um bem para a nossa saúde.4 de outubro de 2010
"MEDO"...
MEDOMedo de ser velha…
Do que fui e do que sou…
De estar sem ninguém sem pão
De amar e não ser amada…
Mas…
Se chegar a velha quero
Que me limpem o rosto enrugado
Que me dêem colo como dei aos meus filhos…
Se chegar a velha…
Estendam – me a mão,
Não fujam de mim, pois ainda sei amar…
Mas como não quero ser velha,
Quero chegar ao fim como aos vinte anos,
Mais jovem de quando dei o primeiro beijo…
Mais menina do que no tempo da escola…
Mais feliz porque cheguei a velha!
Leiria 1 de Outubro 2010
ALICE GOVERNO
2 de outubro de 2010
CICLO DA VIDA
OS AVÓSO tempo de contar histórias
é o tempo que fica na memória
e quantas vezes foram os avós
que inventaram um conto para nós.
Com principes e fadas à mistura,
numa mescla de sonho e aventura,
com bruxas e gigantes de temer,
numa mescla de dor e de prazer.
Pela atenção, conselhos e carinhos
que nos deram com grande afeição
quando um dia sem força, já velhinhos,
partirem rumo aos céus nossos avós,
é natural que chore o coração
e que com eles vá parte de nós.
(Professor Fernando Cardoso)
Imagem da internet
1 de outubro de 2010
30 de setembro de 2010
29 de setembro de 2010
27 de setembro de 2010
ReNoVo ----- Miguel Torga
O poeta descobre no seu rosto.
A cada novo olhar, nova paisagem,
A cada novo fruto, novo gosto.
Se outra porta infernal nos dá passagem,
Se é outro vinho, feito de outro mosto
O que nos embriaga de coragem,
Troquemos por sol-nado o que é sol posto!
Condição deste mundo é ser do mundo.
É ser do tempo, e ser no tempo fundo
Como um poço que rega na janela
O cravo roxo que perfuma o céu.
É ter nos braços novos a donzela
Filha doutra donzela que morreu.
Miguel Torga
21 de setembro de 2010
QUADRAS DE ANTÓNIO ALEIXO

No passado mês de Julho, no Convento de S.José em Lagoa, fomos visitar a já Tradicional Doçaria Conventual.
Para além dos deliciosos doces, de bons espectáculos, de uma exposição de pinturas de artistas Algarvios, poderíamos encontrar também, uns quadradinhos de papés "soltos" com o rosto do Poeta Algarvio António Aleixo e cada um com uma quadra diferente.
Como achei interessante, aqui vão algumas das suas quadras populares bem conhecidas:
"O mundo só pode ser
Melhor do que até aqui,
-Quando consigas fazer
Mais p´los outros que por ti!"
"Entre leigos ou letrados,
Fala só de vez em quando,
Que nós, às vezes, calados,
Dizemos mais que falando."
"Quando os homens se convençam
Que à força na da se faz,
Serão felizes os que pensam
Num mundo de amor e paz."
"Embora os meus olhos sejam
Os mais pequenos do mundo,
O que importa é que eles vejam
O que os homens são no fundo."
"Quem prende a água que corre
É por si próprio enganado:
O ribeirinho não morre,
Vai correr por outro lado."
"Para não fazeres ofensas
E teres dias felizes,
Não digas tudo o que pensas,
Mas pensa tudo o que dizes."
Elisa Pinto
16 de setembro de 2010
DESPEDIDA de VERÃO ....
Despedida de Verão
Galé, Agosto 2010
FOTOS --- helena serrador
----------------------------------------
15 de setembro de 2010
120 Anos de AGATHA CRISITIE
AGATHA CRISTIE, como é mundialmente conhecida, chamava - se AGATA MAY CLARISSA MALLOWAU.Nasceu em Torquay, 15 de Setembro de 1890 e faleceu em Wallingford, 12 de Janeiro de 1976.
Foi uma romancista policial britânica e autora de mais de oitenta livros.
Ficou conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, tendo outros títulos e criou os famosos personagens, Mercule Poirot, Miss Marple, Tommy, entre outros.
Das muitas obras escritas saliento
"O INIMIGO SECRETO"
"O MISTÉRIO DO TREM AZUL"
"O HOMEM DO FATO CASTANHO"
Imagem e informação tiradas da net.
10 de setembro de 2010
4 CAPITIAS DA EUROPA CENTRAL
Umas longas férias de Verão...
Aqui vão umas fotos tiradas naquelas que são consideradas as "Capitias Imperiais"...
Budapeste,Viena de Áustria,Praga:
7 de setembro de 2010
PRESENTE!!!
O Ano Lectivo está a começar e há uns anos, por esta altura, estavamos desejosos de voltar ao trabalho!Todos sabemos dos bons tempos que passámos juntos, e espero que os recordem, assim como eu, de vez em quando, revejo as fotos das aulas, dos nossos lanches, dos encontros que temos com a nossa Professora Joana, e dos meninos que connosco trabalharam e com quem eu tanto aprendi!
Mas a vida é assim!!! tudo tem um fim !!! e as nossas aulas terminaram com a Professora Joana, mas a amizade, para mim, ficará sempre!
E perguntarão... mas que tem a ver esta foto com este assunto?
É que este desejo foi feito pelo meu neto João que tem sete anos de idade, e lembrei - me de o publicar para que possam apreciar o que para mim é uma verdadeira "OBRA DE ARTE"... o PAI e a MÃE.
Um abraço a todos os colegas e um beijinho para a JOANA
Maria da Cruz
2 de setembro de 2010
LUAR .... Miguel Torga
É de puro luar este poema.
É deste irmão quimérico dos sóis,
Branco e fechado como um teorema
E a ter corpo na voz dos rouxinóis.
(.................................)
Miguel Torga
O fim de um dia de Praia...
O Sol a despedir-se, quási noite, mas as pessoas continuavam a saborear a temperatura maravilhosa e o bem estar que se sente no final de um dia bem passado!
Já de regresso, de umas férias bem passadas, venho enviar-vos a todos um beijinho e dizer-vos " Até Breve Amigos "
Colega amiga helena serrador
28 de agosto de 2010
DESCRECER
Quando ainda que todos os dias amanheciam e eram meus.
Havia uma espuma e um mar em cada coisa
percorríamos o sol.
plantávamos flores, para oferecer
ao notáriodo 4º ano.
Crescíamos e riamos deitados no chão
da escada, imundos e nus.
Gostava de plantar flores nas janelas.
Do livro- As Tormentas
Imagem da Internet
desculpem; agora é que vai o pensamento!
Passou a imagem sem por o texto.
"Aprender é ganhar consciência de quanto
se sabe para querer saber ainda mais.
Mais e mais toda a vida."
by Joana Viana
26 de agosto de 2010
O Pôr do Sol na Galé
Ainda da minha praia, venho enviar-vos, com muita AMIZADE e muitas saudades da nossa vida académica um grande beijinho.
Colega amiga helena serrador









