30 de novembro de 2010

Homenagem a Fernando Pessoa



(...................................)
Prefiro rosas, meu amor, à pátria,
E antes magnólias amo
Que a glória e a virtude.

Logo que a vida me não canse, deixo
Que a vida por mim passe
Logo que eu fique o mesmo.

Que importa àquele a quem já nada importa
Que um perca e outro vença,
Se a aurora raia sempre,

Se cada ano com a Primavera
As folhas aparecem
E com o Outono cessam?
E o resto, as outras coisas que os humanos
Acrescentam à vida,
Que me aumentam na alma?

Nada, salvo o desejo de indiferença
E a confiança mole
Na hora fugitiva.

(..................,................)

Fernando Pessoa faz 75 anos sobre a sua morte
Faleceu com 47 anos, em Lisboa a 30 de Novembro de 1935

27 de novembro de 2010

Velhas Árvores (Olavo Bilac)

Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.
Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo. Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,
Na glória de alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!

24 de novembro de 2010

23 de novembro de 2010

O VALE DAS FADAS

Frases para Orkut

Faça o inusitado! Envie recados de Fadas!


Asas delicadas pegam uma profusão
E em teias de cores tecnicolor
As colocam suavemente,
Enquanto uma fada elegante passa
Dançando rápidamente!

Já se foram, tão de repente,
Mas eu seique meu olhar não mente,
E apesar de saber que ninguém acreditará em mim
Eu vi as fadas e sei que elas existem, sim,
Nas primeiras horas da alvorada,
Aqui no vale das fadas.

imagem e texto da Internet

22 de novembro de 2010

Dia Mundial da Criança:1 de Junho 1975 (A Flor da Liberdade)

Já passaram 35 anos....

21 de novembro de 2010

MOSTEIRO DE TIBÃES- BRAGA

Fundado no século x, foi reconstruido, transformando-se num dos mais ricos e poderosos mosteiros do Norte de Portugal.

Além desta beleza deste mosteiro existe uma curiosidade muito peculiar: são os cogumelos gigantes que se podem observar suas características, que se envolvem à volta da cerca.

O Mosteiro de São Martinho de Tibães, convida-o a participar numa viagem pelos seus belos espaços, jardins; especialmente aqueles que estão mais ligados à gastronomia Beneditina.

E porque é quási Natal, nada melhor que uma prova de doçes conventuais que os
monges tanto apreciavam nesta quadra festiva!
Um passeio a não perder.

Imagem da Internet

18 de novembro de 2010

Desenhos animados

Check out this SlideShare Presentation:

Gatos

Check out this SlideShare Presentation:

FoNtE dos RiOs LIS e LENA

LIS e LENA

17 de novembro de 2010

Lenda do Rio Lis e Lena

Nasceu o rio Lis junto a uma serra
No mesmo dia que nasceu o Lena;
Mas com muita Paixão, com muita Pena
De seu berço não ser na mesma Terra.

Andando, andando alegres, murmurantes,
Na mesma direcção ambos corriam;
Neles bebendo, as aves chilreantes
Cantavam esse amor que ambos sentiam

Um dia já espigados, já crescidos
Contrataram casar, de amor perdidos
Num Domingo, em Leiria de mansinho...

Mas Lena, assim a modo envergonhada
Do povo, foi casar toda enfeitada
Com o Lis mais abaixo um bocadinho.


Marques da Cruz ---1888--1958


E, como estou na fase das LENDAS e, aprecio imenso "A" do LIS e do LENA ... não resisti a publicá-la...
LENDA DE SÃO MARTINHO
O porquê do verão de S. Martinho

O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro.
Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.
O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.
O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.
Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.
Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.

------------------------------------------------------------------
Obs: Embora com uns dias de atraso venho reavivar nas nossas memórias " A lenda do Verão de S. Martinho"

GIL VICENTE-O pai do teatro Português

Nós somos vidas das gentes
e morte de nossas vidas;
a tiranos, pacientes,
que a unhas e a dentes
nos tem as almas roídas.
Para que é parouvelar?
Que queira ser pecador
o Lavrador;
não tem tempo nem lugar
nem somente d'alimpar
as gotas do seu suor.


Gil Vicente in Auto da Barca do Purgatório

16 de novembro de 2010

Natalia Juskiewicz - Um violino no fado.wmv

Natalia Juskiewicz é uma violinista polaca que reside em Portugal há vários anos. Titular de um diploma superior em estudos clássicos de violino, pela Academia de Poznan, uma das escolas mais conceituadas do mundo, iniciou a sua carreira musical como interprete solista e, também, integrando orquestras e formações polacas de prestígio internacional.

Durante umas férias, apaixonou-se por Portugal gostou da cultura, adpatando-se bem à língua portuguesa, e tem participado em vários espectáculos, a solo ou fazendo parte de inúmeras orquestras e grupos musicais.

15 de novembro de 2010

A Senhora da LaPa

O Interior da Nossa Senhora da Lapa



--------
Lindo o interior da Nossa Senhora da Lapa com o seu altar todo em talha dourada!

Como sabemos há em todo o Portugal, quer no Norte, quer no Centro, no Alentejo ou Algarve lindas, mas lindas Igrejinhas, recheadas de talha dourada ... é maravilhoso o nosso peqeno País.

Santuário da Senhora da LaPa

Casa florida na LaPA



Esta é uma linda casa de granito, muito bonita, cuidadosamente enfeitada com Flores muito singelas roxas!

DÁ gosto apreciar estas casas maravilhosas na SERRA!!!:::

Escolhi esta casa para publicar na gravura, com a mesma côr das Flores que a Margarida pôs, para ficar tudo ainda mais bonito e condizente!!!.............

Fotografei esta casa , na Lapa, em Setembro, 2010
Recados para Orkut
Recados para orkut

14 de novembro de 2010

Lampreia do Rio Minho

A lampreia do rio Minho, está em destaque durante os meses de Fevereiro e Março no Alto Minho.
Muitos restaurantes vão ter à sua mesa este ciclóstomo.
Os pratos serão confeccionados de várias maneiras(o arroz, bordalesa, assada entre outros). A imagem mostra uma à bordalesa à maneira!


Este ciclóstomo vai arriba Lima, arriba Minho, arriba Cávado.
E é destes rios que a lampreia é tirada para ser preparada nos restaurantes do Minho.

Para quem é apreciador deste prato, a lampreia é uma iguaria requintada!

Imagem da Internet

13 de novembro de 2010

Aos amigos do Teclar para não esquecermos o nosso blogue!!!


Flor que não dura

Mais do que a sombra dum momento

Tua frescura

Persiste no meu pensamento

Não te perdi

No que sou eu,

Só nunca mais, ó flor te vi

Onde não sou senão a terra e o céu.

Fernando Pessoa

11 de novembro de 2010

Cidade de leiria

Check out this SlideShare Presentation:

Lenda das tres portas da sé

Check out this SlideShare Presentation:

9 de novembro de 2010

Notícias da TURMA D



Os meninos pediram-me para contar aos crescidos que já estão muito "grandes", aprenderam muito mais coisas, que todos lêem bem (a Mª João, o Vítor e a Carolina também) e para lhes mandar "abraços e beijinhos".
Os parceiros do Projecto EDUCULT, que desta feita encontrámos em Godollo - Hungria, em Outubro, continuam a recordar-vos com muita alegria e enviam saudações (especialmente os Turcos).
Recados entregues e promessas cumpridas!
Agora é a minha vez: Um grande beijinho para todos com votos que estejam de boa saúde e bem dispostos .Vão dando notícias!
Se quiserem ver notícias do nosso projecto, como sabem, podem passar pelo blogue da turma, pelo blogue Educult ou irem até ao grupo no Facebook .

Beijinhos para todos com saudades:))
São Coelho

7 de novembro de 2010

Pequenos passos, GRANDES GESTOS.

Ontem, em Leiria, houve uma caminhada contra o cancro da mama.
Começou no Parque de Santo Agostinho, onde se fizeram as inscrições e o aquecimento, para de seguida iniciar a caminhada...
Embora pudessem ter comparecido mais pessoas, havia muita gente que se associou ao acontecimento, prestando a sua homenagem a todas as mulheres que combatem... ou combateram... e sofreram... com esta terrível doença...
Eu também entrei na caminhada e gostei...
Todos devemos fazer a prevenção do cancro da mama.

5 de novembro de 2010

Comemorações do centenário da República

No âmbito das Comemorações Locais do Centenário da República, Leiria recebe um espectáculo único e simbólico, que junta em palco mais de três centenas de músicos e coralistas que, numa simbiose inédita, vão prestar homenagem a grandes compositores nacionais. Na primeira parte deste espectáculo será interpretado um Te Deum da autoria de Inácio Aires de Azevedo, o mais distinto compositor e músico amador de Leiria da centúria de oitocentos, ourives de profissão.



Na primeira parte deste espectáculo será interpretado um Te Deum da autoria de Inácio Aires de Azevedo, o mais distinto compositor e músico amador de Leiria da centúria de oitocentos, ourives de profissão. Figura com uma forte intervenção social, Aires de Azevedo, foi em 1882 Presidente do Município de Leiria e a 7 de Outubro de 1910, o seu filho, Inácio Veríssimo de Azevedo, fervoroso entusiasta do movimento republicano, foi o primeiro Presidente da Comissão Municipal Republicana da nossa cidade.

23 de outubro de 2010

22 de outubro de 2010

As crianças aprendem o que vivem

Se uma criança vive criticada
aprende a condenar.
Se uma criança vive com hostilidade
aprende a brigar.
Se uma criança vive envergonhada
aprende a sentir-se culpada.
Se uma criança vive com tolerãncia
aprende a confiar.
Se uma criança viva valorizada
aprende a valorizar.
Se uma criança vive com igualdade
aprende a ser justa.
Se uma criança vive com segurança
aprende a ter fé.
Se uma criança vive com compreensão
aprende a acreditar em si própria.
Se uma criança vive com amizade e carinho
aprende a encontrar o amor no mundo.


Texto e imagem da Internet

21 de outubro de 2010

O OUTONO CHEGOU!

A andorinha partiu.
O Sol mais cedo se deitou.
A chuva miudinha caíu,
Então o Outono chegou.

A videira triste está a chorar,
ela sem uvas ficou.
Cheira a vinho novo no lagar.
Então o Outono chegou.

As temperaturas desceram.
O vento assobiou.
As aulas já começaram.
Então o Outono chegou.

Oa lagartos hibernaram.
A árvore despida ficou.
As folhas soltas dançaram,
Então o Outono chegou.


Texto e imagem da Internet


15 de outubro de 2010

10 de outubro de 2010



E,...pelo que podemos vêr o "monsieur" vai bem animado--- este não está nada murcho...Oh Maria da Cruz....

Passeio numa charrette em SiNtRa



Lindos Cavalos; não acham???....
Lindos, lindos, lindos...apetece mesmo dar uma voltinha, levada por eles...

9 de outubro de 2010

Flores

Os melhores Imagens de flores:
www.MiniRecados.com/imagens_de_flores/


Para todos os amigos do teclar

Flores

Os melhores Imagens de flores:
www.MiniRecados.com/imagens_de_flores/


OUTONO a estação das frutas

Com a chegada do Outono, as temperaturas começam a esfriar, as folhas a cairem, mas nesta época do ano é também o tempo das frutas e um bem para a nossa saúde.

4 de outubro de 2010

"MEDO"...

MEDO

Medo de ser velha…
Do que fui e do que sou…
De estar sem ninguém sem pão
De amar e não ser amada…
Mas…
Se chegar a velha quero
Que me limpem o rosto enrugado
Que me dêem colo como dei aos meus filhos…
Se chegar a velha…
Estendam – me a mão,
Não fujam de mim, pois ainda sei amar…
Mas como não quero ser velha,
Quero chegar ao fim como aos vinte anos,
Mais jovem de quando dei o primeiro beijo…
Mais menina do que no tempo da escola…
Mais feliz porque cheguei a velha!



Leiria 1 de Outubro 2010




ALICE GOVERNO

Foto de Maria da Cruz

2 de outubro de 2010

CICLO DA VIDA

OS AVÓS

O tempo de contar histórias
é o tempo que fica na memória
e quantas vezes foram os avós
que inventaram um conto para nós.

Com principes e fadas à mistura,
numa mescla de sonho e aventura,
com bruxas e gigantes de temer,
numa mescla de dor e de prazer.

Pela atenção, conselhos e carinhos
que nos deram com grande afeição
quando um dia sem força, já velhinhos,

partirem rumo aos céus nossos avós,
é natural que chore o coração
e que com eles vá parte de nós.


(Professor Fernando Cardoso)

Imagem da internet

1 de outubro de 2010




30 de setembro de 2010

UMA "PEQUENA" MARAVILHA....

Recordando Fernando Pessoa

Sim sei bem
Que nunca serei alguém..
Sei que sobra
Que nunca saberei de mim.
Sim, mas agora,
Enquanto dura esta hora,
Este luar, estes ramos,
Esta paz em que estamos,
Deixem-me crer
O que nunca poderei ser.

Fernando Pessoa
Imagem da Internet


29 de setembro de 2010

27 de setembro de 2010

BOA NOITE!


ReNoVo ----- Miguel Torga

Outra vida começa, e outra imagem
O poeta descobre no seu rosto.
A cada novo olhar, nova paisagem,
A cada novo fruto, novo gosto.

Se outra porta infernal nos dá passagem,
Se é outro vinho, feito de outro mosto
O que nos embriaga de coragem,
Troquemos por sol-nado o que é sol posto!

Condição deste mundo é ser do mundo.
É ser do tempo, e ser no tempo fundo
Como um poço que rega na janela

O cravo roxo que perfuma o céu.
É ter nos braços novos a donzela
Filha doutra donzela que morreu.

Miguel Torga

LEIRIA --- margens do Rio LIS



FOTO ----- helena serrador

21 de setembro de 2010

QUADRAS DE ANTÓNIO ALEIXO


No passado mês de Julho, no Convento de S.José em Lagoa, fomos visitar a já Tradicional Doçaria Conventual.

Para além dos deliciosos doces, de bons espectáculos, de uma exposição de pinturas de artistas Algarvios, poderíamos encontrar também, uns quadradinhos de papés "soltos" com o rosto do Poeta Algarvio António Aleixo e cada um com uma quadra diferente.
Como achei interessante, aqui vão algumas das suas quadras populares bem conhecidas:

"O mundo só pode ser
Melhor do que até aqui,
-Quando consigas fazer
Mais p´los outros que por ti!"

"Entre leigos ou letrados,
Fala só de vez em quando,
Que nós, às vezes, calados,
Dizemos mais que falando."

"Quando os homens se convençam
Que à força na da se faz,
Serão felizes os que pensam
Num mundo de amor e paz."

"Embora os meus olhos sejam
Os mais pequenos do mundo,
O que importa é que eles vejam
O que os homens são no fundo."

"Quem prende a água que corre
É por si próprio enganado:
O ribeirinho não morre,
Vai correr por outro lado."

"Para não fazeres ofensas
E teres dias felizes,
Não digas tudo o que pensas,
Mas pensa tudo o que dizes."

Elisa Pinto

16 de setembro de 2010

DESPEDIDA de VERÃO ....







Despedida de Verão

Galé, Agosto 2010

FOTOS --- helena serrador
----------------------------------------

15 de setembro de 2010

120 Anos de AGATHA CRISITIE

AGATHA CRISTIE, como é mundialmente conhecida, chamava - se AGATA MAY CLARISSA MALLOWAU.
Nasceu em Torquay, 15 de Setembro de 1890 e faleceu em Wallingford, 12 de Janeiro de 1976.
Foi uma romancista policial britânica e autora de mais de oitenta livros.
Ficou conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, tendo outros títulos e criou os famosos personagens, Mercule Poirot, Miss Marple, Tommy, entre outros.
Das muitas obras escritas saliento

"O INIMIGO SECRETO"

"O MISTÉRIO DO TREM AZUL"

"O HOMEM DO FATO CASTANHO"

Imagem e informação tiradas da net.

10 de setembro de 2010

4 CAPITIAS DA EUROPA CENTRAL

Como há muito que não damos notícias....
Umas longas férias de Verão...
Aqui vão umas fotos tiradas naquelas que são consideradas as "Capitias Imperiais"...
Budapeste,Viena de Áustria,Praga:





7 de setembro de 2010

PRESENTE!!!

O Ano Lectivo está a começar e há uns anos, por esta altura, estavamos desejosos de voltar ao trabalho!
Todos sabemos dos bons tempos que passámos juntos, e espero que os recordem, assim como eu, de vez em quando, revejo as fotos das aulas, dos nossos lanches, dos encontros que temos com a nossa Professora Joana, e dos meninos que connosco trabalharam e com quem eu tanto aprendi!
Mas a vida é assim!!! tudo tem um fim !!! e as nossas aulas terminaram com a Professora Joana, mas a amizade, para mim, ficará sempre!
E perguntarão... mas que tem a ver esta foto com este assunto?
É que este desejo foi feito pelo meu neto João que tem sete anos de idade, e lembrei - me de o publicar para que possam apreciar o que para mim é uma verdadeira "OBRA DE ARTE"... o PAI e a MÃE.

Um abraço a todos os colegas e um beijinho para a JOANA

Maria da Cruz

2 de setembro de 2010

LUAR .... Miguel Torga




É de puro luar este poema.
É deste irmão quimérico dos sóis,
Branco e fechado como um teorema
E a ter corpo na voz dos rouxinóis.


(.................................)

Miguel Torga