13 de dezembro de 2010

12 de dezembro de 2010

BRINDE À AMIZADE

BRINDE À AMIZADE

Este, foi um ano gratificante para mim. Especialmente, por poder contar com a vossa amizade. Assim, desejo que neste Natal, sintam muita alegria e que sejam felizes a cada instante! Que todos as vossos sonhos e desejos, se realizem... Que seja uma noite de paz, repleta de surpresas boas, de acontecimentos que ficarão marcados no vosso coração, porque o tempo passa, e é com o passar do tempo que conseguimos definir o que é realmente importante na vida.

Boas festas, com muito ânimo e muita alegria numa noite cheia de paz, em comunhão, com as pessoas que estão sempre ao vosso lado!

Estes são os desejos, de alguém, que faz parte deste mundo de amizades!

Um feliz Natal deseja-vos a Lena, com um brinde à amizade!



( Texto retirado da NET, que vos ofereço com um grande beijinho)

10 de dezembro de 2010

TRADIÇÃO DO MADEIRO DO NATAL

Em muitas aldeias do norte de Portugal, uma boa parte da noite da Consoada se passa à volta de um tronco grosso de pinheiro ou castanheiro, de sobreiro ou azinheira ardendo em brasa.
Há aldeias onde o tronco começa a arder na véspera do dia de Natal e só acaba de arder no Dia de Reis!
É Inverno e o calorzinho bom do fogo aquece as pessoas e dá-lhes uma alegria especial: as conversas e as risadas fazem com que todos se sintam mais irmãos, mais amigos uns dos outros. E essa é a intenção desta festa tradicional.
É realmente uma verdadeira festa. Os rapazes e as raparigas enfeitam os carros de bois, ou (mais recentemente) os tractores com grandes fitas de muitas cores, e lá vão à procura dos troncos mais próprios para a fogueira. No meio da maior algazarra, transportam os troncos até ao adro da Igreja e pegam-lhes fogo. Quando as pessoas saem da Missa do Galo, reúnem-se à volta desta grande lareira ao ar livre, e é um nunca mais acabar de histórias e cantigas, pela noite fora.
Todos os anos se acendem os madeiros e se acende a alegria do tempo do Natal.

" O LIVRO DO NATAL" de Maria Alberta Menéres
Imagem copiada da net

8 de dezembro de 2010

O MEU PRESÉPIO

Acabei de fazer o meu Presépio há poucos minutos e quero partilhá-lo com a Joana e todos os colegas do Projecto Teclar.
Um beijinho para todos...

5 de dezembro de 2010

Soneto de MARIA VELEDA

SPLEEN

Há muito que não vivo! Atroz verdade!
Há muito que a minha alma soluçante
Anda longe de mim, perdida, errante,
Num infinito mar de tempestade!

Nem lágrimas já tenho, nem saudade
Do meu sonho de Amor já tão distante...
Não passo dum cadáver ambulante,
Um joguete na mão da Eternidade.

Tudo em mim são ruínas e é tristura,
- Vivo de não viver - sem fim, sem norte,
E só tenho uma esp'rança: a sepultura.

Ao céu mudo ergo os braços - mas em vão!
Deus não existe; só existe a Morte,
Que eu sinto a devorar-me o coração

MARIA VELEDA (1871/1955)

PROFESSORA, FEMINISTA, REPUBLICANA, LIVRE PENSADORA E ESPIRITUALISTA.

Pesquisando na net, descobri hoje mais um pouco da personalidade da senhora Maria Veleda.
É uma figura pouco conhecida e que merece ser mais divulgada.

"(...) eu amo as crianças.
Amo-as porque são fracas, porque são desprotegidas...
e também porque o Futuro lhes pertence, porque de cada uma há-de jorrar a luz que ilumina a treva d'esta sociedade injusta e gangrenosa".

Texto e imagem da Internet

Encontro Comenius EDUCULT - Viena de Austria- Novembro de 2010




Para os amigos mais crescidos que nos continuam a acompanhar fica o link para verem, se assim o quiserem, as imagens do último encontro do Projecto EDUCULT que ocorreu em Viena de Austria e assim recordarem algumas caras conhecidas.:))
Se não nos ouvermos antes, FELIZ NATAL!. :))

Um grande beijinho para todos. Dos mais pequenitos (agora já grandes...) também! Com saudades.
São Coelho

3 de dezembro de 2010

SEM PALAVRAS!!!




Como a comunicação social tem noticiado, o norte do País está coberto de um "MANTO BRANCO" uma verdadeira OBRA DE ARTE da Mãe Natureza.
A minha cidade da Guarda também foi "brindada" com um cenário encantador, maravilhoso... que delicia... quem vir este vídeo, que eu ofereço a todos os amigos do Teclar...
De certeza que vão adorar... assim como eu adorei...
Bom fim de semana para todos.
Recados para Orkut
Recados para orkut

1 de dezembro de 2010

Poema de Maria Veleda



Penso que hei-de morrer, ai... brevemente
Pois da velhice pesam-me os invernos;
Que hei-de ascender aos gozos sempiternos,
Aos pés de Deus, magnânimo e clemente.

Em plena luz vivendo alegremente,
Do mundo esquecerei negros infernos,
Meus cânticos soltando, ledos, ternos,
Num poema de Amor, efervescente.

Mas quem há-de amparar-vos, ó meus filhos??
Seguir-vos na aspereza destes trilhos??
Incutir-vos coragem p’ra viver??

Tendes outros afectos... sei-o bem!
Mas não tendes, não tendes outra Mãe...
- Então choro... com pena de morrer!...

Maria Veleda, 1931




Maria Veleda, bisavó da minha Amiga e Colega, Maria José Franca Miranda, foi uma grande lutadora pela Implantação da República e defensora dos Direitos e Independência das Mulheres.
Mas, para além destes notáveis predicados, foi uma POETISA maravilhosa.
Com um grande abraço de felicitações para a Zé transcrevo, com sua autorização, este poema da sua Bisavó.

Parabéns Amiga.
Beijinho da Lena

Chegou o mês de NATAL....





PROFESSORA JOANA e COLEGAS AMIGOS:

Chegou o mês de Natal!

Desejo a todos muita SAÚDE, muita PAZ e muita ALEGRIA para poderem preparar e viver UM SANTO NATAL no seio das VOSSAS FAMÍLIAS.

Beijinhos da colega amiga

maria helena serrador

30 de novembro de 2010

Vem sentar-te comigo Lídia ---- Fernando Pessoa

Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio,
Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas.
(Enlacemos as mãos).

Depois pensemos, crianças adultas, que a vida
Passa e não fica, nada deixa e nunca regressa,
Vai para um mar muito longe, para o pé do Fado,
Mais longe que os deuses.

Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena cansarmo-nos.
Quer gozemos, quer não gozemos, passamos como o rio.
Mais vale saber passar silenciosamente.
E sem desassossegos grandes.

Homenagem a Fernando Pessoa



(...................................)
Prefiro rosas, meu amor, à pátria,
E antes magnólias amo
Que a glória e a virtude.

Logo que a vida me não canse, deixo
Que a vida por mim passe
Logo que eu fique o mesmo.

Que importa àquele a quem já nada importa
Que um perca e outro vença,
Se a aurora raia sempre,

Se cada ano com a Primavera
As folhas aparecem
E com o Outono cessam?
E o resto, as outras coisas que os humanos
Acrescentam à vida,
Que me aumentam na alma?

Nada, salvo o desejo de indiferença
E a confiança mole
Na hora fugitiva.

(..................,................)

Fernando Pessoa faz 75 anos sobre a sua morte
Faleceu com 47 anos, em Lisboa a 30 de Novembro de 1935

27 de novembro de 2010

Velhas Árvores (Olavo Bilac)

Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.
Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo. Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,
Na glória de alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!

24 de novembro de 2010

23 de novembro de 2010

O VALE DAS FADAS

Frases para Orkut

Faça o inusitado! Envie recados de Fadas!


Asas delicadas pegam uma profusão
E em teias de cores tecnicolor
As colocam suavemente,
Enquanto uma fada elegante passa
Dançando rápidamente!

Já se foram, tão de repente,
Mas eu seique meu olhar não mente,
E apesar de saber que ninguém acreditará em mim
Eu vi as fadas e sei que elas existem, sim,
Nas primeiras horas da alvorada,
Aqui no vale das fadas.

imagem e texto da Internet

22 de novembro de 2010

Dia Mundial da Criança:1 de Junho 1975 (A Flor da Liberdade)

Já passaram 35 anos....

21 de novembro de 2010

MOSTEIRO DE TIBÃES- BRAGA

Fundado no século x, foi reconstruido, transformando-se num dos mais ricos e poderosos mosteiros do Norte de Portugal.

Além desta beleza deste mosteiro existe uma curiosidade muito peculiar: são os cogumelos gigantes que se podem observar suas características, que se envolvem à volta da cerca.

O Mosteiro de São Martinho de Tibães, convida-o a participar numa viagem pelos seus belos espaços, jardins; especialmente aqueles que estão mais ligados à gastronomia Beneditina.

E porque é quási Natal, nada melhor que uma prova de doçes conventuais que os
monges tanto apreciavam nesta quadra festiva!
Um passeio a não perder.

Imagem da Internet

18 de novembro de 2010

Desenhos animados

Check out this SlideShare Presentation:

Gatos

Check out this SlideShare Presentation:

FoNtE dos RiOs LIS e LENA

LIS e LENA

17 de novembro de 2010

Lenda do Rio Lis e Lena

Nasceu o rio Lis junto a uma serra
No mesmo dia que nasceu o Lena;
Mas com muita Paixão, com muita Pena
De seu berço não ser na mesma Terra.

Andando, andando alegres, murmurantes,
Na mesma direcção ambos corriam;
Neles bebendo, as aves chilreantes
Cantavam esse amor que ambos sentiam

Um dia já espigados, já crescidos
Contrataram casar, de amor perdidos
Num Domingo, em Leiria de mansinho...

Mas Lena, assim a modo envergonhada
Do povo, foi casar toda enfeitada
Com o Lis mais abaixo um bocadinho.


Marques da Cruz ---1888--1958


E, como estou na fase das LENDAS e, aprecio imenso "A" do LIS e do LENA ... não resisti a publicá-la...
LENDA DE SÃO MARTINHO
O porquê do verão de S. Martinho

O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro.
Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.
O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.
O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.
Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.
Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.

------------------------------------------------------------------
Obs: Embora com uns dias de atraso venho reavivar nas nossas memórias " A lenda do Verão de S. Martinho"

GIL VICENTE-O pai do teatro Português

Nós somos vidas das gentes
e morte de nossas vidas;
a tiranos, pacientes,
que a unhas e a dentes
nos tem as almas roídas.
Para que é parouvelar?
Que queira ser pecador
o Lavrador;
não tem tempo nem lugar
nem somente d'alimpar
as gotas do seu suor.


Gil Vicente in Auto da Barca do Purgatório

16 de novembro de 2010

Natalia Juskiewicz - Um violino no fado.wmv

Natalia Juskiewicz é uma violinista polaca que reside em Portugal há vários anos. Titular de um diploma superior em estudos clássicos de violino, pela Academia de Poznan, uma das escolas mais conceituadas do mundo, iniciou a sua carreira musical como interprete solista e, também, integrando orquestras e formações polacas de prestígio internacional.

Durante umas férias, apaixonou-se por Portugal gostou da cultura, adpatando-se bem à língua portuguesa, e tem participado em vários espectáculos, a solo ou fazendo parte de inúmeras orquestras e grupos musicais.

15 de novembro de 2010

A Senhora da LaPa

O Interior da Nossa Senhora da Lapa



--------
Lindo o interior da Nossa Senhora da Lapa com o seu altar todo em talha dourada!

Como sabemos há em todo o Portugal, quer no Norte, quer no Centro, no Alentejo ou Algarve lindas, mas lindas Igrejinhas, recheadas de talha dourada ... é maravilhoso o nosso peqeno País.

Santuário da Senhora da LaPa

Casa florida na LaPA



Esta é uma linda casa de granito, muito bonita, cuidadosamente enfeitada com Flores muito singelas roxas!

DÁ gosto apreciar estas casas maravilhosas na SERRA!!!:::

Escolhi esta casa para publicar na gravura, com a mesma côr das Flores que a Margarida pôs, para ficar tudo ainda mais bonito e condizente!!!.............

Fotografei esta casa , na Lapa, em Setembro, 2010
Recados para Orkut
Recados para orkut

14 de novembro de 2010

Lampreia do Rio Minho

A lampreia do rio Minho, está em destaque durante os meses de Fevereiro e Março no Alto Minho.
Muitos restaurantes vão ter à sua mesa este ciclóstomo.
Os pratos serão confeccionados de várias maneiras(o arroz, bordalesa, assada entre outros). A imagem mostra uma à bordalesa à maneira!


Este ciclóstomo vai arriba Lima, arriba Minho, arriba Cávado.
E é destes rios que a lampreia é tirada para ser preparada nos restaurantes do Minho.

Para quem é apreciador deste prato, a lampreia é uma iguaria requintada!

Imagem da Internet

13 de novembro de 2010

Aos amigos do Teclar para não esquecermos o nosso blogue!!!


Flor que não dura

Mais do que a sombra dum momento

Tua frescura

Persiste no meu pensamento

Não te perdi

No que sou eu,

Só nunca mais, ó flor te vi

Onde não sou senão a terra e o céu.

Fernando Pessoa

11 de novembro de 2010

Cidade de leiria

Check out this SlideShare Presentation:

Lenda das tres portas da sé

Check out this SlideShare Presentation:

9 de novembro de 2010

Notícias da TURMA D



Os meninos pediram-me para contar aos crescidos que já estão muito "grandes", aprenderam muito mais coisas, que todos lêem bem (a Mª João, o Vítor e a Carolina também) e para lhes mandar "abraços e beijinhos".
Os parceiros do Projecto EDUCULT, que desta feita encontrámos em Godollo - Hungria, em Outubro, continuam a recordar-vos com muita alegria e enviam saudações (especialmente os Turcos).
Recados entregues e promessas cumpridas!
Agora é a minha vez: Um grande beijinho para todos com votos que estejam de boa saúde e bem dispostos .Vão dando notícias!
Se quiserem ver notícias do nosso projecto, como sabem, podem passar pelo blogue da turma, pelo blogue Educult ou irem até ao grupo no Facebook .

Beijinhos para todos com saudades:))
São Coelho

7 de novembro de 2010

Pequenos passos, GRANDES GESTOS.

Ontem, em Leiria, houve uma caminhada contra o cancro da mama.
Começou no Parque de Santo Agostinho, onde se fizeram as inscrições e o aquecimento, para de seguida iniciar a caminhada...
Embora pudessem ter comparecido mais pessoas, havia muita gente que se associou ao acontecimento, prestando a sua homenagem a todas as mulheres que combatem... ou combateram... e sofreram... com esta terrível doença...
Eu também entrei na caminhada e gostei...
Todos devemos fazer a prevenção do cancro da mama.

5 de novembro de 2010

Comemorações do centenário da República

No âmbito das Comemorações Locais do Centenário da República, Leiria recebe um espectáculo único e simbólico, que junta em palco mais de três centenas de músicos e coralistas que, numa simbiose inédita, vão prestar homenagem a grandes compositores nacionais. Na primeira parte deste espectáculo será interpretado um Te Deum da autoria de Inácio Aires de Azevedo, o mais distinto compositor e músico amador de Leiria da centúria de oitocentos, ourives de profissão.



Na primeira parte deste espectáculo será interpretado um Te Deum da autoria de Inácio Aires de Azevedo, o mais distinto compositor e músico amador de Leiria da centúria de oitocentos, ourives de profissão. Figura com uma forte intervenção social, Aires de Azevedo, foi em 1882 Presidente do Município de Leiria e a 7 de Outubro de 1910, o seu filho, Inácio Veríssimo de Azevedo, fervoroso entusiasta do movimento republicano, foi o primeiro Presidente da Comissão Municipal Republicana da nossa cidade.

23 de outubro de 2010

22 de outubro de 2010

As crianças aprendem o que vivem

Se uma criança vive criticada
aprende a condenar.
Se uma criança vive com hostilidade
aprende a brigar.
Se uma criança vive envergonhada
aprende a sentir-se culpada.
Se uma criança vive com tolerãncia
aprende a confiar.
Se uma criança viva valorizada
aprende a valorizar.
Se uma criança vive com igualdade
aprende a ser justa.
Se uma criança vive com segurança
aprende a ter fé.
Se uma criança vive com compreensão
aprende a acreditar em si própria.
Se uma criança vive com amizade e carinho
aprende a encontrar o amor no mundo.


Texto e imagem da Internet

21 de outubro de 2010

O OUTONO CHEGOU!

A andorinha partiu.
O Sol mais cedo se deitou.
A chuva miudinha caíu,
Então o Outono chegou.

A videira triste está a chorar,
ela sem uvas ficou.
Cheira a vinho novo no lagar.
Então o Outono chegou.

As temperaturas desceram.
O vento assobiou.
As aulas já começaram.
Então o Outono chegou.

Oa lagartos hibernaram.
A árvore despida ficou.
As folhas soltas dançaram,
Então o Outono chegou.


Texto e imagem da Internet


15 de outubro de 2010

10 de outubro de 2010



E,...pelo que podemos vêr o "monsieur" vai bem animado--- este não está nada murcho...Oh Maria da Cruz....

Passeio numa charrette em SiNtRa



Lindos Cavalos; não acham???....
Lindos, lindos, lindos...apetece mesmo dar uma voltinha, levada por eles...

9 de outubro de 2010

Flores

Os melhores Imagens de flores:
www.MiniRecados.com/imagens_de_flores/


Para todos os amigos do teclar

Flores

Os melhores Imagens de flores:
www.MiniRecados.com/imagens_de_flores/


OUTONO a estação das frutas

Com a chegada do Outono, as temperaturas começam a esfriar, as folhas a cairem, mas nesta época do ano é também o tempo das frutas e um bem para a nossa saúde.

4 de outubro de 2010

"MEDO"...

MEDO

Medo de ser velha…
Do que fui e do que sou…
De estar sem ninguém sem pão
De amar e não ser amada…
Mas…
Se chegar a velha quero
Que me limpem o rosto enrugado
Que me dêem colo como dei aos meus filhos…
Se chegar a velha…
Estendam – me a mão,
Não fujam de mim, pois ainda sei amar…
Mas como não quero ser velha,
Quero chegar ao fim como aos vinte anos,
Mais jovem de quando dei o primeiro beijo…
Mais menina do que no tempo da escola…
Mais feliz porque cheguei a velha!



Leiria 1 de Outubro 2010




ALICE GOVERNO

Foto de Maria da Cruz

2 de outubro de 2010

CICLO DA VIDA

OS AVÓS

O tempo de contar histórias
é o tempo que fica na memória
e quantas vezes foram os avós
que inventaram um conto para nós.

Com principes e fadas à mistura,
numa mescla de sonho e aventura,
com bruxas e gigantes de temer,
numa mescla de dor e de prazer.

Pela atenção, conselhos e carinhos
que nos deram com grande afeição
quando um dia sem força, já velhinhos,

partirem rumo aos céus nossos avós,
é natural que chore o coração
e que com eles vá parte de nós.


(Professor Fernando Cardoso)

Imagem da internet

1 de outubro de 2010




30 de setembro de 2010

UMA "PEQUENA" MARAVILHA....

Recordando Fernando Pessoa

Sim sei bem
Que nunca serei alguém..
Sei que sobra
Que nunca saberei de mim.
Sim, mas agora,
Enquanto dura esta hora,
Este luar, estes ramos,
Esta paz em que estamos,
Deixem-me crer
O que nunca poderei ser.

Fernando Pessoa
Imagem da Internet


29 de setembro de 2010

27 de setembro de 2010

BOA NOITE!


ReNoVo ----- Miguel Torga

Outra vida começa, e outra imagem
O poeta descobre no seu rosto.
A cada novo olhar, nova paisagem,
A cada novo fruto, novo gosto.

Se outra porta infernal nos dá passagem,
Se é outro vinho, feito de outro mosto
O que nos embriaga de coragem,
Troquemos por sol-nado o que é sol posto!

Condição deste mundo é ser do mundo.
É ser do tempo, e ser no tempo fundo
Como um poço que rega na janela

O cravo roxo que perfuma o céu.
É ter nos braços novos a donzela
Filha doutra donzela que morreu.

Miguel Torga

LEIRIA --- margens do Rio LIS



FOTO ----- helena serrador