
6 de fevereiro de 2011
FADO PATRIMÓNIO CULTURAL...

4 de fevereiro de 2011
CELEBRAR A AMIZADE PELO TECLAR
Caros colegas:
26 de Março de 2011
É a data do próximo encontro com a nossa Mestra Joana e de todos os amigos.
Bjs
Elisa
A LOJA DO SR. ZÉ JACINTO...
Nesta loja, tudo se vendia... e vende... casacos de malha, tecidos a metro, linhas, panos de cozinha, toalhas de mesa, chapéus, boinas, kikos, meias, batas, e... antigamente papel de 25 linhas, selos e letras para pagarem as dívidas...lenços e cahpéus para Ranchos Etnográficos e muito muito mais...
Hoje ainda trabalha nessa Loja o empregado mais antigo deste estabelecimento, o SR. VIRGILIO que em tempos antigos, oferecia rebuçados às crianças que iam à loja...minhas filhas ainda recordam esse tempo...
Hoje a loja está situada perto do Centro Comercial D. DINIS e continua a vender de tudo...
Graças à simpatia de um dos donos do Grupo Voga e do SR. VIRGILIO, por quem tenho simpatia, pude fazer o vídeo que vou publicar.
30 de janeiro de 2011
SEMANA ETNOGRÁFICA NA ESCOLA DA CRUZ D'AREIA
CONTAMOS CONVOSCO!!!
Publicada por Sao Coelho às 18:09 0 comentários
Palavras-chave: Semana Etnográfica
if (window['tickAboveFold']) {window['tickAboveFold'](document.getElementById("latency-4997787697497204927")); }
28 de janeiro de 2011
22 de janeiro de 2011
Recordando a voz linda de João VILLARET em Fado Falado
Este fado falado traz-nos à Memória o Fado castiço das vielas de Lisboa, que evidencia as características desta gente em que a degradação oriunda da vida nocturna, exacerbada pelo ciúme, os conduz a atitudes extremamente fortes e provoca cenas "de Amor, Ódio, Raiva e Ciúme" por vezes violentíssimas ......
Nota:-----Espero que gostem; por mim, fiquei satisfeita com esta publicação que evidencia o sub mundo de alguma gente da vida nocturna!
21 de janeiro de 2011
Homenagem a João Villaret
Faz hoje 50 anos que faleceu "JOÃO VILLARET"--- esta é uma singela homenagem a este grande declamador
Poema --- A Procissão --- A. Lopes Ribeiro
Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.
Olha os irmãos da nossa confraria!
Muito solenes nas opas vermelhas!
Ninguém supôs que nesta aldeia havia
Tantos bigodes e tais sobrancelhas!
Ai, que bonitos que vão os anjinhos!
Com que cuidado os vestiram em casa!
Um deles leva a coroa de espinhos.
E o mais pequeno perdeu uma asa!
Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.
---------- Poema de António Lopes Ribeiro
----------
oBS:___ Faz hoje precisamente 50 anos que faleceu JOÃO VILLARET, que declamava magistralmente este POEMA
Teclar ---2007/8/9 Recordações inesquecíveis



Recordações do Grupo TECLAR...
Fotos de 2007/ 2008 / 2009
FOTOS ____ Helena Serrador(com a colaboração de Colegas)
Poema sobre a InFâNcIa....
Onde? Procuro-a e não acho.
Ouço uma voz que esqueci:
É a voz deste mesmo riacho.
Ah quanto tempo passou!
(Foram mais de cinqüenta anos.)
Tantos que a morte levou!
(E a vida... nos desenganos...)
A usura fez tábua rasa
Da velha chácara triste:
Não existe mais a casa...
— Mas o menino ainda existe.
--------------------------------------
( Manuel Bandeira, Lira dos Cinquent´Anos)
ESTE TRABALHO OFEREÇO-O com muito trazer à JOANA, à SÂO e a todos os meus queridos Colegas, que trabalharam comigo e, viveram estes doces momentos que sempre perdurarão nas NOSSAS MEMÓRIAS...ABSOLUTAMENTE E CLARAMENTE INESQUECÍVEIS...
Obs:-- Agradeço à Maria da Cruz pois, foi a partir da ida dela à Escola da CRUZ da AREIA, onde trabalhámos, que me surgiu a ideia...
Obrigada Amiga
Poema sobre a InFâNcIa....
A infância está perdida.
A mocidade está perdida.
Mas a vida não se perdeu.
O primeiro amor passou.
O segundo amor passou.
O terceiro amor passou.
Mas o coração continua.
Perdeste o melhor amigo.
Não tentaste qualquer viagem.
Não possuis casa, navio, terra.
Mas tens um cão.
Algumas palavras duras,
em voz mansa, te golpearam.
Nunca, nunca cicatrizam.
(----------------------------
-----------------------------)
Carlos Drummond Andrade
A INfância passou, a Juventude passou, a idade de ouro passou, a 3ª idade chegou mas resta-nos a alegria do Bom Convívio e, assim os Meninos que existem dentro de nós regressaram...e outros, vieram e acompanharam-nos....
E;:::assim se passam MOMENTOS FELIZES
Um grande BEM HAJAM a todos
Beijinhos lena serrador
17 de janeiro de 2011
HOJE FIZ UMA VISITA ...
Hoje, ao acordar, lembrei-me de fazer uma visitinha aos nossos amiguinhos da Cruz d'Areia.
Ao chegar à escola estavam todos no recreio... Mal me viram começaram a correr directos a mim... abraçaram-me, beijaram-me e de seguida fomos para a sala onde me esperava a professora SÃO.
Estão todos muito crescidos e despachados... recordaram a canção da ESCOLA, tirámos fotos e até houve uma festinha para celebrar o aniversário da Carolina. Achei graça, eu ir fazer a visita e ser o dia do aniversário da nossa menina.
A profgessora São contou-me que vão fazer uma Semana Cultural, de 7 a 11 de Fevereiro e, embora ainda não tenha feito o programa vai constar de uma exposição de objectos antigos, palestras, desfile etnográfico e um Jantar com comida tipicamente portuguesa...achei a ideia interessante e irei colaborar com algumas fotos de objectos antigos que publicarei no blojgue dos nosos amiguinhos.
Para "matarem" saudades deixo aqui alhgumas fotos e este vídeo.
Nostalgia...
Como estão todos os meus amigos Crescidos?
Espero que bem!
Que o início do novo ano esteja a ser bom, com saúde!
Na época de Natal tive oportunidade de estar com alguns de vós presencialmente, mas não com todos, de quem sinto saudades!
É através deste nosso espaço de partilha online ou por mail que vamos comunicando, partilhando pensamentos e vivências, reflexões e inquietações, dando notícias uns aos outros.
Mas mesmo assim, sente-se a falta de quem por cá menos passa ou não escreve; sente-se a nostalgia de muitos momentos vividos em conjunto e partilhados, com muita alegria e também alguma angústia, aprendizagem e prazer, amizade e bom convívio, semanal...
Foi o pretexto das tecnologias que nos juntou;
o "aprender computadores" que vos fez a todos os Crescidos vir até mim;
a vontade em colaborar por parte das Professoras (que participaram ao longo dos 4 anos) que permitiu que os Pequenos interagissem convosco, aprendessem e ensinassem
E são as tecnologias que nos mantêm em contacto!
Usufruindo do poder da Internet, da comunicação por mail, da partilha através do nosso blogue, dos blogues pessoais, dos blogues dos Pequenos, ... continuamos interligados, em rede.
"NÃO DIGAS NADA"!
Não digas nada!Nem mesmo a verdade
Há tanta suavidade em nada se dizer
E tudo se entender
Tudo metade.
De sentir de ver...
Não digas nada
Deixa esquecer.
Talvez amanhã
Em outra paisagem
Digas que foi vã
Toda essa viagem
Até onde quis
Ser quem me agrada...
Mas fui feliz
Não digas nada.
Fernando Pessoa - Cancioneiro - 1888 - 1935
Texto e imagem tirados da net.
16 de janeiro de 2011
Poema aos Amigos ---Alexandre O´Neill

AMIGO
Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra amigo!
"Amigo" é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
"Amigo" (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
"Amigo" é o contrário de inimigo!
"Amigo" é o erro corrigido
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada!
"Amigo" é a solidão derrotada!
"Amigo" é uma grande tarefa,
É um trabalho sem fim,
Um espaço sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
"Amigo" vai ser, é já uma grande festa
Alexandre O´Neill
10 de janeiro de 2011
6 de janeiro de 2011
CANTAR OS REIS NA C.G.D
Hoje dia de Reis, foi o Coral "Cantábilis" de que faço parte,cantar as Janeiras à C.G.D.- Leiria.
Além de diversas músicas alusivas ao dia, com quadras dedicadas aos clientes, Banco, colegas, dinheiro e crise... três elementos do côro, vestidos de "Reis Magos", tiveram um momento "alto" indo depositar... (simbólicamente)" os seus tesoiros".
Aproveito a transcrever o Poema principal, com letra e música do nosso maestro Joaquim Narciso, por achar muito interessante:
DAS BANDAS DO ORIENTE
Das Bandas do Oriente
Em cortejo Imperial
Montados nos seus camelos
Com seus tesoiros de invejar
Aqui estão, os "três Reis" confiantes!
Montados nos seus camelos
Do Oriente estão a chegar!
E aqui estão os "Três Reis" como clientes!
Montados nos seus camelos com seus tesoiros de invejar
Baltazar, Belchior e Gaspar!
Montados nos seus camelos
Com seus tesoiros de invejar!
Aqui vêm seus tesoiros depositar...
Também nós aqui estamos
Na Caixa a Festejar
Queremos aos seus clientes
E aos funcionários, os "Reis" cantar!
Elisa Pinto
5 de janeiro de 2011
16 de dezembro de 2010
TRÊS QUADRAS DE NATAL...POETA LEIRIENSE
O EXEMPLO QUE NOS FICA,
DO AMOR E DA HUMILDADE
QUE TÃO POUCO SE PRATICA.
AMA O PRÓXIMO E VERÁS
QUE OS TEUS DIAS, DESDE ENTÃO
SÃO NATAIS DE AMOR E PAZ
DENTRO DO TEU CORAÇÃO.
TODO O BEM É UM NATAL
QUER SEJA UM GESTO, UMA FLOR
MAS O BEM DE NADA VALE
SEM HUMILDADE E AMOR.
"GENTIL"1978
O MEU POSTAL DE BOAS FESTAS

14 de dezembro de 2010
Natal ----Poema de Miguel Torga

NATAL
UM anjo imaginado,
Um anjo dialéctico,actual,
Ergueu a mão e disse:- É noite de Natal,
Paz à imaginação!
E todo o ritual
Que antecede o milagre habitual
Perdeu a exaltação.
Em vez de excelsos hinos de confiança
No mistério divino,
E de mirra e de incenso e oiro
Derramados
No presépio vazio,
Duas perguntas brancas, regeladas
Como a neve que cai,
E breves como o vento
Que entra por uma fresta, quezilento,
Redemoinha e sai:
À volta da lareira
Quantas almas se aquecem
Fraternalmente?
Quantas desejam que o Menino venha
Ouvir humanamente
O lancinante crepitar da lenha?
Miguel Torga
13 de dezembro de 2010
12 de dezembro de 2010
BRINDE À AMIZADE
Boas festas, com muito ânimo e muita alegria numa noite cheia de paz, em comunhão, com as pessoas que estão sempre ao vosso lado!
Estes são os desejos, de alguém, que faz parte deste mundo de amizades!
Um feliz Natal deseja-vos a Lena, com um brinde à amizade!
( Texto retirado da NET, que vos ofereço com um grande beijinho)
10 de dezembro de 2010
TRADIÇÃO DO MADEIRO DO NATAL
Há aldeias onde o tronco começa a arder na véspera do dia de Natal e só acaba de arder no Dia de Reis!
É Inverno e o calorzinho bom do fogo aquece as pessoas e dá-lhes uma alegria especial: as conversas e as risadas fazem com que todos se sintam mais irmãos, mais amigos uns dos outros. E essa é a intenção desta festa tradicional.
É realmente uma verdadeira festa. Os rapazes e as raparigas enfeitam os carros de bois, ou (mais recentemente) os tractores com grandes fitas de muitas cores, e lá vão à procura dos troncos mais próprios para a fogueira. No meio da maior algazarra, transportam os troncos até ao adro da Igreja e pegam-lhes fogo. Quando as pessoas saem da Missa do Galo, reúnem-se à volta desta grande lareira ao ar livre, e é um nunca mais acabar de histórias e cantigas, pela noite fora.
Todos os anos se acendem os madeiros e se acende a alegria do tempo do Natal.
9 de dezembro de 2010
8 de dezembro de 2010
O MEU PRESÉPIO
Acabei de fazer o meu Presépio há poucos minutos e quero partilhá-lo com a Joana e todos os colegas do Projecto Teclar.Um beijinho para todos...
7 de dezembro de 2010
Aprendizagem Intergeracional na sala de aula - O Projecto Teclar no 1º ciclo
5 de dezembro de 2010
Soneto de MARIA VELEDA
Há muito que não vivo! Atroz verdade!
Há muito que a minha alma soluçante
Anda longe de mim, perdida, errante,
Num infinito mar de tempestade!
Nem lágrimas já tenho, nem saudade
Do meu sonho de Amor já tão distante...
Não passo dum cadáver ambulante,
Um joguete na mão da Eternidade.
Tudo em mim são ruínas e é tristura,
- Vivo de não viver - sem fim, sem norte,
E só tenho uma esp'rança: a sepultura.
Ao céu mudo ergo os braços - mas em vão!
Deus não existe; só existe a Morte,
Que eu sinto a devorar-me o coração
MARIA VELEDA (1871/1955)
PROFESSORA, FEMINISTA, REPUBLICANA, LIVRE PENSADORA E ESPIRITUALISTA.Pesquisando na net, descobri hoje mais um pouco da personalidade da senhora Maria Veleda.
É uma figura pouco conhecida e que merece ser mais divulgada.
"(...) eu amo as crianças.
Amo-as porque são fracas, porque são desprotegidas...
e também porque o Futuro lhes pertence, porque de cada uma há-de jorrar a luz que ilumina a treva d'esta sociedade injusta e gangrenosa".
Texto e imagem da Internet
Encontro Comenius EDUCULT - Viena de Austria- Novembro de 2010

Um grande beijinho para todos. Dos mais pequenitos (agora já grandes...) também! Com saudades.
São Coelho
3 de dezembro de 2010
SEM PALAVRAS!!!
Como a comunicação social tem noticiado, o norte do País está coberto de um "MANTO BRANCO" uma verdadeira OBRA DE ARTE da Mãe Natureza.
A minha cidade da Guarda também foi "brindada" com um cenário encantador, maravilhoso... que delicia... quem vir este vídeo, que eu ofereço a todos os amigos do Teclar...
De certeza que vão adorar... assim como eu adorei...
Bom fim de semana para todos.
1 de dezembro de 2010
Poema de Maria Veleda

Penso que hei-de morrer, ai... brevemente
Pois da velhice pesam-me os invernos;
Que hei-de ascender aos gozos sempiternos,
Aos pés de Deus, magnânimo e clemente.
Em plena luz vivendo alegremente,
Do mundo esquecerei negros infernos,
Meus cânticos soltando, ledos, ternos,
Num poema de Amor, efervescente.
Mas quem há-de amparar-vos, ó meus filhos??
Seguir-vos na aspereza destes trilhos??
Incutir-vos coragem p’ra viver??
Tendes outros afectos... sei-o bem!
Mas não tendes, não tendes outra Mãe...
- Então choro... com pena de morrer!...
Maria Veleda, 1931
Maria Veleda, bisavó da minha Amiga e Colega, Maria José Franca Miranda, foi uma grande lutadora pela Implantação da República e defensora dos Direitos e Independência das Mulheres.
Mas, para além destes notáveis predicados, foi uma POETISA maravilhosa.
Com um grande abraço de felicitações para a Zé transcrevo, com sua autorização, este poema da sua Bisavó.
Parabéns Amiga.
Beijinho da Lena
Chegou o mês de NATAL....


PROFESSORA JOANA e COLEGAS AMIGOS:
Chegou o mês de Natal!
Desejo a todos muita SAÚDE, muita PAZ e muita ALEGRIA para poderem preparar e viver UM SANTO NATAL no seio das VOSSAS FAMÍLIAS.
Beijinhos da colega amiga
maria helena serrador
30 de novembro de 2010
Vem sentar-te comigo Lídia ---- Fernando Pessoa
Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas.
(Enlacemos as mãos).
Depois pensemos, crianças adultas, que a vida
Passa e não fica, nada deixa e nunca regressa,
Vai para um mar muito longe, para o pé do Fado,
Mais longe que os deuses.
Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena cansarmo-nos.
Quer gozemos, quer não gozemos, passamos como o rio.
Mais vale saber passar silenciosamente.
E sem desassossegos grandes.
Homenagem a Fernando Pessoa


(...................................)
Prefiro rosas, meu amor, à pátria,
E antes magnólias amo
Que a glória e a virtude.
Logo que a vida me não canse, deixo
Que a vida por mim passe
Logo que eu fique o mesmo.
Que importa àquele a quem já nada importa
Que um perca e outro vença,
Se a aurora raia sempre,
Se cada ano com a Primavera
As folhas aparecem
E com o Outono cessam?
E o resto, as outras coisas que os humanos
Acrescentam à vida,
Que me aumentam na alma?
Nada, salvo o desejo de indiferença
E a confiança mole
Na hora fugitiva.
(..................,................)
Fernando Pessoa faz 75 anos sobre a sua morte
Faleceu com 47 anos, em Lisboa a 30 de Novembro de 1935
27 de novembro de 2010
Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.
Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo. Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,
Na glória de alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!
24 de novembro de 2010
23 de novembro de 2010
O VALE DAS FADAS

Faça o inusitado! Envie recados de Fadas!
Asas delicadas pegam uma profusão
E em teias de cores tecnicolor
As colocam suavemente,
Enquanto uma fada elegante passa
Dançando rápidamente!
Já se foram, tão de repente,
Mas eu seique meu olhar não mente,
E apesar de saber que ninguém acreditará em mim
Eu vi as fadas e sei que elas existem, sim,
Nas primeiras horas da alvorada,
Aqui no vale das fadas.
imagem e texto da Internet
22 de novembro de 2010
21 de novembro de 2010
MOSTEIRO DE TIBÃES- BRAGA
Fundado no século x, foi reconstruido, transformando-se num dos mais ricos e poderosos mosteiros do Norte de Portugal.Além desta beleza deste mosteiro existe uma curiosidade muito peculiar: são os cogumelos gigantes que se podem observar suas características, que se envolvem à volta da cerca.
O Mosteiro de São Martinho de Tibães, convida-o a participar numa viagem pelos seus belos espaços, jardins; especialmente aqueles que estão mais ligados à gastronomia Beneditina.
E porque é quási Natal, nada melhor que uma prova de doçes conventuais que os
monges tanto apreciavam nesta quadra festiva!
Um passeio a não perder.
Imagem da Internet
18 de novembro de 2010
Desenhos animados
17 de novembro de 2010
Lenda do Rio Lis e Lena
No mesmo dia que nasceu o Lena;
Mas com muita Paixão, com muita Pena
De seu berço não ser na mesma Terra.
Andando, andando alegres, murmurantes,
Na mesma direcção ambos corriam;
Neles bebendo, as aves chilreantes
Cantavam esse amor que ambos sentiam
Um dia já espigados, já crescidos
Contrataram casar, de amor perdidos
Num Domingo, em Leiria de mansinho...
Mas Lena, assim a modo envergonhada
Do povo, foi casar toda enfeitada
Com o Lis mais abaixo um bocadinho.
Marques da Cruz ---1888--1958
E, como estou na fase das LENDAS e, aprecio imenso "A" do LIS e do LENA ... não resisti a publicá-la...
O porquê do verão de S. Martinho
O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro.
Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.
O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.
O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.
Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.
Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.
------------------------------------------------------------------
Obs: Embora com uns dias de atraso venho reavivar nas nossas memórias " A lenda do Verão de S. Martinho"
16 de novembro de 2010
Natalia Juskiewicz - Um violino no fado.wmv
Natalia Juskiewicz é uma violinista polaca que reside em Portugal há vários anos. Titular de um diploma superior em estudos clássicos de violino, pela Academia de Poznan, uma das escolas mais conceituadas do mundo, iniciou a sua carreira musical como interprete solista e, também, integrando orquestras e formações polacas de prestígio internacional.
Durante umas férias, apaixonou-se por Portugal gostou da cultura, adpatando-se bem à língua portuguesa, e tem participado em vários espectáculos, a solo ou fazendo parte de inúmeras orquestras e grupos musicais.
15 de novembro de 2010
O Interior da Nossa Senhora da Lapa
--------
Lindo o interior da Nossa Senhora da Lapa com o seu altar todo em talha dourada!
Como sabemos há em todo o Portugal, quer no Norte, quer no Centro, no Alentejo ou Algarve lindas, mas lindas Igrejinhas, recheadas de talha dourada ... é maravilhoso o nosso peqeno País.
Casa florida na LaPA
Esta é uma linda casa de granito, muito bonita, cuidadosamente enfeitada com Flores muito singelas roxas!
DÁ gosto apreciar estas casas maravilhosas na SERRA!!!:::
Escolhi esta casa para publicar na gravura, com a mesma côr das Flores que a Margarida pôs, para ficar tudo ainda mais bonito e condizente!!!.............
Fotografei esta casa , na Lapa, em Setembro, 2010








.gif)





