8 de março de 2011

SOU MULHER

Sou MULHER…

Sim, sou Mulher
Mãe… Esposa
Amada, Acariciada
Respeitada…
Desejada…
Prestável…
Companheira…
Incansável…
Carinhosa…
…………
Tudo isto…
Por se MULHER!!!


Leiria,08/03/11


Maria da Cruz

5 de março de 2011

NASCENTE DO RIO LIS

O farol de S.PEdro...

CASTELO DE POMBAL

Foto tirada dia 2 de Março.

CASTELO DE POMBAL


A mesma foto com aspecto antigo...

4 de março de 2011

1 de março de 2011

EXPERIÊNCIA COM RESULTADO...

Embora não esteja perfeito o meu trabalho na escrita... consegui descobrir como se escreve nas fotos... agora é continuar a treinar, descobrir e aperfeiçoar... é assim ou não , amiga Lenita???

28 de fevereiro de 2011


MIMOSA em S.PEDRO

27 de fevereiro de 2011

22 de fevereiro de 2011

É Emocionante... QUERER É PODER!!!...



CLARAMENTE IMPRESSIONANTE!!!::::

DÁ PARA PENSAR FORTE....



lINDÍSSIMO!:::

21 de fevereiro de 2011

PAULO de CARVALHO --- NINI dos meus 15 anos

Chamava-se Nini
Vestia de organdi
E dançava (dançava)
Dançava só pra mim
Uma dança sem fim
E eu olhava (olhava)

E desde então se lembro o seu olhar
É só pra recordar
Que lá no baile não havia outro igual
E eu ia para o bar
Beber e suspirar
Pensar que tanto amor ainda acabava mal

Batia o coração mais forte que a canção
E eu dançava (dançava)
Sentia uma aflição
Dizer que sim, que não
E eu dançava (dançava)

E desde então sÓ lembro o seu olhar
É só pra recordar
Os quinze anos e o meu primeiro amor
Foi tempo de crescer
Foi tempo de aprender
Toda a ternura que tem o primeiro amor
Foi tempo de crescer
Foi tempo de aprender
Que a vida passa
Mas um homem se recorda sempre assim
Nini dançava só pra mim

--------------------------------------------
Poema de Fernando ASSIS PACHECO
--------------------------------------------
OBSERVAÇÃO: ESTA CANÇÃO ESTÁ A SER CANTADA NESTE PRECISO MOMENTO NUM PROGRAMA EXIBIDO NO CANAL 1 EXECUTADO PELA SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES EM QUE ESTÃO A DISTRIBUIR PRÉMIOS AOS MELHORES AUTORES E ACTORES NAS DIVERSAS ARTES!

É EXTREMAMENTE GRATIFICANTE ESTE PROGRAMA EM QUE DISTINGUEM OS NOSSOS AUTORES E ACTORES PORTUGUESES
NAS DIVERSAS ARTES !!!..... ------ UMA MARAVILHA --- LINDO, LINDO de se vêr e de se admirar||| ESPECTÁCULO Grandioso....!!!

PARABÉNS A TODOS.

------------------------------------------------

É BOM!!!

É BOM!

É bom acordar
Abrir a janela
De par em par
E o despertar
Da Natureza
Observar…
Sentir o perfume das flores…
Ver aves voando no ar…
O Rio a caminhar…
A saltitar…
Desaguar…
Pessoas a passear…
E muito…muito mais…
É…
Podermos apreciar…
E sentirmo-nos felizes
Com os presentes
Que a Mãe Natureza
Tem para nos dar!
É BOM…MUITO BOM…

Maria da Cruz Gago
Leiria, 21/02/11

20 de fevereiro de 2011

Wordle: S.PEDRO CINZENTO

S.PEDRO de MOEL --- nuvens e mar --- cinzentos...... MIMOSAS Amarelas ..... ...

Fotos captadas por helena serrador num dia muito cinzento

20 de Fevereiro 2011

Sofia de Mello Breyner Andresen



Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Para que os seus pulsos um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida
Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessários sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um poucos toscas e grosseiras
Ávidos crueis e fraudulentos
Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária exilada sem destino.

-Retrato de uma princesa desconhecida.

Imagem e texto da Internet

Wordle: CRUZ DA AREIA

17 de fevereiro de 2011

16 de fevereiro de 2011

 
Posted by Picasa
Wordle: TECLAR

14 de fevereiro de 2011

10 de fevereiro de 2011

ANTIGUIDADES NA CRUZ D'AREIA

SEMANA ETNOGRÁFICA NA ESCOLA DA CRUZ D'AREIA

E para completar as palavras da nossa colega e amiga Elisa, deixo estes dois vídeos para que todos os colegas que visitarem o blogue, possam apreciar um pouquinho do que está a ser a Semana Etnográfica dos nossos Amiguinhos, na ESCOLA DA CRUZ D'AREIA.

ANTIGUIDADES NA ESCOLA DA CRUZ D'AREIA

Neste vídeo podemos ver alguns objectos antigos que foram usados por muitos dos nossos avós, e que são muito diferentes dos que usamos hoje, embora façam parte da nossa cultura e das nossas tradições...

Noticias

Wordle: Untitled© 2009 Jonathan Feinberg Terms of

Ontem às 18H3O, fui com a Maria da Cruz e Ília, à Escola B1 da Cruz da Areia, para assistir ao cortejo etnográfico das crianças, no âmbito do Projecto "Comenius EDUCULT".
A Professora São recebeu-nos com muita alegria e as crianças com quem trabalhámos no 1º Ano (agora já no 3º)ficaram muito contentes também.
Podemos contribuir para cantarmos com eles aquando da sua participação.
Vimos também uma rica exposição de trabalhos manuais femininos, de livros antigos, de utensílios referentes às profissões em vias de extinção, etc, etc.
No final houve um jantar muito agradável, numa noite que estava convidativa e mesmo a ajudar...

Parabéns à Professora São e sua equipa.
Beijinhos aos "nossos meninos"...
Elisa

8 de fevereiro de 2011

7 de fevereiro de 2011

Juventude


Lembras-te, Carlos. quando ao fim do dia
Felizes, ambos, íamos nadar
E em nossa boca a espuma persistia
Em dar ao Sol o nome de luar?

Tudo era fácil, melodioso e longo.
Aqui e além, um subito ditongo
Ecoava em nós certa canção pagã.

Contudo o azul do mar não tinha fundo.
E o mundo continuava a ser o mundo
Banhado pela aragem da manhã!...

Pedro Homem de Mello,in "O Rapaz da Camisola Verde".

6 de fevereiro de 2011

FADO PATRIMÓNIO CULTURAL...


É bom recordar a voz da nossa querida AMÁLIA... foi ELA, com a sua encantadora, maravilhosa e deliciosa voz, que levou a nossa Língua e Portugal, aos quatro cantos do Mundo...

RECORDAR AMÁLIA....

4 de fevereiro de 2011

CELEBRAR A AMIZADE PELO TECLAR

Wordle: Celebrar a Amizade do nosso Teclar
Caros colegas:

26 de Março de 2011

É a data do próximo encontro com a nossa Mestra Joana e de todos os amigos.



Bjs

Elisa

A LOJA DO SR. ZÉ JACINTO...

Esta loja situou-se, durante muitos anos, na Praça Rodrigues Lobo e foi seu primeiro dono José Acácio da Luz. Com o seu falecimenteo, passou para ZÉ JACINTO e hoje faz parte do Grupo Voga, embora ainda seja conhecida por todos pelo nome de ZÉ JACINTO.
Nesta loja, tudo se vendia... e vende... casacos de malha, tecidos a metro, linhas, panos de cozinha, toalhas de mesa, chapéus, boinas, kikos, meias, batas, e... antigamente papel de 25 linhas, selos e letras para pagarem as dívidas...lenços e cahpéus para Ranchos Etnográficos e muito muito mais...

Hoje ainda trabalha nessa Loja o empregado mais antigo deste estabelecimento, o SR. VIRGILIO que em tempos antigos, oferecia rebuçados às crianças que iam à loja...minhas filhas ainda recordam esse tempo...
Hoje a loja está situada perto do Centro Comercial D. DINIS e continua a vender de tudo...
Graças à simpatia de um dos donos do Grupo Voga e do SR. VIRGILIO, por quem tenho simpatia, pude fazer o vídeo que vou publicar.

LOJA DO ZÉ JACINTO 0001

30 de janeiro de 2011

SEMANA ETNOGRÁFICA NA ESCOLA DA CRUZ D'AREIA

Vai realizar-se, de 7 a 11 de Fevereiro, na Escola EB1/JI da Cruz da Areia, Agrupamento de Escolas José Saraiva, uma Semana Etnográfica que pretende, basicamente, ser um culminar de um trabalho anterior de pesquisa e de recolha, feito por todas as turmas do pré-escolar e 1º CEB da escola, no âmbito do Programa Comenius EDUCULT. Este projecto, iniciado em 2009 e com términus previsto para 2011, visa essencialmente: reconhecer a existência de diferentes culturas e conhecê-las melhor; compreender a diversidade fomentando, atitudes de combate à discriminação; promover o diálogo intercultural partilhando saberes e tradições; desenvolver valores éticos e morais (convivência, solidariedade, tolerância), contribuindo para um espírito de cidadania mais responsável e activa. Propõe-se, assim, a apresentar a herança cultural de todos os países parceiros – Turquia, Áustria, Hungria, Polónia e Portugal - através da recolha e partilha nas áreas da literatura, da dança, da gastronomia, dos costumes, das tradições, do património e da música. Foi neste contexto que se desenvolveram diversas actividades, dentro e fora da sala de aula, com destaque para o II Encontro Internacional de Escolas Parceiras, realizado em Março do ano passado em Leiria.A Semana Etnográfica integra diversas actividades, das quais se destacam: uma Exposição etnográfica na Biblioteca, artesãos e ateliês ao vivo.
CONTAMOS CONVOSCO!!!
Publicada por Sao Coelho às 18:09 0 comentários
Palavras-chave:
if (window['tickAboveFold']) {window['tickAboveFold'](document.getElementById("latency-4997787697497204927")); }

28 de janeiro de 2011

Agromuseu da Ortigosa, LEIRIA

22 de janeiro de 2011

Recordando a voz linda de João VILLARET em Fado Falado



Este fado falado traz-nos à Memória o Fado castiço das vielas de Lisboa, que evidencia as características desta gente em que a degradação oriunda da vida nocturna, exacerbada pelo ciúme, os conduz a atitudes extremamente fortes e provoca cenas "de Amor, Ódio, Raiva e Ciúme" por vezes violentíssimas ......


Nota:-----Espero que gostem; por mim, fiquei satisfeita com esta publicação que evidencia o sub mundo de alguma gente da vida nocturna!

21 de janeiro de 2011

Homenagem a João Villaret





Faz hoje 50 anos que faleceu "JOÃO VILLARET"--- esta é uma singela homenagem a este grande declamador

Poema --- A Procissão --- A. Lopes Ribeiro

A PROCISSÂO

Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.

Olha os irmãos da nossa confraria!
Muito solenes nas opas vermelhas!
Ninguém supôs que nesta aldeia havia
Tantos bigodes e tais sobrancelhas!

Ai, que bonitos que vão os anjinhos!
Com que cuidado os vestiram em casa!
Um deles leva a coroa de espinhos.
E o mais pequeno perdeu uma asa!

Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.
---------- Poema de António Lopes Ribeiro
----------
oBS:___ Faz hoje precisamente 50 anos que faleceu JOÃO VILLARET, que declamava magistralmente este POEMA

Teclar ---2007/8/9 Recordações inesquecíveis














Recordações do Grupo TECLAR...

Fotos de 2007/ 2008 / 2009

FOTOS ____ Helena Serrador
(com a colaboração de Colegas)

Poema sobre a InFâNcIa....

A casa era por aqui...
Onde? Procuro-a e não acho.
Ouço uma voz que esqueci:
É a voz deste mesmo riacho.

Ah quanto tempo passou!
(Foram mais de cinqüenta anos.)
Tantos que a morte levou!
(E a vida... nos desenganos...)

A usura fez tábua rasa
Da velha chácara triste:
Não existe mais a casa...

— Mas o menino ainda existe.
--------------------------------------
( Manuel Bandeira, Lira dos Cinquent´Anos)

ESTE TRABALHO OFEREÇO-O com muito trazer à JOANA, à SÂO e a todos os meus queridos Colegas, que trabalharam comigo e, viveram estes doces momentos que sempre perdurarão nas NOSSAS MEMÓRIAS...ABSOLUTAMENTE E CLARAMENTE INESQUECÍVEIS...


Obs:-- Agradeço à Maria da Cruz pois, foi a partir da ida dela à Escola da CRUZ da AREIA, onde trabalhámos, que me surgiu a ideia...

Obrigada Amiga

Poema sobre a InFâNcIa....

VAmos, não chores...
A infância está perdida.
A mocidade está perdida.
Mas a vida não se perdeu.
O primeiro amor passou.
O segundo amor passou.
O terceiro amor passou.
Mas o coração continua.
Perdeste o melhor amigo.
Não tentaste qualquer viagem.
Não possuis casa, navio, terra.
Mas tens um cão.
Algumas palavras duras,
em voz mansa, te golpearam.
Nunca, nunca cicatrizam.


(----------------------------
-----------------------------)
Carlos Drummond Andrade


A INfância passou, a Juventude passou, a idade de ouro passou, a 3ª idade chegou mas resta-nos a alegria do Bom Convívio e, assim os Meninos que existem dentro de nós regressaram...e outros, vieram e acompanharam-nos....


E;:::assim se passam MOMENTOS FELIZES


Um grande BEM HAJAM a todos
Beijinhos lena serrador

17 de janeiro de 2011

HOJE FIZ UMA VISITA ...

Hoje, ao acordar, lembrei-me de fazer uma visitinha aos nossos amiguinhos da Cruz d'Areia.

Ao chegar à escola estavam todos no recreio... Mal me viram começaram a correr directos a mim... abraçaram-me, beijaram-me e de seguida fomos para a sala onde me esperava a professora SÃO.

Estão todos muito crescidos e despachados... recordaram a canção da ESCOLA, tirámos fotos e até houve uma festinha para celebrar o aniversário da Carolina. Achei graça, eu ir fazer a visita e ser o dia do aniversário da nossa menina.

A profgessora São contou-me que vão fazer uma Semana Cultural, de 7 a 11 de Fevereiro e, embora ainda não tenha feito o programa vai constar de uma exposição de objectos antigos, palestras, desfile etnográfico e um Jantar com comida tipicamente portuguesa...achei a ideia interessante e irei colaborar com algumas fotos de objectos antigos que publicarei no blojgue dos nosos amiguinhos.

Para "matarem" saudades deixo aqui alhgumas fotos e este vídeo.

A PROFESSORA SÃO FALANDO AOS SEUS MENINOS...


FOI BOM RECORDAR...


A CAROLINA FEZ ANOS...


...E HOUVE BOLO...


Nostalgia...

Olá a todos!

Como estão todos os meus amigos Crescidos?
Espero que bem!
Que o início do novo ano esteja a ser bom, com saúde!
Na época de Natal tive oportunidade de estar com alguns de vós presencialmente, mas não com todos, de quem sinto saudades!

É através deste nosso espaço de partilha online ou por mail que vamos comunicando, partilhando pensamentos e vivências, reflexões e inquietações, dando notícias uns aos outros.
Mas mesmo assim, sente-se a falta de quem por cá menos passa ou não escreve; sente-se a nostalgia de muitos momentos vividos em conjunto e partilhados, com muita alegria e também alguma angústia, aprendizagem e prazer, amizade e bom convívio, semanal...

Foi o pretexto das tecnologias que nos juntou;
o "aprender computadores" que vos fez a todos os Crescidos vir até mim;
a vontade em colaborar por parte das Professoras (que participaram ao longo dos 4 anos) que permitiu que os Pequenos interagissem convosco, aprendessem e ensinassem

E são as tecnologias que nos mantêm em contacto!
Usufruindo do poder da Internet, da comunicação por mail, da partilha através do nosso blogue, dos blogues pessoais, dos blogues dos Pequenos, ... continuamos interligados, em rede.

"NÃO DIGAS NADA"!

Não digas nada!
Nem mesmo a verdade
Há tanta suavidade em nada se dizer
E tudo se entender
Tudo metade.
De sentir de ver...
Não digas nada
Deixa esquecer.



Talvez amanhã
Em outra paisagem
Digas que foi vã
Toda essa viagem
Até onde quis
Ser quem me agrada...
Mas fui feliz
Não digas nada.

Fernando Pessoa - Cancioneiro - 1888 - 1935

Texto e imagem tirados da net.

16 de janeiro de 2011

Poema aos Amigos ---Alexandre O´Neill





AMIGO
Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra amigo!

"Amigo" é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

"Amigo" (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
"Amigo" é o contrário de inimigo!
"Amigo" é o erro corrigido
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada!

"Amigo" é a solidão derrotada!
"Amigo" é uma grande tarefa,
É um trabalho sem fim,
Um espaço sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
"Amigo" vai ser, é já uma grande festa

Alexandre O´Neill

10 de janeiro de 2011

Abraços para o grupo Teclar!

Recados para Orkut
Recados para orkut

6 de janeiro de 2011

CANTAR OS REIS NA C.G.D


Hoje dia de Reis, foi o Coral "Cantábilis" de que faço parte,cantar as Janeiras à C.G.D.- Leiria.
Além de diversas músicas alusivas ao dia, com quadras dedicadas aos clientes, Banco, colegas, dinheiro e crise... três elementos do côro, vestidos de "Reis Magos", tiveram um momento "alto" indo depositar... (simbólicamente)" os seus tesoiros".

Aproveito a transcrever o Poema principal, com letra e música do nosso maestro Joaquim Narciso, por achar muito interessante:
DAS BANDAS DO ORIENTE

Das Bandas do Oriente
Em cortejo Imperial
Montados nos seus camelos
Com seus tesoiros de invejar
Aqui estão, os "três Reis" confiantes!

Montados nos seus camelos
Do Oriente estão a chegar!
E aqui estão os "Três Reis" como clientes!

Montados nos seus camelos com seus tesoiros de invejar
Baltazar, Belchior e Gaspar!

Montados nos seus camelos
Com seus tesoiros de invejar!
Aqui vêm seus tesoiros depositar...

Também nós aqui estamos
Na Caixa a Festejar
Queremos aos seus clientes
E aos funcionários, os "Reis" cantar!


Elisa Pinto

RECORDANDO ZECA AFONSO

5 de janeiro de 2011

16 de dezembro de 2010

TRÊS QUADRAS DE NATAL...POETA LEIRIENSE

O NATAL É NA VERDADE
O EXEMPLO QUE NOS FICA,
DO AMOR E DA HUMILDADE
QUE TÃO POUCO SE PRATICA.



AMA O PRÓXIMO E VERÁS
QUE OS TEUS DIAS, DESDE ENTÃO
SÃO NATAIS DE AMOR E PAZ
DENTRO DO TEU CORAÇÃO.



TODO O BEM É UM NATAL
QUER SEJA UM GESTO, UMA FLOR
MAS O BEM DE NADA VALE
SEM HUMILDADE E AMOR.


"GENTIL"1978

O MEU POSTAL DE BOAS FESTAS


É com este postal de Boas Festas, feito com os meus trabalhos, na Academia, que desejo a todos os colegas do Projecto Teclar e nossa querida amiga Joana, e sempre professora... um SANTO NATAL e um Feliz Ano Novo.
Um grande beijinho da amiga e colega
Maria da Cruz

14 de dezembro de 2010

Natal ----Poema de Miguel Torga


NATAL

UM anjo imaginado,
Um anjo dialéctico,actual,
Ergueu a mão e disse:- É noite de Natal,
Paz à imaginação!
E todo o ritual
Que antecede o milagre habitual
Perdeu a exaltação.

Em vez de excelsos hinos de confiança
No mistério divino,
E de mirra e de incenso e oiro
Derramados
No presépio vazio,
Duas perguntas brancas, regeladas
Como a neve que cai,
E breves como o vento
Que entra por uma fresta, quezilento,
Redemoinha e sai:

À volta da lareira
Quantas almas se aquecem
Fraternalmente?
Quantas desejam que o Menino venha
Ouvir humanamente
O lancinante crepitar da lenha?

Miguel Torga

13 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL PARA OS COLEGAS DO TECLAR

12 de dezembro de 2010

BRINDE À AMIZADE

BRINDE À AMIZADE

Este, foi um ano gratificante para mim. Especialmente, por poder contar com a vossa amizade. Assim, desejo que neste Natal, sintam muita alegria e que sejam felizes a cada instante! Que todos as vossos sonhos e desejos, se realizem... Que seja uma noite de paz, repleta de surpresas boas, de acontecimentos que ficarão marcados no vosso coração, porque o tempo passa, e é com o passar do tempo que conseguimos definir o que é realmente importante na vida.

Boas festas, com muito ânimo e muita alegria numa noite cheia de paz, em comunhão, com as pessoas que estão sempre ao vosso lado!

Estes são os desejos, de alguém, que faz parte deste mundo de amizades!

Um feliz Natal deseja-vos a Lena, com um brinde à amizade!



( Texto retirado da NET, que vos ofereço com um grande beijinho)

10 de dezembro de 2010

TRADIÇÃO DO MADEIRO DO NATAL

Em muitas aldeias do norte de Portugal, uma boa parte da noite da Consoada se passa à volta de um tronco grosso de pinheiro ou castanheiro, de sobreiro ou azinheira ardendo em brasa.
Há aldeias onde o tronco começa a arder na véspera do dia de Natal e só acaba de arder no Dia de Reis!
É Inverno e o calorzinho bom do fogo aquece as pessoas e dá-lhes uma alegria especial: as conversas e as risadas fazem com que todos se sintam mais irmãos, mais amigos uns dos outros. E essa é a intenção desta festa tradicional.
É realmente uma verdadeira festa. Os rapazes e as raparigas enfeitam os carros de bois, ou (mais recentemente) os tractores com grandes fitas de muitas cores, e lá vão à procura dos troncos mais próprios para a fogueira. No meio da maior algazarra, transportam os troncos até ao adro da Igreja e pegam-lhes fogo. Quando as pessoas saem da Missa do Galo, reúnem-se à volta desta grande lareira ao ar livre, e é um nunca mais acabar de histórias e cantigas, pela noite fora.
Todos os anos se acendem os madeiros e se acende a alegria do tempo do Natal.

" O LIVRO DO NATAL" de Maria Alberta Menéres
Imagem copiada da net