15 de dezembro de 2007

MISSA do GALO

A missa celebrada à meia-noite, na passagem do dia 24 para 25 de Dezembro denomina-se “MISSA do GALO.” Apareceu no século v e foi criada pelos Católicos Romanos. É celebrada à meia-noite, por se anunciar o nascimento de Jesus a esta hora, pensando-se que o Menino Deus nasceu à meia-noite, celebra-se à “ meia-noite” em ponto!
Chama-se “ Missa do Galo” pois conta a lenda que o galo foi o primeiro a presenciar e a assinalar o nascimento do MENINO; por isso, ficou com a missão de anunciar ao mundo, com o seu “Belo Canto”, o nascimento do “ MENINO JESUS”!
Até aos princípios do século xx manteve-se, em muitas aldeias, o costume dos pastores serem os primeiros a adorarem o Menino Jesus. Durante a adoração ao Menino, as mulheres depositavam doces caseiros e, em troca, recebiam Pão Bento, também chamado Pão do Natal! Outro costume era guardar um bocado desse Pão Bento, como amuleto, ao qual só se recorria em caso de doença grave. Uma outra tradição muito curiosa, que existia em algumas aldeias portuguesas e espanholas, era o de se levar um galo para a Missa e, se ele cantasse, era sinal que as colheitas desse ano seriam férteis!...
Actualmente, com a falta de párocos em muitas aldeias, esta tradição está a perder-se!...
Em Paris, ainda há “ Missas do Galo” muito famosas e concorridas, sendo até necessário reservar lugar! De salientar as de “Notre–Dame” e “Saint–Germain-des-Prés”, porque há apresentações de belos programas de Música Sacra!
Na vila onde nasci, que era muito rústica, toda a gente ia à Missa do Galo com a ansiedade de serem os primeiros a beijar o Menino Jesus, depois do seu nascimento.
E, que saudades em que, também eu, ia debaixo do Capote do meu Pai beijar o Menino, apesar do frio ser muito …. Mas, nesse tempo, os prazeres que nos guiavam eram muito puros e simples e a tradição ainda se cumpria com alegria!...

2 comentários:

Maria da Cruz disse...

Lenita,adorei a sua mensagem da MISSA DO GALO, pois traz-me a recordação da minha ida à Missa do Galo, na então cidade do Sabugal, onde eu passava sempre as festas do Natal e Ano Bom, como nessa época se chamava ao Ano Novo!
Quero agradecer o comentário que fez à minha mensagem dos REIS MAGOS.
Beijinhos.

Dias disse...

Grande investigação fez a colega Helena!
Fiquei a saber muito mais sobre a MISSA DO GALO.
Parabéns pela pesquisa e pela forma como a descreveu.