24 de fevereiro de 2008

MOMENTOS MÁGICOS



MOMENTOS MÁGICOS

Quando a nossa Professora Joana nos disse que vinha à nossa Escola um seu amigo veterinário, investigador, com mestrado em animais selvagens, para nos fazer uma palestra, eu nunca poderia imaginar a sensação maravilhosa que iria sentir ao ouvi-lo! Senti-me transportada a um mundo completamente novo e desconhecido, que encheu o meu espírito de magia, de novidades e grandiosidade! Que momentos absolutamente mágicos, fora da minha realidade, que tive oportunidade de viver!... É indescritível a emoção que todos nós sentimos, «pequenos e crescidos» quando o Rodrigo nos levou a conhecer e a partilhar as suas vivências junto dos seus animais selvagens, num mundo completamente irreal para a maior parte de nós!
Obrigada, Rodrigo, por nos ter conduzido com toda a sua simplicidade, mas com tanta sabedoria e humanidade, a um mundo tão longínquo, tão diferente mas tão real, tão próximo, que quase sentíamos os uivos dos leões a ecoarem na floresta e quase víamos os olhos das feras a brilharem no negrume da noite!
Vivemos tão intensamente, que a minha memória foi ao tempo em que li um conto de Miguel Torga em que a mãe do célebre Ladino, pardal que não queria abandonar o quentinho do seu ninho, o sacudiu, empurrou com um abanão para que saltasse e fosse voar na imensidão do céu azul! Estabeleci este paralelo quando o Rodrigo nos contou que a mãe lince sacudia com uma patada o seu filhote quando achava que tinha chegado o tempo dele enfrentar a vida lá fora! Esta semelhança entre as mães feras e as mães aves mostra bem a realidade comum a todos os seres!
Para mim, foi este o ponto culminante de toda a palestra!

Obrigada Rodrigo por nos ter mostrado um mundo diferente cheio de beleza e magia!
Obrigada Rodrigo por nos ter ajudado a abrir os nossos horizontes!
Obrigada Joana por nos ter trazido o Rodrigo!

Um grande abraço
Lena Serrador

Sem comentários: