13 de setembro de 2008

ALDEIA LONGUÍNQUA !!!
























































PITÔES DAS JÚNIAS.
Aldeia encravada no sopé dos relevos alterosos e agrestes da Serra do Gerês, concelho de Montalegre. Existem ainda ruínas, a porta de entrada para o velho lendário Mosteiro Cistercense de Santa Maria das Júnias.- De pé, ainda se encontra a velha e austera igreja românica. Vestígios do claustro, cozinha e forno ainda vísiveis.
Séculos idos, servia de abrigo aos peregrinos de Santiago de Compostela.
Ao abrir o baú das recordações, voltei a descobrir a pitoresca aldeia-Pitões das Júnias- " Éden Transmontano ". É sem dúvida, mais uma referência do Parque Nacional Peneda-Geres, quer pela sua geografia, flora e fauna... Mas também pelas suas gentes, pela gastronomia...
Enfim por todo o ambiente que envolve a aldeia.
Hoje, as rúinas do Mosteiro apenas abrigam animais no pastoreio. E, aqui deixo a recoradação das palavras de Frei Luis de Sousa-citando ( que na sua vida de Arcebispo de 1619 ) apregoava com ironia: (... estas terras que chamam de Barroso têm um sítio tão intratável de serras e penedias, quási sempre cobertas de neve, de picos que se vão às nuvens, de brenhas tenebrosas de vales profundíssimos e passos perigosos que mais parecem morada de feras que de homens capazes de razão e juizo... ).
Temas sempre curiosos e de raras belezas fazendo parte das minhas vivências, que vou tentando trasnmitir,recomendando estas caminhadas por trilhos serranos, respirando o que de melhor existe no nosso Universo.
A ideia será também, variar temas e enriquecer o nosso Blogue Teclar!!!
Bom, desejos de óptimo fim de semana para todos.










4 comentários:

Margarida disse...

Lembro, que as imagens do pão e o presunto, são próprias daquela aldeia. Não dá para descrever, só pondo os pés ao caminho e ir à procura destes saberes e sabores!!!
Eu, vou dando dicas e provocando os colegas... Mas graças que não sou eu só que os " pico com iguarias ". Já devem imaginar a quem me refiro !
Xau.

Maria da Cruz disse...

Olá cara colega!
Adorei ver estas fotos dessa aldeia longínqua e que tem o nome de PITÕES DA JÚNIAS,da qual tenho uma pequena história para lhe contar!!!Há uns anos atrás, eu e o meu marido fomos passear a Santiago de Compostela e, de regresso, entramos em Portugal por Montalegre.Chegados aí, eu queria viistar as termas do GERÊS mas como era o meu marido que guiava, tinha que aguentar, e ir pelos sítios que ele dizia!!!
Como é teimoso e é sempre a andar, e para a frente é que é o caminho, nunca pergunta nada a ninguém e, sem querer, fomos então ter a essa Aldeia!Eu ia cheia de nervos com receio que a gasolina faltasse, rede de telemóvel não havia, e por fim aparecem os bois sem ninguém a acompanhá-los! Eu dizia : "pára e pergunta a alguém! E ele respondia: é já ali!!!
Foi de tal ordem, que chegámos a Pitões cheios de fome e fomos dar com um Restaurante que se chamava CASA DO PRETO, e a especialidade era Cozido à Portuguesa!
O meu marido comeu uma Bela costoleta de vitela, e eu, enervada, apenas comi uma Maravilhosa sopa de feijão.Seguimos viagem e depois de muitos quilómetros andados, lá parou e perguntou onde fiacavam as termas, mas, mesmo assim, não consegguimos lá chegar!!!
HOMENS TEIMOSOS!!! Ainda hoje falamos nesse passeio!

Maria da Cruz disse...

Deve lembrar-se que há uns anos, um canal de televisão foi a Pitões entrevistar um menino que levaram a LISBOA VER UM JOGO, AO CAMPO DO benfica!

Margarida disse...

Colega: Lamento que a viagem a Pitões das Júnias,não lhe deixassa-se boas recordações, teve azar...
Quando lá fui, com um grupo de amigos, de farnel, subindo montes e carreiros, um amigo levava um acordeão. Não dá para esquecer e hoje, faz-me bem recordar esses momentos e passeios, que tantos foram...
bjs