11 de setembro de 2008

INFORMAÇÃO!

Para os colegas que não são naturais de LEIRIA, e para os que são de LEIRIA, mas não conhecem os seus recantos, passo a explicar a localização e história do moinho cuja foto eu coloquei no blog!
É conhecido pelo nome de Moinho de Papel ou Moinho dos Caniços e fica situado perto da Igreja de Santo Agostinho, junto ao edifício da antiga Casa Mortuária.
Foi proprietária deste moinho Emília Caseiro que com os seus 102 anos reside no Lar de S. Francisco, com a sua única filha Manuela Caseiro, também ela, com a bonita idade de 83 anos embora se encontre muito doente. Tem ainda dois netos, três bisnetos e seis trinetos!
Emília era uma pessoa muito bondosa, trabalhadora e muito amiga de ajudar todos os que precisavam. A sua vida inteira foi dedicada à moagem de cereais, nunca tendo tido interesse pela escola, tendo concluído apenas a antiga 2ª classe.
Passava o tempo a moer os cereais e segundo ela contava, a " tagarelar" na mercearia da família, localizada, em tempos, junto ao Moinho de Papel.
Está muito ligada ao LAR onde reside, porque em tempos forneceu farinha à "SOPA DOS POBRES", antigo nome que davam so LAR.
Hoje o Moinho de Papel pertence à Câmara de Leiria e foi remodelado para criação de um Museu, tendo sido a arquitectura de Siza Vieira.
Esperemos que a inauguração não esteja muito demorada!!!
Podem apreciar este painel de azulejo numa parede exterior do Moinho pois é digno de se ver.

1 comentário:

Margarida disse...

Tenho que ir ver estes sítios de que fala.E também desse tal moínho... Nunca vou para esses lugares, pois os desconheço !!!
Há que fazer como o " turista " que coscuvilha e espreita todos os recantos, sempre de máquina em riste...Pesquisam e perguntam tudo.
" Nada lhes passa por baixo da mesa ".Esta frase sempre a ouvi aos nossos transmontanos, quando também por lá andei, alguns anos.
Digo e me vou repetindo sempre,eu já sou " muito antiga "$$$$$$$$$$$$$.
É como o azeite GALO, a cantar desde o ano, 1900 e troca o passo !!!
XAU.