21 de maio de 2007

4º FESTIVAL ISLÂMICO DE MÉRTOLA

Pelo menos 2 vezes, já tinha estado em Mértola, tinha tentado visitar a Igreja, pois na Academia, a Profª de História tinha referido a sua identificação com a presença islâmica na cidade, por dificuldades logistícas tal não foi possivel.
Ontem com grupo de amigos, pelo menos 50, tive o previlégio de lá voltar mas com o objectivo de visitarmos o Festival Islâmico, 0 4º; superou todas as minhas expectativas, não tanto pelos souks, que são bem intessantes, segundo informação local dum guarda de um dos museus, a maior parte seriam de Granada, mas com a parte museológica e histórica que é riquissima; desde a igreija que integra a antiga mesquita, o de arte islâmica, o de tecelagem, o de arte sacra, o arqueológico, as ruinas romanas no subterranêo da Câmara e possivelmente outros que agora não me ocorrem pois não era minha intenção escrever isto hoje, mas como lá visitámos, uma exposição sobre aldrabas e batentes, com muito interesse e me forneceram bibliografia sobre a sua Associação, que inclui um blogue, que visitei hoje no Teclar não resisti a escrever sobre o mesmo.
Se me permitem um conselho, quando passarem por lá se gostam destas coisas, não deixem de visitar todos estes museus cheios de História.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola!!!!
Passei por aqui para deixar a minha opinião sobre este pequeno texto. Ainda bem que gostou do Festival Islâmico, inclusive por que eu e colegas meus do curso de técnico de museografia arqueologica da escola profissional que está residida em Mértola, fez parte da organização do festival, e todos nós estivemos na apresentação de todos os museus aos visitantes do fesival.É como bom grado que gostámos de saber que gostou do festival. em 2009 há mais e lá esperamos por si, nesta vila que ainda hoje guarda as suas origens.
Cumprimentos
Mara Cesário