16 de junho de 2007

DAVID MOURÃO FERREIRA

Nasceu em Lisboa a 24 de Fevereiro de 1927 e morre a 16.6.1996.
Poeta, ficcionista, ensaísta, critico literário, dramaturgo, tradutor e professor universitário.Frequentou o colégio moderno onde foi aluno de Álvaro Salema e colega de Mário Soares. Licenciou-se em Filologia Romanica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1951, com uma tese sobre Sá de Miranda e onde teve como colegas Sebastião da Gama e Lindley Cintra.
Destacou-se como um dos grandes poetas contemporâneos do século XX.
Trabalhou para vários periódicos destacando-se a Seara Nova e o Diário Popular. Foi Secretário Geral da S.P.A. e director do jornal a Capital e director-adjunto do o Dia. Foi responsável pelo Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian e dirigiu a revista colóquio/letras da mesma Instituição.
Escreveu várias obras de poesia e ficção narrativa, que lhe valeram prémios tais como "Tempestade de Verão" (Prémio Delfin Guimarães,) "Cancioneiro de Natal" (Prémio Nacional de Poesia)"Novelas de Gaivotas em Terra" (Prémio Ricardo Malheiro)
Alguns dos seus textos foram adaptados à televisão e cinema, como por exemplo "Aos Costumes Disse Nada" que em 1983, José Fonseca e Costa se baseia para filmar "Sem Sombra de Pecado"
DGLBpesqisa de autores google

Sem comentários: