3 de julho de 2007

Acontecimentos Históricos

A 3 de Julho de 1780, no reinado de D.Maria I foi
fundada a Casa Pia De Lisboa, pelo Intendente Pina Manique. Começou por ser instalada no Castelo de S. Jorge, para receber crianças pobres, orfãs e abandonadas, transformando-se no 1º Estabelecimento de Educação Popular do país e na mais significativa instituição de assistência a menores, com o lema "Com as crianças Pelas Crianças".
Hoje a Casa Pia, tem à sua responsabilidade 4700 educandos distribuídos por 10 Estabelecimentos é tutelada pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade, a sua actividade desenvolve-se em 3 tipos de intervenção, Acolhimento em Internato, Semi-Internato e Intervenção Social Específica.
De entre os colégios da Casa Pia de Lisboa, o Instituto Jacob Rodrigues Pereira encontra-se vocacionado para a educação e ensino de crianças e jovens surdos, integrando a Instituição desde 1834, é a maior instituição portuguesa pautando a sua actuação pela inovação pedagógica sedimentada numa investigação profunda/linguistíca e pedagógica que permite aos surdos o acesso pleno à educação ensino e formação com vista ao exercício pleno da cidadania, utiliza uma metodologia bilingue(Lingua Gestual Portuguesa a par da lingua portuguesa oral/escrita)
Casa Pia de Lisboa Wikipédia

Sem comentários: