19 de julho de 2007

PADRE ANTÓNIO VIEIRA


A 18 de Julho de 1697, com 89 anos morre o Excelente escritor e orador que enriqueceu a língua portuguesa com inúmeros textos, sendo os mais conhecidos os seus Sermões, a Sexagenária e o aos Peixes.
Nasceu em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1608, foi baptizado na Sé, segundo parece na mesma pia baptismal em que Santo António também o fora.
Partiu para o Brasil com 6 anos, dado o seu pai ter sido nomeado escrivão da relação da Baía, onde frequentou o Colégio dos Jesuítas e se revelou a sua vocação religiosa, a sua 1ª pregação ocorreu em 1633. É ordenado sacerdote em 1635, foi Meste em Artes e exerceu a função de pregador régio, foi amigo e confidente do rei D. João IV, que o considerou um amigo leal desinteressado e bondoso e que perto da morte não quis perder a sua companhia e o seu conselho.
Também não escapou à Inquisição tendo sido preso em 1665
e depois mantido em custódia e em 1667 privado de pregar, sendo mais tarde aministiado mas impedido de escrever e falar sobre certas matérias. O seu 1º volume dos Sermões é publicado em 1679. Foi Visitador Geral dos Jesuítas no Brasil mas veio a renunciar ao cargo por força da idade e falta de saúde.

Sem comentários: