22 de setembro de 2007

Obrigado a todos pelos momentos vividos!

Na passada 5ª feira, o Teclar recomeçou, depois de umas férias.
E como foi bom voltar a encontrar um grupo fascinante, muito simpático, divertido, com tanta sabedoria e vontade de aprender e estar actualizado!

Durante as férias foi fascinante acompanhar à distância, mas sempre presente, as aprendizagens e descobertas de muitos dos participantes da IIª Edição do Teclar. Uns na companhia dos netos, outros de amigos, dos filhos, de familiares ou conhecidos... pelas descobertas da Internet, do Computador, da fotografia digital.

É uma alegria presenciar e poder participar em descobertas, aprendizagens, num processo de valorização pessoal de pessoas que após a aposentação, pretendem ocupar o seu tempo livre da melhor forma e descobrem na utilização do computador, no acesso à Internet, diferentes modos de vida, de organização pessoal, de comunicação, de procura de conhecimento, acesso a acontecimentos diários, locais, nacionais, internacionais... Partilham memórias, emoções, habilidades, vocações.

Poder continuar a estar num ambiente tão agradável, presenciar a alegria das aprendizagens e descobertas destes adultos, aprender com a sua sabedoria, com as suas experiências e histórias de vida, e concomitantemente promover novas aprendizagens, novos conhecimentos, novas formas de usar o computador e a Internet em benefício do seu desenvolvimento pessoal, das relações sociais, culturais e afectivas é um enorme prazer, orgulho e satisfação! É para mim, mais do que realização profissional, factor de realização humana!

E não apenas os momentos de trabalho com os adultos são importantes como o trabalho que tem sido desenvolvido nestes dois anos, em colaboração e interacção com crianças do 1º ciclo. Especialmente, durante o trabalho desenvolvido colaborativamente com os alunos do 4º ano, da Escola Paulo VI, e com a Prof. Conceição Silveirinha foram notórios resultados do desenvolvimento deste Projecto. Crianças e adultos em interacção aprenderam, relacionaram-se, criaram laços afectivos de tal forma que os adultos sentiram-se admirados, sentiram que assumiam um forte papel perante as crianças, pois além de assistirem ao seu entusiasmo e espontaneidade à frente de um computador e ao seu à-vontade na Internet, compreenderam que os poderiam ajudar imenso nas aprendizagens escolares, escrita e compreensão da Língua Portuguesa, História de Portugal, bem como, em aprendizagens de carácter social, moral, no que se refere ao seu desenvolvimento pessoal e humano.

Cada encontro intergeracional constituiu um momento intenso, carregado de emoções e afectividade, muito para além das aprendizagens ou aquisição de conhecimentos escolares ou no âmbito das tecnologias. No final do ano lectivo, os resultados escolares dos alunos foram bons, superaram as expectativas da própria Prof. Conceição Silveirinha, e dos objectivos educativos que tinha estabelecido no início do ano lectivo para os seus alunos.

Estão todos de Parabéns!!

3 comentários:

Maria da Cruz disse...

Olá,Joana!
Adorei a sua mensagem e não podia deixar de, mais uma vez, agradecer todo o seu empenho,disponíbilidade,interesse,
dedicação,amabilidade e simpatia,pelo modo como nos tem ajudado a todos nós.
Nada tenho com que lhe possa agradecer, a não ser desejar-lhe «TODA A FELICIDADE» do mundo!

Margarida disse...

JOANA:
Vi sua mensagem que escreveu no blogue.
Sinto-me lisongeada e agradecida pelo carinho, dedicação e conhecimentos que sempre soube transmitir.
Que a vida lhe sorria sempre, são os votos da aluna
margarida

Macua de Nacala disse...

Ola Joana:


Hoje tive oportunidade de abrir o Blog...

Aqui de longe a minha gratidao pela simpatia e interesse por nos e nosso trabalho.

Como e bom ver os progessos de cada um.

So com uma professora como a Joana.

Um beijinho deste Pais onde o calor ja "aperta"...

Apresente a todos um abraco de muita saudade.

Elisa Pinto