27 de setembro de 2007

TESTEMUNHO

Pede-nos a nossa professora Joana para escrevermos no blogue o que aprendemos, o que gostaríamos de aprender e o que mudou na nossa vida.

Pois bem, é o 2.º ano que participo no Projecto TECLAR. Nada sabia, e toda a aprendizagem que fiz foi muito agradável. A Joana tem o condão de nos entusiasmar, fazendo de cada aula como que um episódio de uma novela muito interessante, com a vantagem de podermos ver os episódios anteriores as vezes que forem necessárias.

Hoje sei trabalhar no Word, escrever, receber e encaminhar e-mail's, pesquisar na Internet, consultar sites, escrever e colocar imagens no blogue, fazer comentários, guardar fotografias, imagens e ficheiros devidamente arrumados em pastas identificadas, pesquisar no Google Eart, onde posso ver locais conhecidos ou não, verificar o itinerário de uma viagem e assinalar os principais locais de passagem, preencher a Declaração de IRS, e outras coisas mais...

Quanto ao que gostaria de aprender, a Joana sabe muito bem o que mais precisamos para complementar aquilo que já sabemos. Há certamente algumas aprendizagens que nos fazem mais falta que outras, e confio na Joana para que nos ensine o que mais falta nos faz. Mas é natural uma preferência especial por algo que se gostasse de aprender. Quanto a mim, e não esquecendo o que acima disse, gostaria de melhorar os meus conhecimentos na área da fotografia, nomeadamente pôr legendas, cortar, diminuir, ampliar, virar, distorcer, etc. Provavelmente para isto serão necessários programas apropriados e conhecimentos básicos que nós não temos. Resumindo: a Joana é que sabe.

Quanto ao que mudou na minha vida... direi que mudou muito e não mudou nada. Explico: continuo a ser a mesma pessoa, tenho os mesmos amigos e frequento os mesmos locais. Aí não mudou nada. O que mudou foi o meu estado de espírito, porque agora sinto-me mais valorizado, mais confiante, mais realizado. Dou um exemplo concreto: num grupo de amigos, quando se abordava o tema "Informática", antes eu ficava calado... nem sequer sabia o significado dos termos que utilizavam. Hoje posso intervir, participar da conversa, ter opinião e discutir de igual para igual sem me sentir diminuido. Antes pelo contrário, tenho consciência que vou acompanhando as tecnologias da actualidade, e este estado de espírito faz bem ao "ego" de qualquer um e ajuda-nos a viver com mais confiança e menos constrangimentos. Foi isto que mudou na minha vida.
António Dias

1 comentário:

Joana disse...

Sr. Dias,

A sua reflexão é muito importante para mim!
Obrigado

Joana