26 de novembro de 2007

Aprendizagens no Teclar

Quando comecei a frequentar o projecto Teclar, praticamente não sabia nada (hoje ainda sei pouco), mas com os ensinamentos e paciência da Joana, aprendi a fazer pesquisas no Google, que uso muito, na Wikipédia, no Google Earth, no Leme, no Flickr... a comunicar através de e-mail, a escrever no blogue, com inclusão de imagens, que também faço com alguma regularidade, dependendo das efemérides.
No ano lectivo findo, interagimos com os alunos do 4º ano da Eb1 Paulo VI, trabalhámos em conjunto 6 maravilhas de Portugal. Eu, o colega João Quinta, a Cátia e o Diogo, o "Mosteiro de Alcobaça ". Foi uma experiência muito gratificante, até porque a nossa maravilha foi "eleita" e também pela valorização da auto-estima e aumento das possibilidades de aprendizagem e convivência social dos alunos envolvidos, segundo testemunho da respectiva professora.

Nesta 2ª parte do projecto, na aprendizagem entre os mais Pequenos e os mais Crescidos com a Escola B1/JI da Cruz D'Areia, começámos por nos encontrar no dia 8, na ESEL, além da apresentação dos grupos, escolhemos o tema do trabalho,"Animais em vias de extinção no território português", fizemos algumas pesquisas no google, o Jorge, a Sarah, a Bárbara, o Tiago Luis, o Dário e eu. É espantoso a facilidade como uma das pequenas copiou o que se encontrou para o Word e como um dos pequenos domina o google earth, demonstrando todos muito à vontade com as TIC.

Voltámos a encontrar-nos no dia 15, na Escola deles, fez-se selecção da informação já recolhida, tivemos visita guiada à Escola, incluindo a biblioteca, não faltou a fotografia no recreio, decidimos como vai ser apresentado o trabalho, em forma de livro, e conforme comunicação on-line da passada 5ª feira, além da águia real e cachalote, vamos incluir também o lince. Até ao próximo encontro todos temos de trabalhar.

Sem comentários: