14 de novembro de 2007

«Cobertores de Papa»


Ao consultar o blogue «Café Mondego», pois este era o nome de um café muito antigo da Guarda, despertou-me a atenção, e vi que fazia referência à minha cidade da Guarda!
Como não podia deixar de ser, tive curiosidade de o consultar e qual não foi o meu espanto, quando vi este «lindo» modelo de casaco de Inverno, feito de «Cobertor de Papa». Estes cobertores eram muito usados na região pelos pastores que levavam os seus rebanhos para a Serra da Estrela mas também para as pessoas usarem em substituição, do actual «Edredão». Eram feitos apenas no Concelho da Guarda, mais concretamente, numa aldeia chamada MAÇAINHAS, em teares manuais, onde ainda hoje existe um, pertencente ao SR. JOAQUIM FREIRE.
E para provar de que um produto tradicional pode ter uma dimensão contemporanêa e criativa, o estilista FILIPE FAÍSCA, criou este original modelo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Conheço bem os cobertores de papa. "Picam" muito na pele mas não há nada mais quentinho! Quando era pequena, dormi em camas com estes cobertores, sobretudo quando ia à terra do meu pai (Tabuaço) que fica no Douro (a cerca de 30 Km de Peso da Régua). Em nossa casa estes cobertores também foram aproveitados para fazer mantas para o chão, porque são fofos, resistentes e quentes. Ficavam muito bonitos.
Um abraço da mãe do António,
Maria Ana

Maria da Cruz disse...

Eu, enquanto criança, também usava o cobertor de papa durante o Inverno, na cama,pois sou natural da cidade mais alta do país,que como sabe,é a Guarda.
Nesse tempo não havia os edredãos, mas como o frio era muito,embora pesados e «picassem»,era com eles que a maioria da gentes da Beira Alta fazia face ao rigoroso Inverno!Também era usado pelos pastores da Serra da Estrela.
Desejo para toda a família do António,um SANTO NATAL!Beijinhos