29 de dezembro de 2007

ALVES REDOL

Este escritor, nasceu a 29 de Dezembro de 1911, em Vila Franca de Xira, filho de uma familia humilde, desde muito jovem teve de trabalhar para garantir o seu sustento.

Figura central do Neo Realismo português, sendo autor de uma vasta obra ficcional que vai desde o teatro ao conto, as suas obras mais destacadas são "Gaibéus " , nome dado aos camponeses da Beira que vinham fazer a ceifa do arroz no Ribatejo, "Avieiros" a "Fanga" e Barranco de Cegos, porventura o seu romance mais conseguido. Como dramaturgo destaca-se com as peças de teatro "Forja" e o "Destino Morreu de Repente" que foram alvo de censura nas tentativas de as levar à cena.

Militante do Partido Comunista, compreendeu a literatura como forma de intervenção social chegando a ser preso e torturado.

Fez parte da Delegação Portuguesa presente no Congresso dos Intelectuais Para a Paz, realizado em Wroclaw, usando da palavra em nome daquela delegação.

A 20 de Outubro deste ano, foi inaugurado em Vila Franca de Xira o Museu do Neo Realismo que albergará espólios de escritores emblemáticos deste movimento inaugurado em Portugal em 1940, com os romances "Esteiros" de Soeiro Pereira Gomes e "Gaibéus" de Alves Redol, no qual muito se empenhou o filho de Alves Redol, António Mota Redol.

Sem comentários: