11 de dezembro de 2007

REIS MAGOS

Embora o Dia de Reis seja só comemorado em Janeiro, lembrei-me de falar dos três Reis Magos, uma vez que são Imagens que fazem parte do Presépio.
Conta o Evangelho que os magos do Oriente chegaram a JESUS seguindo uma estrela diferente, que lhes iluminava o caminho.
Não se sabe ao certo se os Reis Magos eram mesmo reis poderosos do longínquo Oriente ou sábios astrónomos estrangeiros.
Os seus nomes eram: GASPAR, MELCHIOR E BALTASAR, que significavam respectivamente:
«O que vai com amor», «O que anda suavemente e guia com mansidão» e «O que obedece de pronto à vontade de DEUS».
Também os presentes que levaram ao MENINO JESUS tinham o seu significado:
Oiro era para honrar JESUS como REI, incenso para O reconhecer como DEUS e mirra para dizer que O consideravam também Homem Verdadeiro!

3 comentários:

Helena disse...

Olá amiga:
Mais uma vez nos brindou com uma exposição oportuna, agradável e elucidativa! Gostei muito de relembrar conceitos que nos remetem à nossa infância! Parece-me que esta aproximação com os nossos amiguinhos da E.da Cruz da Areia nos transmite e nos abre o desejo de evocar as nossas vivências do tempo em que também nós andávamos na Escola e, éramos crianças felizes , como eles são!
Foi muito BEM-VINDO o textinho sobre " os reis magos"!...
Bem haja amiga!
Aquele abraço!

Anónimo disse...

Muitas vezes passo pelo vosso blogue para vos ler, sem comentar. No entanto, hoje, não posso ficar calada, pois tem-me maravilhado o entusiasmo que este processo ensino/aprendizagem ( como se dizia no tempo da minha profissionalização em exercício ! ) do Projecto TECLAR respira ! Não se consegue estabelecer diferença entre miúdos e graúdos quanto ao prazer de aprender, fazendo ! É muito sadia esta partilha de conhecimentos que tenho vindo a acompanhar, entre o “saber de experiência feito” e o brilhozinho nos olhos dos garotos que ensinam informática àqueles que lhes ensinam a vida e a cidadania !
Gostei, particularmente, deste seu texto sobre os REIS MAGOS que tão esquecidos parecem andar do comum dos mortais – parece-me até que se vem esquecendo a própria razão de ser do Natal, o nascimento do Menino Jesus !
Creiam que, com textos e trabalhos como este e todos os outros que tenho visto publicados por vós, não estão somente a passar, a entreter, uma parte dos vossos tempos de aposentados! Estão a fazer algo de muito importante para vós, mas, essencialmente para esses jovens que NUNCA MAIS vos vão esquecer por aquilo que estão a fazer: passar o testemunho da nossa cultura, da nossa vida! E fazem-no alegremente ! Parabéns !
E para vós envio o já conhecidíssimo poema de David Mourão Ferreira de que muito gosto e que todos os Natais ofereço a meus filhos e noras, impresso de formas diferentes:

VOTO DE NATAL

Acenda-se de novo o Presépio no Mundo!
Acenda-se Jesus nos olhos dos meninos!
Como quem na corrida entrega o testemunho,
Passo agora o Natal para as mãos dos meus filhos.

E a corrida que siga, o facho não se apague!
Eu aperto no peito uma rosa de cinza.
Dai-me o brando calor da vossa ingenuidade,
Para sentir no peito a rosa reflorida!

Filhos, as vossas mãos! E a solidão estremece,
Como a casca do ovo a latejar-lhe a vida...
Mas a noite infinita enfrenta a vida breve:
Dentro de mim não sei qual é que se eterniza.

Extinga-se o rumor, dissipem-se os fantasmas!
Ó calor destas mãos nos meus dedos tão frios!
Acende-se de novo o Presépio nas almas.
Acende-se Jesus nos olhos dos meus filhos.


David Mourão-Ferreira
1960

E para si : http://matebarco.multiply.com/journal/item/23/NATAIS_-_OUTRORA

Boas Festas !

Joana disse...

Obrigado Fernanda pelos seus comentários!
Ficamos também muito contentes por nos ir "lendo" e acompanhando as aprendizagens, vivências, partilha e trocas entre gerações realizadas no Teclar, com muita alegria e carinho.

Obrigado também pelo poema magnífico sobre o Natal!!
Um Feliz e Santo Natal!

Joana