20 de janeiro de 2008

Mosteiro de Tibães

A Igreja e o Mosteiro de S. Martinho de Tibães situa-se em Mire de Tibães, concelho de Braga, que foi fundado no século IV. Este mosteiro pelas suas características singulares, foi escolhido para a XXIII Cimeira Luso-Espanhola, que se realizou nos dias 18 e 19 de Janeiro de 2008.
É uma das mais belas Igrejas do Barroco.

Este imóvel de interesse público tem sido alvo de várias intervenções de recuperação ao longo dos últimos anos.

No tempo dos monges beneditinos, existiu uma hospedaria, que segundo sei, em breve, 6 freiras vão realizar no mesmo local, várias actividades e abrir um restaurante. Neste mosteiro têm-se organizado vários eventos culturais (música, exposições, moda, encontros de aprendizes de contar, edições das " Palavras Andarilhas ". Também existem as contadoras de Tibães, que costumam brindar com suas histórias nas Bibliotecas nacionais, iniciativas promovidas pelas Câmaras e apoiadas por algumas Associações.

Uma curiosidade: o Natal de Tibães assume um carácter muito especial, pois perde-se no tempo a celebração, quer por parte dos monges beneditinos que aqui viveram até 1834, quer pelos, costumes e tradições que a comunidade foi construindo.

No mês de Dezembro, neste local , todas as pessoas são desafiadas para partilhar as suas memórias, desde o Natal dos monges às celebrações litúrgicas dos dias de hoje, às decorações antigas, às festas de família; desde os presentes ao presépio movimentado de Tibães.

Hoje, Domingo, passou na TVI, a celebração da Missa Dominical nesse mosteiro de Tibães. No final da Missa o comentador, que é o padre António Rego, fez entrevistas e pelo o que observei, conclui que todo o restauro deste monumento está a ser rigorosamente bem orientado e confiado a uma conservadora e seus colaboradores.

Oxlá, consigam, levar a bom termo esta enorme tarefa e se possa ainda, um dia, o mais breve possível, ouvir por aqueles claustros os sons melodiosos do Cantachão ou do Canto Gregoriano, executados por alguns monges.

A Igreja e Mosteiro de Tibães, é um imóvel classificado monumento nacional.

Considerado um dos mais ricos e poderosos mosteiros do Norte de Portugal.

2 comentários:

Helena disse...

Olá Margarida:

Muitos parabéns pelo lindo texto informativo com que nos brindou!
São sempre textos de muita qualidade, a que já nos habituou e que aumentam sempre os nossos conhecimentos!
Parabéns também pela actualidade do mesmo; a Margarida não deixa passar nada e nós ficamos muito contentes pois beneficiamos da sua prestação, sempre profunda,tão em cima da hora!
Bem haja e obrigada.
Beijinhos da colega
lenita serrador

Margarida disse...

Olá amiga Helena:
Vi o seu comentário,sobre o meu texto.
Fico contente que aprecie o que vou teclando.
Sabe, para mim foi um prazer relembrar estes lugares,pois que os conheço muito bem!
Tantos passeios fiz com a família, sempre acompanhados de um lauto farnel.
Ficam as boas recordações!!
Beijinhos da colega
Margarida