25 de janeiro de 2008

«PRESENTE» para os AMIGUINHOS!

Quando hoje visitei o nosso Blogue, e li a mensagem do colega Ricardo, fiquei com vontade de mostrar aos nossos «Pequenos», mas «Grandes» Amigos, algum material igual aquele que utilizei, quando frequentei a Escola Primária.
A disposição da sala de aula , mobiliáriao, livros, cadernos e até o próprio ensino, era muito diferente dos tempos de hoje! Havia a sala das meninas e a sala dos meninos e eramos obrigados a usar Bata Branca. Não havia mesas como hoje. Eram «carteiras« colocadas em fila atrás umas das outras. As carteiras tinham dois tinteiros brancos igual ao pequenino que se vê na foto. Aí colocavamos a tinta para molharmos a caneta de madeira, com um «aparo» na ponta, com o qual desenhavamos as palavras. Por vezes acontecia a desgraça de deitarmos o tinteiro para o chão, e então é que eram «elas»!!! Saíam umas « reguadas» nas nossa mãozitas tão delicadas!Vemos uma balança, um frasco de vidro que continha a tinta e os «ponteiros» com que se escreviamos na «Pedra» ou «Lousa», feita de ardósia, com moldura de madeira. Para apagarmos as palavras era necessário utilizar um « frasquinho» com água e uma «almofadinha» de tecido, mas se nos decuidavamos a entornar a água... lá estava novamente a régua a funcionar!Também podemos ver os Livros que se utilizavam na Segunda e Quarta Classe, como nesse tempo se chamava aos anos escolares.
Para fazerem uma «pequenina» ideia do que era a Escola no meu tempo de criança, convido todos os Amigos, a visitarem o «MUSEU ESCOLAR» dos Marrazes, bem perto de LEIRIA. Aí, sim, podem apreciar o mobiliário, livros, uma pequena sala montada e equipada. etc. etc.
Era assim a Escola no tempo da DITADURA!

Sem comentários: