22 de fevereiro de 2008

A Aula de Quinta-feira


Gostei muito da última Aula.

A 1ª parte a trabalhar com "os mais novos" na distribuição de tarefas e ensaios para a apresentação do nosso "P.Point" a ser apresentado já no próximo Sábado na Escola da C.Areia.

Depois, tivémos um intervalo para o lanche, que estava "bem rechado" e convidativo e onde nem faltou, um saboroso chá de príncipe.

Seguidamente todos sentado e calados para ouvirmos o nosso convidado especial, amigo da professora Joana, que nos quis "brindar" com um belo trabalho de investigação, já que é médico veterenário e mestrado em Medicina de Animais Selvagens.

Falou, explicou razões e mostrou muitas fotos de leões e de linces. Mas... a sua vivência com leões no Botswana, Sul de África, foi o que mais me "cativou". E porquê??

Fez-me "recordar a minha meninice", nos tempos que eu vivia em Nacala, Norte de Moçambique e dum episódio que vou relatar...

"Vínhamos os meus pais e mana, de regresso do Lumbo, onde tínhamos ido visitar uns amigos .

Era noite cerrada e a estrada era uma "picada" no meio do mato (não havia estrada de alcatrão). De repente o meu pai pára a carrinha. Olhámos e o que vimos?

-Um "senhor leão", com uma grande juba, imponente a atravassar o caminho. Fiquei cheia de medo que nos pudesse "atacar". Mas, não!

Seguiu o seu "destino". Mas a imagem, ficou-me gravada na memória.

Como disse e muito bem o nosso convidado, os leões quando ficam velhos, não têm força para ir á caça á procura de alimentos. Aproximam-se das povoações e palhotas e atacam os animais domésticos. Por vezes também os nativos são atacados e daí a "perseguição"da parte destes até os apanharem e matarem. Ouvi muitas histórias destas, quando era criança."

Obrigada Rodrigo pelo seu grande trabalho a favor dos animais.

Elisa

Sem comentários: