4 de fevereiro de 2008

«Julgamento e Morte do Galo do Entrudo»

Amanhã, na cidade da Guarda, haverá o julgamento do Galodo Entrudo. Como o Galo é culpado por todos os insucessos e problemas do ano que passou, a Guarda vai julgá-lo como prémio!
O espectáculo comemorativo do Carnaval, é em plena Praça Velha, juntinho à SÉ CATEDRAL, bem no centro da cidade. O desfile começa às 21h 30m com saída do Jardim José de Lemos percorrendo as ruas do centro da cidade até à Praça Velha, onde vai ser julgado o Galo.
Vai haver a participação de vários ranchos foclóricos, grupos espanhois, bandas, o grupo de animmação de gigabombos, gigantones, cabeçudos , etc.
No final da festa o Galo sserá queimado numa fogueira como castigo!
No tempo em que eu vivia na GUARDA, nada destas festas se faziam, havendo apenas um Baile no Grémio e no qual eu estava presente.
Belos tempos esses!

1 comentário:

Helena disse...

COITADINHO do GALO!
Que culpa tinha ELE que o ano corresse mal às pessoas!!!
Queimado!!!Pareciam os tempos da inquisição!...
POBRE GALO!!!
Mas continue a contar-nos estas histórias que sempre vamos aprendendo estas velhas tradições que, por vezes ,são muito
violentas!...Mas, fazem parte da história do nosso POVO!
E, tantas tradições que há no Norte, que para mim eram completamente desconhecidas!...
Bem hajam os meus colegas pois, têm me ensinado muitas!...
Beijinhos da colega e amiga
lenita