2 de fevereiro de 2008

Velhas tradições de Portugal


O Vinho dos Mortos

É um vinho com um nome curioso: Vinho dos Mortos. Existem poucos produtores deste néctar em Boticas, na região Transmontana. O que tem de especial este vinho? É enterrado (sepultado ) nas Adegas de Boticas para ganhar um gás natural.

Segundo, relato de um produtor, faz-se uma cova na adega para enterrar um dos mais preciosos tesouros de Boticas: o Vinho dos Mortos. O nome pode até parecer mórbido, mas é uma marca da hitória do concelho. Continuando o relato, surgiu durante o período das invasões francesas (1807). Os invasores pilhavam tudo o que viam e os habitantes do concelho decidiram enterrar o vinho nas adegas. Quando o desenterraram, perceberam que " tinha um gás natural que era muito apetitoso ". Não se sabe explicar o porquê desse gás. Só se sabe, que as garrafas têm de ficar debaixo de saibro nas adegas, de meio a um ano, como manda a tradição.

É um vinho palhete com cerca de 12 graus, muito "levezinho ", muito apreciado, principalmente no Verão. Ao mesmo tempo, a Câmara de Boticas está a construir o Repositório do Vinho dos Mortos. Um museu vivo que pretende manter viva a tradição, que alegra a alma dos Transmontanos.

2 comentários:

Maria da Cruz disse...

Olá colega!
Achei imensa graça quando li a sua mensagem falando do «Vinho dos Mortos»! Um dia destes, quando das minhas pesquisas pela NET, decobri essa notícia, e achei interessante para colocar no Blogue! Já me tinha admirado de ainda não ter colocado nenhuma mensagem sobre esse assunto, mas finalmente se resolveu escrever sobre o mesmo, que eu achei muito interessante e desconhecia!

Helena disse...

OLÁ MARGARIDA:

Já estavam a fazer muita falta os relatos a que nos habituou!...
Mas,eis que aí vieram maia alguns, cheios de interesse e muito, mas muito curiosos e muito, mas muito bem fundamentados e cheios de sabedoria!
Continue Margarida e não se arrependa nunca de nos trazer tanta SABEDORIA POPULAR e tanta História de tudo o que é nosso e tanto orgulho nos dá!
Beijinhos
amiga lenita