7 de abril de 2008

Dia Nacional dos Moinhos

Um moinho é uma instalação que se destina à fragmentação de materiais em bruto (refiro-me especialmente a grãos de cereais) por meio de mós, grandes pedras circulares, que girando uma sobre a outra, tritura os grãos, reduzindo-os a farinha.
Existem dois grandes grupos de moinhos tradicionais, que se classificam pelas fontes de energia que fazem movimentar as suas mós:

os moinhos de vento, são aqueles que utilizam como fonte de energia a "eólica".

os moinhos de água, são os que utilizam a força de água corrente, a chamada "energia hidráulica".
Os moinhos são engenhos muito simples, que foram utilizados durante milénios e embora ainda permaneçam em uso, a sua decadência tem sido por demais evidente a partir do século passado.
Aos proprietários dos moínhos chamam-se-lhes moageiros, enquanto ao responsável pela condução das operações no moínho chama-se-lhe moleiro.
Actualmente quasi todos estes moínhos estão a ser substituídos por outros de características diferentes e movidos a energia eléctrica. Equipamentos estes que fragmentam os grãos por meio de cilindros e martelos. A forma de obter a farinha é totalmente diferente, mas as exigências dos mercados não se compadecem com as preciosidades do passado.

Será Leiria vai preservar o seu moínho emblemático da cidade?

Sem comentários: