5 de abril de 2008

"ENTERRO DO BACALHAU"

Hoje, dia 5 de Abril, na aldeia de Soutocico, realiza-se o cortejo fúnebre "Enterro do Bacalhau", tradição que já vem desde 1938, tendo sido proibido pelo regime de Salazar, a pedido das Instâncias Religiosas.Com a Revolução dos Cravos, em 1976, o "Enterro do Bacalhau" regressou ao Soutocico. É um cortejo onde todas as pessoas participam, recordando o tempo em que, na Quaresma, só quem fosse rico e comprasse a "Bula,"poderia comer carne. Como os pobres não tinham dinheiro para esse pagamento, tinham que comer peixe, e como o bacalhau nessa época era barato a ele recorriam.Cozinhado de mil maneiras diferentes, foi absoluto durante o periodo da Quaresma, findo o qual, o tribunal de fantoches dos filhos, o julgou e condenou à morte, por inveja da sua popularidade.
Esta tradição enraiveceu, uma vez mais, toda aquela gente simples que, durante o cortejo, pede a sua cabeça, para que se faça justiça ao bacalhau. A festa do Soutocico consta de um enorme cortejo onde todos os participantes se vestem a rigor: "Bispo", "Padres","Freiras", "Carpideiras", "Homens das Lanternas", "Urna do Bacalhau" e até o "Coveiro".No fim do cortejo, toda a população se reune no C.C.R.S. , para saborearem uns pastelinhos de bacalhau, umas saborosas pataniscas, bacalhau grelhado acompanhado de deliciosas migas, tudo isto " regado", certamente com uma " Boa Pinga"!!! A fESTA DURA ATÉ DE MADRUGADA!
Este espectáculo realiza-se de quatro em quatro anos e deve ser muito interessante!

2 comentários:

Helena disse...

OLÁ M.CRUZ:
Mais uma bonita tradição muito esclarecedora que nos vem revelar muitas características do nosso POVO!...Só tenho pena que não nos tivesse alertado antes, para podermos ter beneficiado desse espectáculo tão intressante que se desenrolou aqui mesmo à nossa porta !...E, podiamos ter provado as pataniscas, os bolos de bacalhau e saboreado a bela pinga regional!...Bem, para o ANO que vem não nos podemos esquecer; valeu?!!...
Um beijinho de agradecimento da
lenita serrador

Maria da Cruz disse...

Á LENITA agradeço
O seu lindo comentário
Mas só daqui a quatro anos
O "Enterro" será festejado!


Também gostava de ver
O "Enterro" sim senhor
Mas teria de comparecer
Vestidinha de "PRIOR!"


maria da cruz