27 de abril de 2008

Festa das Rosas- Vila Franca do Lima


Flores, muitas flores...

Os cestos floridos oferecidos pelas mordomas a N. Senhora das Rosas, são verdadeiras obras de arte popular, ostentando desenhos multicores com armas e brasões, símbolos religiosos, igrejas e até santos, monumentos ou paisagens que se reconhecem perfeitamente, feitos só com vegetais ( pétalas, flores, caules e raizes ), colhidas no campo e jardins, em toda a Ribeira Lima e também terras do Neiva e Âncora.

Na composição de cada cesto gastam-se milhares de alfinetes- mais de 3ks e pesam cerca de 4 arrôbas.Os bordadores que se vêm criando de geração em geraçâo, são filhos da terra, pessoas de bom gosto que conhecem a durabilidade das flores e efeitos na sua aplicação.São oriundos de várias profissões desde o engenheiro ao simples cavador do campo e ninguém se cobra pelos dias e serões ocupados nesta encantadora tarefa.

Cada cesto envolve mais de duas dezenas de pessoas na sua preparação, na semana que antecede a Romaria. Esta festa realiza-se na 2ª semana do mês de Maio, mês de Maria e assim se iniciam os ciclos de tantas Romarias no Distrito de Viana do Castelo.

Sem comentários: