9 de abril de 2008

Maravilhoso fruto- Romã


Vejo todos os dias uma romanzeira e tenho sorte em poder observá-la a cada momento. Na Primavera ela se veste cor de rosa e fica tôda florida.Não tarda nascem seus frutos.

Gosto muito de romã. De as ver desde que se apresentam em botão na romãnzeira, ao fruto depois de crescido agarrado aos ramos na àrvore, aos arranjos nas fruteiras, até aos rubis que são os seus baguinhos, enfeitando as saladas de frutas.

Mas, o que eu mais gosto é de as comer. Também eu sempre as achei difíceis de descascar até que um dia resolvi dar golpes na casca, ferindo apenas a casca em gomos.

Depois é só separar os gomos. Retiram-se inteiros o que facilita o prazer de as saborear.

Já agora duas curiosidades: Sabiam que, antigamente se tingia tecido com casca da romã?

Possivelmente, hoje, por aí em lugares do Portugal profundo, ainda se tingirá algodão com esta "tinta". E sabia que manda a tradição que no Ano Novo se retire uma coroa inteira a uma romã e que se deve guardá-la até ao Ano Novo seguinte? Tradições...

Possui muitas propriedades uteis no combate a doenças cardíacas e envelhecimento.

Os gregos a consideravam como símbolo do Amor e Fecundidade.

Este fruto é originário da Ásia.

2 comentários:

Margarida disse...

Para quem pesquiza o blogue do Teclar, esclareço que no texto que escrevi sobre " as romãs ",faltam as palavras « os dias ».
Estas coisas acontecem...
Aqui deixo este reparo!!!
Margarida

Margarida disse...

Joana:Com o entusiasmo da aula de hoje, que foi muito interesante; não lhe desejei uma boa viagem por essa Finlãndia. Aproveite e veja se dá para relaxar o corpo e o espírito; bem precisa!
De regresso ao Teclar,acho que virá com novas energias e talvez trazendo mais conhecimentos, enriquecendo-a tanto particular como profissionalmente.
Um abraço. Margarida