22 de maio de 2008

Festividade da Igreja Católica

Hoje é dia Santo, Dia do Corpo de Deus, manisfetado pela Igreja Católica, celebrando o 60º dia após a Páscoa, forçosamente uma Quinta-feira.
A solenidade e grandiosidade da Festa é tal que no nosso país não deve haver freguesia paroquial que não se curve à passagem da Custódia com Jesus Sacramentado em procissão solene, sob chuva de pétalas coloridas, percorrendo ruas atapetadas de flores e ladeadas por paredes engalanadas com belas colchas pendentes de janelas e varandas.
Para nós católicos, trata-se de um dia Santo de grande significado, ficando em comunhão com Deus, " quem dele comer viverá eternamente ".
Esta Solenidade Litúrgica, conhecida popularmente como " Corpo de Deus ", é , de acordo com a lei geral da Igreja, um dos dez dias festivos de preceito.
A TVI, de manhã fez a transmissão directa da Igreja Matriz de Paços de Ferreira ( Capital do Móvel ) a missa do Corpo de Deus.
Assisti à celebração pela tv, foi uma demonstração e exultação ao Sacramento da Eucarístia. Além dos crentes, brilharam com sua presença o Orfeão e uma banda de musica da terra, nesta solenidade.
No final da missa, no adro e ao redor da matriz lá se encontravam os tradicionais tapetes de flores, tudo o que a criativadade proporciona para este Dia Santo.
Um bom e feliz Dia Santo para todos.
Margarida.

1 comentário:

Graciete disse...

A Festa do Corpo de Deus, foi instituída pelo bispo de Liège(Bélgica), no Sínodo Diocesano de 1246.Foi estendida a toda a Igreja em 1264, pelo Papa Urbano IV.
Na nossa cidade, Leiria, Foi celebrada a Eucaristia, pelas 16,00h no Jardim de Santo Agostinho,um dos padroeiros da nossa Diocese,(estava apinhado de fiéis), Presidida pelo "nosso" Bispo D.Serafim , seguindo-se depois a procissão eucarística, devidamente organizada, confome instruções sobre o itinerário e a ordem; com o Guião, as Bandeiras das diversas freguesias, uma das filarmónicas cruz e lanternas, muitas pessoas, seguindo no final o Pálio com o Santissimo e lanternas e a fechar também uma Filarmónica.
A procissão encaminhou-se para o adro da Sé, onde foi feito o Acolhimento do SSmo.Sacramento, com cânticos seguindo-se a Bênção e a despedida. Até S.Pedro participou nesta Solenidade, pois só no final começou a chover.