18 de maio de 2008

Portugal... e, os "Colonos" em 2008

Olá a todos!.
Hoje, a minha intervenção neste blogue tem um único objectivo.
Provavelmente os caros colegas desconhecem um projecto que no tempo de Salazar foi realizado nas terras do Alvão/Vila Pouca de Aguiar. Nos anos 50, Salazar cedeu terras baldias e ajudas técnicas e financeiras a agricultores que quisessem aí desenvolver a sua actividade. Foi uma ideia brilhante! Esses agricultores chamados de "Colonos" foram bem sucedidos nas suas produções agrícolas e deram um grande contributo à agricultura nacional.
Entretanto, 58 anos depois verifico que há um "Colono seguidor" a testar aquela experiência no coração da cidade de Leiria, próximo do Largo Raínha Santa Isabel.
Lamentavelmente, constatei que este "Colono" cheio de coragem e boa vontade, altamente qualificado como agricultor biológico apenas dispõe como ajuda técnica de uma sa...cho...la e um se...rro....te velho. Apesar disso, consegue ter óptimas produções de morangos, uvas, salsa, hortelã e outros frutos... tudo biológico! Uma verdadeira guerra aos químicos.
Para a víndima já convidou alguns colegas do Teclar e os restantes certamente anseiam ser convidados.
Mas, porque não fazer um "Copy-paste" do projecto do Alvão para os baldios de Leiria?
O director geral poderia ser o nosso "Colono". O planeamento e apoio logístico seria dos colegas do Teclar, e apelando também às nossas reporters fotográficas para a sua divulgação, já que têm manifestado competências técnicas conforme se vê no blogue.
Dentro do projecto Teclar há certamente quem tenha alfaias agrícolas que disponibilize àquele nosso querido "Colono" e "colega", porque com aquelas duas ferramenta...zi...tas não dááá...
No tempo das novas tecnologias e novas oportunidades, alerto as entidades oficiais para alargarem este projecto a todos os terrenos baldios da cidade do Liz. Teríamos assim, uma cidade mais bonita e mais biológica. Todos nós, os 60+, podemos dar o nosso contributo. Sendo essas tarefas desenvolvidas com os cantares alegres dos poemas da Elisa, sempre alusivos ao momento.

Meu caro amigo, colega e "Colono", estou solidário contigo. És o meu líder! És o meu "Coach".
Prometo que vou contribuir com um serrote, uma sachola, e umas luvas, tudo novo! Tudo em primeira mão, tudo virgem! Tudo a brilhar! Tudo isto, para melhor desempenho da tua actividade agrícola.

um abraço extensivo a todos os amigos/as do Teclar e durmam bem!
Jorge Santos

1 comentário:

Dias disse...

Olá, amigo Jorge!

Sei que estás à espera do meu comentário, mas não vou fazê-lo aqui. O texto saiu-me demasiado grande e resolvi publicá-lo no blogue subordinado ao mesmo título.
Lê e comenta...