21 de agosto de 2008

Nô Stress

Junto da areia branca e fina da extensa praia de Santa Maria, na Ilha do Sal, banhado por águas calmas e cristalinas, fica inserido este hotel em paisagem paradisíaca, que em primeira linha sobre a praia proporciona um local ideal para quem procure descansar o stress diário e gozar uns dias de plena tranquilidade.










Por excelência a vila de Santa Maria é um local turístico, sendo as suas praias as melhores da Iha do Sal e o seu principal atrativo, mas não só. As suas águas de cor azul clara e muita límpida têm uma temperatura a rondar os 25ºc. Ao contrário do que estamos habituados nunca se verifica muita gente na praia e tal facto dá-nos a grande vantagem de aproveitar da forma como entendermos e sem qualquer tipo de perturbação.

Quem estiver de férias em Santa Maria tem que fazer uma visita obrigatória ao "pontão". É aqui que quase tudo gira em seu redor; a chegada dos barcos da faina do mar o embarque e desembarque dos turistas que efectuan passeios marítimos e daqueles que se dispoem a praticar mergulho. O peixe é logo ali arranjado e destinado á indústria hoteleira e conserveira.




Uma prática habitual e quase obrigatória na Ilha do Sal são os passeios "todo-o-terreno", durante os quais o relevo desta ilha nos oferece uma aventura permanente. Uma delas é a visita, na costa Norte, a um misterioso buraco que se afunda na rocha e que a determinada hora do dia, com sol, deixa ver o seu fundo. De seu nome Buracona, constitui um bom exemplo de como as águas que banham a ilha são isentas de poluição, já que o que se avista lá em baixo é agua pura que nos devolve a luz do Sol. A escassos metros podemos apreciar piscinas naturais formadas em algumas concavidadesrochosas e que nos proporcionam agradáveis mergulhos.




Outro local merecedor de uma visita integrada, normalmente nestas expedições "todo-o-terreno", são as salinas de Pedra de Lume situadas na cratera de um antigo vulcão. O acesso único é feito a pé através de um túnel de escassos 30 mts., escavado na rocha, a braços, durante 2 anos, parecendo separar dois mundos distintos. A paisagem é ímpar e a cor do solo coberto de sal varia entre o branco, o rosa e o azul turquesa. Aí se pode apreciar um género de lago, onde é quase obrigatório os turistas banharem-se, pois devido ao grau de salunidade da água, 14 vezes superior á do mar, os corpos ficam sempre a boiar, impedindo assim que as pessoas se afundem.



2 comentários:

Maria da Cruz disse...

Olá, Graciete!
Lindas fotos estas que nos deixou aqui no blog! Adorei, e vejo que só a Graciete teve direito a foto, uma vez que o Ricardo serviu de fotógrafo! Se ele for como o Diamantino, não gosta de tirar fotos e tira às outras pessoas! Mas o meu marido nem uma coisa nem outra!!! Enfim!! cada um é para o que nasce!
Um grande beijinho da amiga e colega.
Maria da Cruz

Helena disse...

Olá Graciete e zé Ricardo!

Já tinha saudades dos vossos trabalhos e da vossa presença no blog!
O Zé Ricardo aparecia com tanta frequência!... Era tão agradável ler as quadras que ia buscar ao livro de escola do seu Pai mas ultimamente abandonou-nos...no entanto, para ultrapassar essa falta colocou uma bela reportagem da ILHA do SAL, que não conheço, mas que gostei tanto que até fiquei com vontade de lá ir...
As fotos estão lindas; continue e mostre-nos mais sítios bonitos ...
Um beijinho da colega amiga
lena serrador