25 de setembro de 2008

Nunca ouvi falar desta....


De manhã cedo, ouvi pela telefonia, falando de uma terrinha, que eu desconhecia; pensei onde será este cantinho português?
Foram contando e relatando, ser uma aldeia chamada SEARA VELHA, em Chaves...
O jornalista estava entrevistando uma " rapariga " de 80 anos (D. Julia) contando que tinha muitos campos e que ainda era ela que laborava e trabalhava alguns!
Toda cheia de genica, sem papas na língua alegre e que era saúdável, talvez por viver naquelas serras, repletas de ar puro. Esta Srª. ainda cose o pão em casa, porque diz ser melhor que o da padaria (citando: não prestar para nada e ser caro).
Vai ao monte à lenha para aquecer o forno, depois guarda na maceira de madeira ou congela.
Labuta, andando de enxada na mão, para ir tirando produtos da terra para gastos pessoais e ainda vende quem os procura. Tem gado; vacas, ovelhas e galinácios.
Fazem a matança do porco (tradições antigas). A freguesia só tem 250 pessoas é pouca gente, existem muitos terrenos, mas poucos braços para trabalhar!
Gente muito sacrificada, principalmente as mulheres, sempre a "moirarem" de sol a sol.
Diz que não há fome, terra de muitos cereais, centeio, cevada, mas que lá vai tudo vivendo, também com ajudita da sua "reformita". A agricultura era muito rica naquela courelas, mas que entretanto está empobrecendo.
Este diálogo entre os dois, o que descrevo foi tudo quási palavras ditas por esta aldeã, que fiquei encantada com esta descrição e eu ainda no meu " vale de lençóis"..... Adorei!!!
Pesquisei algumas imagens desta aldeia, não encontrei melhores, mas achei ser interessante descrever esta conversa para os colegas do Teclar. Naturalmente, até conhecem o lugar.
Nunca ouvi, mas para mim foi a pronúncia da pessoa, a maneira como tudo relatou e com tanta naturalidade e "despacho" próprio de gentes afáveis e genuínas.
Espero que gostem da crónica...
Abraços.
Margarida.

1 comentário:

Maria da Cruz disse...

Olá,amiga!
Só pelo começo da " Crónica" vi logo que era escrita pela amiga!Eu, tal como a amiga, adora ver fotos de localidades do Norte do País, pois são sempre terras interessantes e com algum interesse!
Li o seu mail que me enviou e ao qual vou responder já !!!