3 de setembro de 2008

Romaria da Senhora da Peneda








Desde o dia 1 até 8 de Setembro se festejam as Festas e Romaria da Senhora da Peneda. É uma aldeia da região do Norte do país, freguesia da Gavieira, situada no concelho de Arcos de Valdevez.
Pertence ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. Este Santuário, surpreende todo o visitante pela sua grandiosidade, que faz lembrar o Bom Jesus de Braga.
Situa-se num vale profundo, data de 1742 e aqui se realiza uma das mais concorridas romarias do Alto Minho.
O lugar da Sª. da Peneda, é sítio lindíssimo, que há anos visitei e me deixou encantada! A Natureza que a rodeia, as pedras e as fragas enormes, os rios com suas águas claras... Vale a pena a peregrinação ou apenas uma visita.
Nunca me canso de relatar e falar sobre as famosase espectaculares festas e romarias tão importantes do nosso Norte de Portugal, nunca esquecendo a famosa e enriquecedora gastronomia e a hospitalidade das suas gentes.


2 comentários:

Zé Ricardo disse...

Olá Dª. Margarida;

Conheço bem a Srª.da Peneda. Já lá estive pelo menos por três vezes. É na verdade uma paisagem ímpar.Quando aquela rocha, á esquerda do Santuária jorra água em
considerável cascata, apresenta-nos uma moldura natural de rara beleza.
Hoje não sei se a ligação ao Soajo já se faz por estrada alcatroada. A
primeira vez que fui ao Santuário atravessei a serra em picada por dentro de matas de castanheiros até ao Soajo onde visitei os famosos espigueiros.
Parabéns pelas suas fotografias que estão um espanto.

Margarida disse...

Caro colega: Para já deve esquecer o Dona.Quanto ao comentário que fez sobre a S. da Peneda, fiquie contente por saber que conhece!
As vezes fico com a sensação que quem visita o nosso blog e faço relatos de tradições, festas e muitas coisas, que pensarão que devo estar a " regar " ou inventando. Mas todo aquele Minho já o passei a pente fino !!!
Quando trabalhva, íamos todos os meses para aquelas escolas e aldeias vacinar as crianças. Lugares que o carro (do Estado, Claro )e depois lá ia todo o pessoal com os sacos pelos caminhos de cabras !!!
Aquela gente, recebia-nos bem; a criançada é que não achava muita graça, pois iam ser picados.
Como as escolas eram " muito boas ", algumas nem vidros tinham; assim que aprerecíamos,os rapazes mais afoitos, fugiam pelas janelas e pernas pra que te quero...
Enfim,eu tenho cada história da vida... Mas muitas de escalha pessegueiro! Mas como digo, verdadeiras.
Boa noite.