19 de setembro de 2008

VINDIMAS


Apita o Combóio, la vai a apitar...

Anualmente, em Setembro, o Douro celebra o ritual das colheitas ou vindimas.
Quem tem a felicidade de visitar o Douro nas vindimas é conhecer por dentro, bem no fundo a alma do povo duriense.
Nesta época do ano o "DOIRO", ferve de grande actividade e no ar é só cheiro ao agradável aroma da uva. De onde se fazem os melhores vinhos de mesa do mundo - e no tão afamado e inigualável dos mais apreciados néctares - O Vinho do Porto. Existem muitas castas!
É conhecido pela bebida dos "deuses", é fruto de muito àrduo trabalho de muitos durienses que de cestos às costas, sobem e descem, peregrinando pelos socalcos daquelas encostas vinhateiras.
Como sempre foi um trabalho pesado e violento,às vezes até desunamo. Contratavam-se todos os anos "ROGAS", ranchos de homens e mulheres que ajudavam e animavam toda aquela faina, das vindimas.
Por todo o lado nas encostas só se ouvem, o som dos bombos, os ferrinhos e das concertinas. Não podem faltar nestas andanças, pois acompanham as longas filas de pessoas carregando aos ombros os cestos, cheinhos dos preciosos e brilhantes bagos.
"Diz-se então que a concertina tem o dom de aliviar a dor e de animar os trabalhadores".
Vivam as Vindimas!!!
Tenham um bom fim de semana.

2 comentários:

Maria da Cruz disse...

Claro!!! só podia ser a amiga MARGARIDA a coloar estas lindíssimas fotos do nosso sempre querido e maravilhoso rio "DOIRO"!!!
Quando começo a ler as suas mensagens, sem ver de quem são, pelas fotos ou pelo começo do texto, dá logo para perceber que são da amiga!!!
Continue a publicar as lindas fotos do seu querido e encantador NORTE!!!

Margarida disse...

Amiga: Ainda bem, que aprecia os meus trabalhos,naturalmente que as imagens, muitas são da Net.Como sabe,porque está envolvida neste projecto, tudo isto " dá cá uma trabalheira " ?
O comentário que fez sobre as "Vindimas ", pode acreditar que o elaborei, pesquisei, procurar imagens e fazer texto...
Não é pera doce !!!
Pois, como durmo pouco e estou a recuperar do estrago muito lentamente; às 5 horas da matina, comecei este trabalho e o terminei quási às 9h. Claro que, por vezes fico cansada, mas sempre me distrai e lá se passam as horas.
Voltando " à vaca fria ", a palavra " Doiro ", é mesmo como os durienses mais velhos prononciam !!! Ou não seja a " Pronúncia do Norte ". Como canta o RUI REININHO, juntamente com a ISABEL SILVESTRE.Linda canção...
Já todos perceberam, que defendo com unhas e dentes, a minha costela tripeira.Fazem parte dos genes.Uma boa noite e sejam felizes
aí pelos Algarves.
BJS.