26 de outubro de 2008

«A MOLEIRINHA»

Pela estrada plana, toc, toc, toc,
Guia o jumentinho uma velhinha errante
Como vão ligeiros, ambos a reboque,
Antes que anoiteça, toc, toc, toc,
A velhinha atrás, o jumentinho adiante!...

Toc, toc, a velha vai para o moinho,
Tem oitenta anos, bem bonito rol!...
E contudo alegre como um passarinho.
Toc, toc, e fresca como o branco linho,
De manhã nas relvas a corar ao sol.

Vai sem cabeçada, em liberdade franca,
O jerico ruço duma linda cor;
Nunca foi ferrado, nunca usou retranca,
Tange-o toc, toc, moleirinha branca
Com o galho verde duma giesta em flor.


GUERRA JUNQUIERO (1850-1923)

2 comentários:

Margarida disse...

Amiga: Este livro que colocou no blog, também é do meu tempo...
Quem não conhece" Quem não conheceu "A Moleirinha"?
Sabia-se toda esta cantiguinha de trás para a frente...
Lembranças de infância, que nunca se esquecerão!!!
Vá teclando sempre, embora pela minha parte, temas surgem que me pôe uma Lágrima ao canto do olho.
Mas,é sempre bom recordar cenas da nossa meninice!
RECORDAR É VIVER.
Bjs.

Macua de Nacala disse...

É verdade Maria da Cruz.

Também eu cantava a "moleirinha" mas porque o meu pai me ensinou.

Obrigada por mais esta "recordação".

Elisa