9 de dezembro de 2008

O NATAL DA MINHA INFÂNCIA!!!

Quando era criança, nesta época do ano, por esta altura, andava eu toda eufórica com a preparação do meu querido presépio, pois era uma grande alegria para mim ter este trabalho.
Começava por ir com as minhas amigas ao pinhal apanhar o musgo, arranjar pedrinhas para fazer os montes, uma caixa de sapatos que era coberta com musgo, para fazer a cabana onde o MENINO JESUS iria " nascer." Procurava as pratinhas que guardava dos chocolates que comia durante o ano, para com elas enfeitar o pinheirinho que, nesse tempo, não tinha as bolas nem as lâmpadas de várias cores e a piscar, como as de hoje. Ia ao sótão procurar as figuras para colocar no presépio, que eu guardava num cestinho de verga o qual tinha sido oferecido ao meu pai com alguns presentes de NATAL.
Depois de tudo preparado fazia o meu Presépio com o musgo, punha as pedrinhas a fazer de monte, farinha indicando os caminhos, um caco de espelho ou papel de prata a fazer de lago, e as figuras tradicionais: O Menino Jesus, a mãe Maria e o pai José, não esquecendo o Burrinho e a Vaquinha, que, com o seu bafo, aqueciam o MENINO naquela noite sempre gelada!
O Presépio estava pronto uns dias antes do Natal e, até o dia de Natal chegar, não me fartava de comtemplar aquela que, para mim, era uma verdadeira "OBRA DE ARTE"!
Chegado o dia 24 de Dezembro outra grande alegria para mim, pois juntava- se a família em casa dos meus avós, e aí, sim, toda a noite brincava com os primos esperando, cheios de curiosidade, os presentes que o Menino Jesus iria depositar nos nossos sapatinhos, e os quais só viamos na manhã do Dia de Natal. Não eram presentes como os que hoje os meninos recebem, mas para nós tinham muito valor.Recebiamos chocolates, uma boneca feita pela mãe ou avó, livros, lápis de cor, roupa nova e muito pouco dinheiro. Mas podem ter a certeza que eramos muito felizes!
Depois da ceia, iamos à Missa do Galo, chamada assim por começar cerca das 11h horas da noite.
Beijavamos o Menino Jesus, viamos o Presépio da Igreja e no fim da Missa, lá íamos a caminho de casa muito bem agasalhados para irmos dormir esperando que amanhecesse para vermos os presentinhos oferecidos pelo MENINO.
Hoje para os meninos, é o Pai Natal que entraga os presentes, mas no meu tempo de criança era sempre o MENINO JESUS!

1 comentário:

Joana disse...

Com esta descrição Maria da Cruz, os nossos amigos pequenos já podem fazer os seus presépios!

Maravilhosas histórias de infância, vivências e memórias que ainda bem que partilham connosco!