17 de janeiro de 2009

RECORDAR O PASSADO!!!

Nos tempos antigos, na maioria das nossas Aldeias não havia água canalizada nas casas e, então, era nos "Fontenários" ou "Fontanários" que as pessoas iam buscar água para fazerem a comida e beberem. Levavam um cântaro de barro que depois de cheio de água colocavam à cabeça,pondo por baixo dele uma peça redonda aque se chamava "rodilha"!!!
Como podem ver pela imagem, as senhoras andavam descalças pois só usavam sapatos ou botas nas festas ou para irem à feira, o que para elas devia ser um aborrecimento, uma vez que estavam habituadas a trazer os seus pés completamente à vontade!!!Algumas pessoas levavam os sapatos num saquinho e quando chegavam ao destino, calçavam - se.
Outros tempos, outros usos!!!

3 comentários:

Margarida disse...

Olá: Pelos vistos, andamos a dar volta aos baús das recordações...
A suas imagens antigas, desde o tanque às rodilhas, etc.
Eu, com vídeos de músicas, que eu já não ouvia há anos!
Ainda bem que existe o YOUTUBE, porque com um simples clic, logo se vê e ouve o que desejamos!
Sou do tempo da grafonola, ainda tenho uma,era de meus avós, que guardo com carinho.
Nunca pensei chegar há era das altas tecnologias.
Ainda bem, pois ainda apanhei o combóio do Teclar e não só, para desfrutar destas novas" ferramentas" actuais.
Recordar é viver...
Xau.
Margarida.

Maria da Cruz disse...

OLÁ!
Como gosto muito de coisas antigas,de vez em quando, vou à "cata" na NET e sempre encontro qualquer imagem que me "enche o olho" e, então,aí estou eu a colocar no blog para dar conhecimento a quem não viveu nestes tempos e poderem saber o modo de viver antigo!!!
Tenho adorado os seus videos!!!
Se não formos nós, a LENITA e a JOANA a dar notícias no blog, não sei o que seria deste AMIGO!!!
BJS

Helena disse...

olá m Cruz:

Pois eu também me lembro muito bem das moçoilas que trabalhavam lá na quinta irem descalças e só quando iam à missa é que calçavam os seus sapatinhos....Também só para ir à missa é que vestiam as suas saias e as suas blusas que estavam sempre guardadadas no " guarda vestidos" ou " guarda fatos" (como se dizia antigamente.....)....Era por isso que se chamavam as roupas domingueiras.....
Mais um velho costume dos tempos da nossa juventude....
Abraço
lenita