18 de fevereiro de 2009

O QUE REPRESENTA PARA MIM O PROJECTO TECLAR

Estou neste projecto, desde o ano lectivo 2007/2008.

Considero, pelo que tenho visto e vivido que é um projecto muito positivo, por tudo o que me tem dado. O adquirir conhecimento e a amizade são duas valências que o mesmo produz.
Uma jovem, neste caso a “nossa” Joana (como eu gosto de a tratar), teve a feliz ideia de arrancar com uma tarefa deveras interessante a favor dos menos jovens, isto é, um projecto com ponto de partida, a primeira geração e ponto de chegada a terceira geração, é de louvar. Ainda pela forma tão cativante como transmite o seu saber e se relaciona, significa para mim, que gosta do que faz, sabe criar laços e unir gerações através da aprendizagem.

Pessoalmente não posso negar que o projecto teclar é hoje um ponto de chegada, que induz valorização pessoal, a par do relacionamento interpessoal, que muito aprecio e procuro cultivar, já que a amizade entre os seres humanos é um vínculo inquestionável, pelo menos assim entendo.

Para mim, tem sido tudo isso. Tal como os restantes vou procurando saber mais e mais, por isso as minhas aprendizagens foram e vão continuar a ser positivas. Aliás, hoje, a aprendizagem é para toda a vida e, eu estou nessa linha de pensamento e actuação.

Do que já aprendi, destaco como mais importante a abordagem ao “Power-Point” e ao Photostory, apesar de neste último ainda ter algumas dúvidas para atingir em pleno os objectivos. Essas imperfeições consistem em não saber adicionar movimento às imagens e exibir a história. Levo aqui algum atraso, mas amanhã também é dia.

O trabalho conjunto este ano com o grupo os “Golfinhos”da EB1 da Cruz d’Areia, vai ser muito interessante. Experiencia vivida pelo 2º ano consecutivo tem sido muito gratificante, porque o relacionamento entre gerações, embora numa escala ínfima, entenda-se o que quero dizer, está a contribuir para uma maior compreensão, aproximação, e fortalece o relacionamento inter-geracional.
Ainda há dias ia calmamente num centro comercial e surgiu-me inesperadamente um menino do meu grupo no ano transacto, que me cumprimentou com muita satisfação por me rever. Claro que fiquei muito sensibilizado com a sua feliz atitude e isto é fruto do projecto teclar.

Reconheço e já disse, tenho estado um pouco afastado do “Blogue” mas como sou de espírito optimista e iluminado por grande seriedade interior, gosto de um sorriso, aprecio o sol, por isso de vez em quando faço a minha aparição. Hoje foi um dia diferente e festivo, o sol brilhou e o Jorge voltou… …ao blogue!

Até à próxima!.....

3 comentários:

Joana disse...

Sempre com as suas palavras articuladas da melhor forma, com a sua presença serena, simpática, com humor, e uma grande integridade!

Obrigado pelas suas palavras, pela aparição, pelo sol radiante e quente! ;)

beijinho
Joana

Unknown disse...

Olá
Tenho um selo para ti no meu blog.
Beijos
Mónica

Joana disse...

Obrigado Mónica por esta condecoração!
Beijinho de todos os Crescidos do Teclar