9 de fevereiro de 2009

REVIVER O PROJETO TECLAR


Ando ás voltas, pois não sei como começar a descrever as vivências mais marcantes, desde que entrei no Projecto, pois todas elas o são.

.

Pertenço ao grupo da 2ª fase, 31 de Janeiro de 2007, mas alguns colegas que o frequentam desde a sua criação, sempre me falaram com tal entusiasmo, admiração e sabedoria da Joana, que foi fácil a intregração no grupo, para eles, o meu Obrigado.

.

Nesse ano as aulas foram 2 vezes por semana, o que também nos permitiu ir tirando dúvidas daquilo que iamos aprendendo. Foram tantas as descobertas: a nivel da internet, informação, imagens, como guardá-las, a criação do e-mail, o recebimento das primeiras mensagens enviadas pelos colegas mais sabedores, ainda constam na caixa de entrada muitas delas, a utilização de marcadores e lista de contactos.

.

A aventura de colaborar no blog, foi o máximo, levou algum tempo a conseguir inserir imagens mas lá estiveram os colegas e a Joana e mais uma meta se alcançou.

.

A par destas aprendizagens, logo a 26 de Fevereiro começámos a colaboração com os nossos amigos pequenos do 4º ano da EB1 Paulo VI e com a Profª Conceição Silveirinha, trabalhámos com eles 6 maravilhas de Portugal, foi uma experiência muito interessante, porque nos fez recordar as vivências próprias por que passámos, a localização no Goole Earth, a pesquiza de informação nos diversos sites, a colocação de imagens e informação no blog que a Joana criou para esse efeito. Terminado este projecto prosseguimos com outras novidades, o Google Talk com os nossos contactos do gmail. No final do ano fizemos um convivio entre todos, muito gratificante, houve até uma encenação da vida real.

.

Recomeçámos em 2007/2008, fomos consolidando os conhecimentos adquiridos e a 8 de Novembro mais um encontro com amigos pequenos de outra Escola a EB1/JI da Cruz D 'Areia, também do 4º ano e com a Profª São, como carinhosamente a tratamos, com temas muito actuais, alusivos á Carta da Terra, a que não faltou uma sessão com um Médico Veterinário e Investigador, Rodrigo Serra, que a todos encantou, pelo seu currículo, saber e simpatia, está ligado ao projecto de protecção do lince ibérico, um dos animais em vias de extinção que foi trabalhado por um dos grupos.

.

Fomos prosseguindo as nossas aprendizagens o Power Point, o Photo Strory, este último ainda preciso de praticar, participámos num forúm de discussão do Google Groups, o Messenger que utilizámos também com os nossos amiguinhos e o Google Talk que utilizo com frequência.

.

Estamos agora num novo ano lectivo e de novo a interagir com meninos , do 1º ano da mesma Escola e Profª, que muito admiro, pois tanto impôe disciplina, como dá o seu colo maternal.

.

Já tivemos vários encontros todos eles muito interessantes, uma vez que os nossos amiguinhos estão a aprender a ler e a escrever, é gratificante ir acompanhando as suas vitórias.

.

É complicado definir a vivência ou experiência mais marcante, mas não posso deixar de referir duas:

a interação que realizámos com os meninos da EB1 Paulo VI, por se tratar de crianças com carências sócio-económicas, culturais e afectivas, e segundo a Sua Profª conseguiu-se a "valorização da sua auto estima e aumentado as possibilidades de aprendizagem e de convivência social fundamentais para a promoção da sua inclusão social, ........os nossos encontros reais e virtuais não foram a realização de tarefas escolares, mas sim uma nova etapa das suas vidas".

As experiências vividas no ano lectivo passado com os nossos amiguinhos do 4º D da EB1/JI da Cruz D'Areia, no Projecto que trabalhámos, também em grupos, mas mais alargados, 3 crescidos, 4 meninos, os quais dominavam com bastante à vontade as TIC, e assim com eles partilhámos conhecimentos, criámos laços muito fortes que continuam para além do Projecto, pois por vezes tenho a sorte de encontrar uma das meninas e gostamos de falar.

O projecto que temos este ano, pela idade dos meninos, 1º ano que estão a aprender a ler e a escrever, que nos envolvem bastante, com os seus progressos.

O clima de amizade, partilha e entre-ajuda entre todos os elementos do "nosso Grupo", e a Joana.

.

a utilização que faço no dia a dia com o e-mail noutras actividades em que estou inserida, tendo acesso á informação na hora, a troca de mensagens com os amigos, o que muito me fascina, o escrever no nosso blog, não tantas vezes como gostaria, o visitá-lo, escrever

comentários nas mensagens dos colegas e da Joana, visitar outos, fazer pesquizas na internet, consultar sites do M.E. e das Finanças, mesmo aposentada ainda me interesso pela legislação que vai saindo, pois tenho colegas amigos que ainda estão no activo e posso assim falar com eles a esse nivel.

.

A imagem que escolhi é uma homenagem á Joana por ter criado este Projecto que permite a aprendizagem intergeracional e como David Starr Jardan cito;" A Sabedoria é saber o que se deve fazer, a virtude é fazê-la."

.

Um grande abraço para todos os Amigos de percurso e um Bem Haja para a Joana.

Graciete


1 comentário:

Joana disse...

Olá Graciete!

Obrigada pela mensagem pormenorizada e específica, com que falou das suas experiências, vivências e aprendizagens marcantes.

Uma pessoa sempre com uma observação, um comentário sugestivo, uma informação complementar importante, um esclarecimento ortográfico ou sintáctico, uma citação ou provérbio... pequenos aspectos que demarcam, com certeza, o seu contributo dado ao grupo, e para o bom ambiente, sucesso e percurso desenvolvido.

Continue a colaborar, participar e dar-nos tudo isso!

beijinho
Joana