29 de março de 2009

Do José Ascenso

Conhecer Maceira LRA Terra do José Ascenso

Sou de Maceira e esta localidade é habitada desde a época Romana. Desde 1211 é conhecida como dedicada a (Santa Maria de Maceira).

No local onde hoje é a Igreja Paroquial, dedicada à Sª. da Luz de Maceira, que dependia até ao ano de 1545 do convento de Sª. Cruz de Coimbra, existia uma grande quinta atravessada por um ribeiro com a sua nascente no lugar da Fonte do Rei (quinta de Maceira) pertencente aos fidalgos Fonseca e que, em finais do século XIX, passou para vários proprietários. Era com a água desta ribeira que os habitantes desta linda localidade se tornaram autónomos na sua sobrevivência agrícola.

Esta localidade foi criada como freguesia (desmembrada da de Sº. Estêvão de Leiria) em 1517, pelo infante D. Afonso, filho de D. Manuel I.

A partir de 1923 e durante uma grande depressão económica é criada nesta freguesia (hoje Vila de MACEIRA) a grande cimenteira, uma das maiores Europeias "CIMENTOS LIZ", pelo grande empreendedor Henrique Somer.

Para hoje não tenho tempo para mais.
(Ver site da vila de Maceira LRA: http://www.maceira-lra.com/)

José Ascenso

1 comentário:

Margarida disse...

Caro colega:
Como deve ser linda a terra de Maceira. Não conheço, não sou de Leiria e estou cá vivendo, relativamente há pouco tempo.

Mas digo-lhe que irei espreitar o endereço que colocou no blog do Teclar, para ver essas maravilhas...

Prometo! Uma boa Páscoa, junto dos seus familiares.

A colega.
Margarida